Notícias de Educação - 28/ago/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: Emilia Ferreiro

Falar de alfabetização é falar de Emilia Ferreiro

Pedagoga e psicóloga argentina morreu aos 86 anos, três meses depois do relançamento da Rede Latino-Americana de Alfabetização, que fundou nos anos 1990
Em 5 de maio deste ano, quando Emilia Ferreiro completou 86 anos, viu renascer um de seus principais projetos: a Rede Latino-Americana de Alfabetização, que criou nos anos 1990. A proposta é reunir profissionais que acreditam na alfabetização inicial não como um treino de habilidades mecânicas, “mas sim um processo de inserção das crianças na cultura do escrito, que acontece quando elas pensam, criam, compartilham ideias e descobrem sua capacidade de aprender.”

Porvir

Dentro da Escola

O que é cultura de paz e como se aplica na escola

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16, da Agenda 2030, fala sobre a promoção de uma sociedade pacífica e inclusiva. A meta, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) é reduzir significativamente todas as formas de violência. Promover uma cultura de paz dentro – e fora – das escolas vai ao encontro do cumprimento desse objetivo.
Desde os recentes ataques às escolas, o tema tem surgido com cada vez mais frequência em discussões que envolvem toda a comunidade escolar. Contudo, o assunto deve permanecer na escola de maneira transversal, na rotina e no currículo.

Porvir

Dicas

USP disponibiliza curso on-line sobre neurociência para professores

A Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo o curso “Ciências da Vida na Escola: Neurociências Aplicada à Educação” de forma gratuita e on-line para professores do ensino básico. O projeto será focado nos avanços e descobertas promovidas pela Universidade na área de neurociência aplicada à educação.

Olhar Digital

Tecnologia

IA pode revolucionar a educação - e isso depende, em grande parte, dos profissionais da área

A rápida evolução da inteligência artificial (IA) está impactando os diversos setores da economia. As aplicações de IA trazem desafios tanto operacionais quanto éticos. Na educação, a aplicação estratégica da IA nas salas de aula e nos processos educacionais pode potencializar a aprendizagem e preparar os estudantes para um futuro digital inevitável.
No entanto, para aproveitar esse potencial, essa tecnologia precisa ser vista como uma ferramenta valiosa, e não apenas como um inimigo ameaçador.

Época Negócios

Estudo mostra em quais cursos universitários o ChatGPT tira notas melhores que humanos

Cientistas publicaram nesta semana um estudo para avaliar o impacto do ChatGPT no ensino superior. Após uma pesquisa para entender quão disseminado é uso o sistema de inteligência artificial por estudantes, os pesquisadores pediram a professores universitários para dar notas a trabalhos escritos pelo robô. Em diversos cursos, o ChatGPT superou a média dos humanos.

O Globo

Gestão

TCU: deficiências técnicas e operacionais atrasaram novo ensino médio

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União apontou fragilidades no novo ensino médio na rede pública. De acordo com o TCU, houve atraso na implementação do programa em 2022, por causa de deficiências técnicas e operacionais, com alto risco de comprometimento da execução do programa. A auditoria teve a participação direta de tribunais de Contas de 15 estados.

Escolas Exponenciais

TCU identifica falhas na implementação do Novo Ensino Médio

Correio do Povo

Como levar o ensino de inglês para crianças da rede pública?

Da mesma maneira com que aprendem sua língua materna com facilidade, as crianças têm a capacidade de aprender um segundo idioma de forma mais natural e intuitiva quando expostas a ele desde cedo. Neurocientistas e especialistas em educação costumam comparar o cérebro a uma esponja, dada sua capacidade de adaptação a novos sons e estruturas.
(...) Entretanto, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) estabelece a obrigatoriedade da oferta de língua inglesa somente a partir do sexto ano do ensino fundamental, o que deixa oensino de inglês para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental ainda incipiente, principalmente quando se trata das escolas públicas.

Porvir

Policiais e jurídicas

MP dá 10 dias para gestão Tarcísio explicar exclusão de alunos por faltas

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) instaurou oficialmente inquérito civil para apurar possível inconstitucionalidade e ilegalidade da resolução editada pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) que prevê a exclusão de alunos que faltarem às aulas por 15 dias consecutivos, sem justificativa

Uol

Questões Familiares

Veja os riscos que superestímulos de telas trazem às crianças

Uso excessivo de telas compromete desenvolvimento infantil, socialização e aprendizado escolar, afirmam especialistas
Cada vez mais expostos ao uso de todos os tipos de telas, crianças e adolescentes estão sujeitos a uma hiperestimulação que pode trazer consequências imediatas e de longo prazo para o desenvolvimento cognitivo e emocional.

Terra

Técnico e Profissionalizante

Ensino técnico é só para pobres? Pergunte aos países ricos

O ensino técnico no Brasil sofre com o estigma de ser apenas um bom caminho para os pobres, já que os jovens ricos vão para a universidade. É curioso quando se compara com números internacionais. Na Finlândia, 68% dos alunos cursam o ensino técnico e na Suíça, 84%. Será que tem tanto pobre assim por lá? E tanta gente que não vai para a faculdade? Claro que não.

O Estado de São Paulo

Eventos

Bett Brasil realiza Jornada Nordeste em Olinda com foco na Educação Básica

A Bett Brasil promove mais um evento itinerante, desta vez em Olinda (PE), nos dias 27 e 28 de setembro, no Pernambuco Centro de Convenções. A intitulada Jornada Nordeste terá como tema principal “Educação Básica em Foco: Diálogos Transformadores” e deve reunir mais de 1.200 pessoas.

Radar

Política partidária

México enfrenta batalha ideológica por livros escolares

Os novos livros que o governo mexicano entregou para a educação escolar provocaram uma batalha entre o presidente Andrés Manuel López Obrador e os seus críticos, que queimaram cópias e levaram o caso ao tribunal máximo.
Alegando que promovem o comunismo, a homossexualidade e estão repletos de falhas e erros pedagógicos, os críticos exigem que o governo se abstenha de distribuir os textos a partir desta segunda-feira (28), quando cerca de 25 milhões de alunos do ensino básico iniciam o ano letivo.

g1

Polêmicas

RS: Pais poderão vetar os filhos nas atividades de orientação sexual em escolas da capital

(...) Segundo o projeto, denominadas atividades pedagógicas de gênero, essas abordagens educativas englobam temas variados, desde discussões sobre identidade de gênero até igualdade de gênero e diversidade sexual. A iniciativa exige que as instituições de ensino informem os pais sobre quaisquer atividades desse cunho a serem realizadas, garantindo a transparência no processo educativo.

Terra

França proíbe que alunos usem túnica muçulmana nas escolas

A discussão em torno da proibição da túnica muçulmana abaya nos estabecimentos de ensino, anunciada pelo novo ministro francês da Educação, Gabriel Attal, ganhou destaque nos jornais franceses desta segunda-feira (28). A decisão foi tomada após a constatação do aumento do número de alunos que usavam a vestimenta, principalmente no ensino fundamental e médio.

Uol