Notícias de Educação - 25/ago/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

ChatGPT na sala de aula: professor explica como ferramenta pode ser usada

Usar o ChatGPT em sala de aula é uma novidade e um diferencial que pode chamar a atenção dos alunos. O chatbot que usa a Inteligência Artificial (IA) foi criado em novembro de 2022, mas segue em alta.
O professor de Geografia do Colégio e Curso Oficina do Estudante, Luis Felipe Valle, testou a ferramenta em uma aula de Atualidades, da turma do 3º ano do Ensino Médio.

Uol

Dicas

Material gratuito traz recomendações para criar uma escola anticapacitista

Para que a educação seja de fato efetiva, é preciso que ela inclua todas as pessoas. O capacitismo, preconceito direcionado a pessoas com deficiência – seja intelectual, física ou sensorial –, cria barreiras e impede que a educação inclusiva ocorra.
No livreto “Como educar crianças anticapacitistas”, gratuito para download, as educadoras Mariana Rosa e Karla Garcia Luiz apresentam uma série de perguntas que incitam a reflexão sobre como apoiar crianças na construção de um pensamento crítico, livre de preconceitos.

Porvir

Projetos

Governo Tarcísio vai ofertar curso técnico experimental nas escolas de SP

Conselho de Educação aponta risco de duplicidade; Secretaria da Educação diz que demanda foi estudada e que vai contratar professores
O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai oferecer cursos técnicos "em caráter experimental" para alunos do ensino médio em escolas regulares da rede estadual de São Paulo no próximo ano letivo.

Folha de São Paulo

Gestão

Governo do RS anuncia projeto para manutenção em escolas via parceria público-privada

Pelo menos 100 escolas estaduais, em 15 cidades gaúchas, integram o projeto do governo estadual que prevê manutenção das instituições via parceria público-privada. A iniciativa faz parte das ações do Programa Lição de Casa e tem prazo de início a partir do 2º semestre de 2025, após discussão com a sociedade, estudos de orçamentos, estimativas de investimento, consolidação de edital e licitação.

Correio do Povo

SP: Regra da gestão Tarcísio permite expulsar aluno com 15 faltas consecutivas

Alunos da rede estadual de ensino de São Paulo que faltarem às aulas por 15 dias consecutivos, sem justificativa, poderão ser expulsos do sistema, segundo resolução publicada pela Secretaria da Educação da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 7 de julho. A pasta afirma que "todo aluno tem vaga garantida" e pode retornar à rede pública, caso haja interesse.

Uol

Leis e políticas

MEC recebe considerações de entidades sobre ensino médio

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, recebeu considerações das entidades educacionais brasileiras sobre o sumário do relatório com os principais apontamentos da Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. Em reunião na sede do Ministério da Educação (MEC) na terça-feira, 22 de agosto, foram recebidas as lideranças do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Fórum Nacional de Educação (FNE), Fórum Nacional dos Conselho Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), Conselho Nacional de Educação (CNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Eles atenderam ao convite do MEC para apresentarem suas contribuições sobre o sumário, a serem consolidadas na versão final do relatório que o Ministério está elaborando sobre a consulta pública do ensino médio. O documento final será enviado para apreciação do Congresso Nacional.  

MEC

Governo veta projeto de lei que obriga estados e municípios a fornecer uniforme escolar aos alunos de escolas públicas

(...) Pelo texto, os estados e municípios seriam obrigados a fornecer toda a vestimenta e calçados para os alunos em todas as etapas da educação básica.
O governo justificou o veto integral ao texto por inconstitucionalidade. Segundo a Presidência da República, o projeto não previa de onde viriam os recursos para arcar com a compra dos uniformes.

g1

Senado aprova política de qualidade de vida para profissionais da educação

(...) Os principais objetivos do programa são reduzir as faltas ao trabalho e melhorar o desempenho dos educadores. O texto recebeu parecer favorável da senadora Teresa Leitão (PT-PE) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Para ela, os educadores estão mais suscetíveis a infecções, problemas na voz e estresse em decorrência do trabalho. “Esse quadro justifica plenamente que sejam implementadas políticas públicas específicas, com foco na prevenção do adoecimento”, defendeu no relatório.

