(...) A educadora Cláudia Costin, presidente do Instituto Singularidades e ex-diretora de Educação do Banco Mundial, acredita que a expansão da carga horária estudantil é fundamental para o desenvolvimento nacional. “Nenhum país que se industrializou tem quatro horas de aula por dia, mas, sim, de sete a nove horas”, afirma em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo.
Desafios da EducaçãoInteligência artificial pode ser grande aliada no processo de aprendizagem, mas especialistas alertam para os riscos da dependência
Com a capacidade de responder a perguntas e atender a demandas que vão desde a composição de uma canção até a redação de um artigo acadêmico, o ChatGPT, sistema de inteligência artificial (IA) da OpenAI, está transformando a educação e o mercado de trabalho. Mas a tendência é que o medo de o indivíduo ser substituído dê lugar à apropriação de todo o potencial da IA para o dia a dia.
(...) A imposição de limites na relação entre crianças e celulares é alvo de discussão em diversas áreas. Na educação, por exemplo, algumas redes de ensino estão vetando os aparelhos, como anunciou nos últimos dias a Prefeitura do Rio de Janeiro, cujo decreto contempla o uso apenas para atividades pedagógicas. Em relatório recente, intitulado "A Tecnologia na Educação: uma Ferramenta a Serviço de Quem?", a Unesco mostrou que cerca de um em cada quatro países adota alguma política relacionada à restrição de telefones móveis em sala de aula.
No texto, a organização ressalta que "privar os estudantes das tecnologias novas e inovadoras pode colocá-los em desvantagem", mas reconhece que essas podem ter um impacto negativo se seu uso for inadequado ou excessivo. Também menciona que, segundo dados do Programme for International Student Assessment (Pisa), a proximidade a aparelhos celulares pode distrair estudantes, causando impactos à sua aprendizagem, em 14 países.
A fala ocorreu em uma cerimônia de posse da nova diretoria do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), na capital. O encontro discute os principais desafios para a educação na próxima década.
Segundo o ministro, os cursos de pedagogia são na grande maioria, em EAD, o que diminuiu a nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), no final de 2022.
(...) Entre as principais mudanças está que a lei agora passa a ser expressamente permanente, com a previsão de que seja avaliada e atualizada a cada dez anos. A formulação anterior determinava uma revisão da lei após dez anos, o que criou uma insegurança jurídica sobre a continuidade da política.
Folha de São PauloFoi aprovado, nesta quarta-feira (9), o projeto que inclui, na formação de professores, a identificação de maus-tratos, negligência e abuso sexual cometidos contra crianças e adolescentes. A proposta foi votada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Correio BrazilienseAlunos da faculdade de medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tiveram invalidada a liminar que deu a eles o direito de colar grau antes do prazo, a partir da Medida Provisória n° 934, que autorizava instituições de ensino superior a abreviarem a duração do curso caso o discente tivesse cumprido 75% da faculdade.
g1“Não dá para pensar só na alfabetização, enquanto nós temos mais de 80 milhões de adultos que não terminaram a educação básica. Então, nós temos que pensar no aumento dessa escolaridade e, também, em integrar a EJA à educação profissional, pensado a partir de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade e que sabem que precisam da sobrevivência.”
SagresRepresentantes dos ministérios da Educação e de Direitos Humanos afirmaram que um acordo de cooperação técnica está avaliando a reestruturação do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para acolher com eficiência a população idosa. O assunto foi discutido nesta quarta-feira (9) na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados.
CâmaraAo visitar as obras da nova sede do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta quinta-feira (10) a aplicação de recursos públicos em programas educacionais e a construção de universidades como forma de evitar a saída de pesquisadores brasileiros para outros países.
EBC(...) “Estamos padronizando todas as aulas, todos os conteúdos. De maneira que teremos o mesmo conteúdo em todas as regiões do Estado. O que se busca? Um material didático que seja compatível”, afirmou o governador. “Temos uma equipe de cem educadores dedicados ao desenvolvimento desse material.”
O Estado de São Paulo