Alunos do 9º ano se inspiram no censo nacional, coletam dados com a comunidade escolar e aprendem a interpretar dados de maneira mais crítica e aprofundada
Quando o assunto é matemática, por vezes nós, professores, costumamos enfrentar o problema de falta de motivação e interesse dos alunos. Para estimular a criatividade da turma do 9º ano do Instituto de Educação Paulo de Tarso, em Nova Iguaçu (RJ), apliquei uma prática a fim de desenvolver suas habilidades de reflexão e pensamento crítico, por meio de debates sobre temas relevantes para eles.
Durante a pandemia da Covid-19, escolas de diversos Estados adotaram plataformas digitais para seguir com o ano letivo. Uma das mais populares foi o Google Classroom (Sala de Aula em tradução livre), inicialmente usada como sala de aula interativa, mural de avisos e espaço para compartilhamento de arquivos.
Passado o isolamento social, a plataforma segue trabalhando para se manter relevante no segmento escolar. Recentemente, o Google anunciou uma nova funcionalidade: o Série de Exercícios. Trata-se de uma ferramenta que usa a Inteligência Artificial (IA) para transformar qualquer conteúdo em atividades interativas.
(...) O plano frustrado do governo paulista deixou os professores de São Paulo com menos tempo para avaliar e escolher os livros que querem receber. Renato Feder, secretário de Educação do estado, só recuou da decisão no limite do prazo para continuar no PNLD 2024 (Programa Nacional do Livro Didático).
Folha de São Paulo(...) Internamente, parte da equipe do ministro Camilo Santana tem interpretado como uma espécie de revogação parcial as propostas definidas pela pasta. O que vai de encontro, de modo intencional, a setores próximos do PT, como sindicatos, que demandam uma revogação total.
Dessa forma, atender aos secretários pode esvaziar os planos de uma mudança maior, que estaria em consonância com os grupos que pendem a revogação total. Por outro lado, são os estados que efetivamente concentram as matrículas do ensino médio e, de acordo com especialistas, deveriam ter protagonismo no que for decidido.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, proposta que determina a formação mínima de nível técnico para os profissionais de apoio escolar que auxiliam os alunos com deficiência nas atividades de alimentação, higiene e locomoção, entre outras.
CâmaraA Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (22/8), duas modificações que o Senado fez ao texto do arcabouço fiscal. Além do Fundo Constitucional do Distrito Federal, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) não também não precisará seguir as regras do arcabouço fiscal.
Correio BrazilienseQual a relação entre estudo e trabalho para a população jovem brasileira? Como o trabalho para jovens impacta os esforços para a elevação da escolaridade? Quais são as possíveis consequência do atual declínio demográfico para o futuro dos jovens no Brasil? Conheça evidências sobre o tema
Os primeiros resultados do Censo 2022, divulgados recentemente, apontaram para um declínio mais acentuado do que se esperava na taxa de crescimento da população brasileira: 0,58% ao ano, mais ou menos a metade da taxa verificada na década passada, de 1,17%.
Aproximadamente 425 mil crianças entre 4 e 5 anos não estão matriculadas na pré-escola, anos escolares pertencentes a etapa de Educação Básica no Brasil.
(...) O cenário preocupa especialistas em educação e diferentes atores ligados à escolarização no país, visto que o acesso à Educação Básica deve ser um direito assegurado a todas as famílias.
O modelo de aprendizagem em coorte vem se popularizando no ensino superior. Com origem no termo em inglês cohort-based learning, essa abordagem consiste em reunir um grupo de alunos para participar simultaneamente de um curso online.
(...) A diferença é que o modelo em coorte propõe uma abordagem colaborativa na educação a distância (EaD), em que os estudantes compartilham sua compreensão uns com os outros à medida que o curso avança.