Senado

Professores terão formação para identificar maus tratos em crianças

No Dia da Infância, comemorado nesta quinta-feira (24/8), o Senado Federal aprovou um projeto que incentiva a identificação de violências e abusos sexuais contra crianças e adolescentes. O PL 5.016/2019 inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9.394, de 1996) como fundamento da formação dos profissionais da educação e como princípio do Sistema Único de Saúde (SUS) a proteção integral de menores e atenção à identificação de maus tratos, negligência e violência sexual contra os menores.

Correio Braziliense

Repasse do ICMS para educação vai a plenário na ALMG

O Projeto de Lei (PL) 3.902/22, que trata sobre a mudança na distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a educação, está na pauta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para votação em 1º turno nesta quarta-feira (23/8). A aprovação do projeto adequa, com atraso de um ano, o estado às regras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais (Fundeb).

Estado de Minas

Estatística, pesquisas e estudos

Sete em cada 10 educadores dizem que estudantes estão mais agressivos após pico da pandemia

Para educadores, no período em que as escolas ficaram fechadas, os alunos desaprenderam o convívio social.
(...) Em uma pesquisa com mais de 5 mil entrevistas em todo o país, sete em cada 10 educadores dizem que a violência aumentou na reabertura das escolas depois do período mais crítico da pandemia e que os alunos estão mais agressivos entre si.

JN

Estudantes do Brasil dizem ser ético usar ChatGPT em tarefas

Pesquisa com alunos e professores foi feita em cinco países; na Índia e nos EUA, conduta é vista como errada
Os estudantes brasileiros consideram que usar o ChatGPT para fazer tarefas de estudo é algo ético e que deve ser aceito. Eles também afirmam que usariam a ferramenta de inteligência artificial para realização de trabalhos no próximo semestre.

Folha de São Paulo

71% das escolas de Educação Infantil e Fundamental I não falam sobre igualdade racial com as crianças, diz estudo

Conversar sobre temas como o antirracismo e a diversidade com as crianças desde os primeiros anos da escola é essencial para que elas cresçam sabendo a importância da inclusão, da equidade e de combater o preconceito. Entretanto, 71% das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I não falam sobre igualdade racial com as crianças. Desde 2003, a Lei 10.639/03 obriga que os colégios públicos e privados no Brasil incluam em seus currículos o ensino de história e cultura afro-brasileira. Mas, na prática, não é isso que acontece, segundo estudo do Instituto Alana, feito com 1.187 Secretarias Municipais de Educação.

Crescer

Violência

MEC propõe arte e "educação dos sentidos" contra violência nas escolas

O Ministério da Educação (MEC) começa a promover na próxima segunda-feira (28), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), um curso online para professores de "educação dos sentidos", cujo objetivo, de acordo com a pasta, é ajudar no combate à violência nas escolas.

Gazeta do Povo

Saúde & Educação

Pandemia retirou uma década de avanço na produtividade das crianças brasileiras

Em dois anos, a pandemia de Covid-19 reverteu o equivalente a uma década de avanços que o Brasil havia conquistado para aumentar a produtividade das crianças, aponta estudo do Banco Mundial.
Apesar de classificar como "devastador" o efeito da pandemia, Norbert Schady, economista-chefe para desenvolvimento humano do Banco Mundial, diz que essa década perdida durante a crise sanitária pode ser compensada com políticas imediatas e assertivas para melhorar a qualidade da educação básica.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Para especialistas, Fies Social não resolve principal desafio

A proposta do Ministério da Educação de lançar um Fies Social para cobrir até 100% dos cursos de ensino superior é um assunto polêmico. Para especialistas da área, essa proposta não resolve o principal desafio do setor educacional privado hoje: a inadimplência e os elevados aportes em função da inexistência do limite de teto a partir do sexto ano do Fundo Garantidor.

Correio Braziliense