Modelo cria ambiente de aprendizagem mais colaborativo e voltado à autoria conjunta de educadores e alunos
Para ministrar suas aulas de geomorfologia, de conteúdo denso e bastante descritivo, a professora Léa Camargo sabe que precisa pensar em diferentes metodologias de ensino. Uma das escolhidas é a avaliação formativa: com um planejamento dinâmico e ativo, o modelo coloca os estudantes no centro do processo, por meio de escutas e devolutivas durante a jornada, a fim de ampliar o ensino-aprendizagem. A metodologia também permite ao educador a correção de rotas durante o percurso.
Professores e gestores educacionais interessados em adotar em suas escolas a abordagem STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) já podem contar com o respaldo de um curso sobre o tema, o Espaço STEAM na Escola. On-line e gratuito, o curso oferece ferramentas práticas para a criação de um espaço STEAM, com atividades que estimulem o protagonismo dos estudantes e o desenvolvimento de projetos criativos.
Escolas ExponenciaisChega uma fase da infância que a criança só quer saber os porquês das coisas. Pensando nessa curiosidade, Bruno Gualano, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), escreveu o livro infantil Bel, a Experimentadora, sobre uma menina que quer descobrir os mistérios presentes na natureza. O livro lançado na quinta-feira (24), em São Paulo, fala sobre o universo científico com brincadeiras e experimentos.
SagresNo interior de Sergipe, professora cria atividades que influenciaram adolescentes do ensino médio a olhar com mais cuidado para a escola, para a comunidade e para si mesmos.
PorvirCom mais de 1,2 mil obras de creches e pré-escolas paradas pelo país, o cenário da educação brasileira segue mostrando carências severas em sua etapa mais importante de formação. Um levantamento inédito da organização Todos pela Educação detalhou a precariedade no ensino infantil
g1A Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc) anunciou que 368 psicólogos passam a integrar o quadro das unidades de ensino a partir desta segunda-feira (28/8). A iniciativa faz parte do programa divulgado há quatro meses pelo governador Tarcísio de Freitas.
MetrópolesO ministro da Educação, Camilo Santana, disse nesta segunda-feira (28) que o Governo Federal planeja criar uma bolsa para combater a evasão escolar no ensino médio.
A medida foi planejada após uma pesquisa do Ministério da Educação constatar que muitos jovens abandonam o estudo "principalmente na virada do 9º ano pra virada do 1º ano do ensino médio".
Uma ação civil pública contesta a legalidade de mais de 200 concursos abertos pela USP (Universidade de São Paulo) para contratação de professores por não cumprirem a política de ação afirmativa para pretos, pardos e indígenas (PPI) estabelecida há três meses pela própria instituição paulista de ensino superior.
Folha de São PauloA Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que altera o Código Penal para tornar crime a intimidação sistemática de pessoas, conhecida como bullying, incluindo a praticada por meios virtuais. O texto aprovado, que tem como foco a proteção de crianças e adolescentes, também cria a Política Nacional de Prevenção e Proteção ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente.
CâmaraGovernador quer direcionar verba da pasta utilizada com inativos e pensionistas para a área da saúde
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou nesta segunda-feira (28), no evento em que anunciou a criação da Tabela SUS Paulista, que deve submeter uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para flexibilizar parte dos gastos hoje alocados na educação.
Ausência de dados recai em falta de políticas públicas direcionadas e prejudica expansão da cultura negra
Mesmo com uma resolução do Conselho Nacional de Educação que obriga os educadores brasileiros a declararem raça no Censo Escolar da Educação Básica, 27% dos docentes deixaram de preencher a informação na última edição da pesquisa, em 2022.
Nesta segunda-feira (28), Camilo Santana, ministro da Educação, afirmou que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), deve se concentrar na Base Nacional Curricular Comum, conforme as mudanças planejadas para o novo Ensino Médio sejam encaminhadas ao Congresso Nacional até setembro.
Anteriormente, a previsão era que o Enem abordasse não apenas as matérias obrigatórias, mas também os conteúdos de quatro domínios específicos selecionados pelo aluno, conhecidos como percursos formativos.
Uma pesquisa encomendada pelo Google à Consultoria Educa Insights apontou o crescimento da preferência pelo ensino híbrido entre os brasileiros. O estudo revelou que 40% dos cerca de mil entrevistados são optantes da modalidade, um acréscimo de 15 pontos percentuais em relação ao ano passado.
Desafios da Educação