Educação eficaz e efetiva, professor, alunos e inteligência artificial (IA) combinam? O professor de Geografia, Luis Felipe Valle, nos mostra que sim. No Colégio e Curso Oficina do Estudante, a ferramenta foi utilizada em uma aula de Atualidades, da turma do 3º ano do Ensino Médio, para testar a capacidade da inteligência artificial diante de problemas relacionados à Economia.
O Estado de São PauloProfessor de escola pública em São Paulo une tecnologia e história para ensinar a organização organização política e social no Brasil e ampliar a capacidade de argumentação dos alunos do 8º ano
“Dom João VI e a vinda da família real ao Brasil: fuga ou estratégia?” O debate surgiu logo após os estudo sobre a habilidade EF08HI12 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular): “Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808 até 1822, e seus desdobramentos para a história política brasileira”. Aproveitando a curiosidade da minha turma do 8º ano da Escola Estadual Cidade Ariston Estela Azevedo VI, em Carapicuíba (região metropolitana de São Paulo), propus um júri simulado, metodologia ativa na qual a argumentação é de fundamental importância.
O professor é uma figura essencial no processo de ensino e aprendizagem. Isso torna necessária a constante reflexão sobre o papel que ele desempenha no dia a dia da educação. Afinal, a sociedade e o mundo estão em constante evolução, e o docente – assim como os alunos – passou por diversas mudanças ao longo dos últimos anos. Esse fato exige de cada um desses atores o desenvolvimento de competências que antes eram tidas como secundárias ou extracurriculares, como, por exemplo, o pensamento computacional, a programação, a resiliência e a empatia.
Correio BrazilienseO Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançaram, nesta quinta-feira (21), o Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). A iniciativa tem o objetivo de formar professores em licenciaturas específicas e pedagogos, para que possam atender nas redes públicas e comunitárias que ofertam educação escolar indígena, quilombola e no campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos.
EBCO Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou, nesta quinta-feira (21), em São Paulo, o Laboratório de Inclusão Produtiva das Juventudes (Linc). Desenvolvido em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas, o Itaú Educação e Trabalho e o Instituto Unibanco, o Linc tem o objetivo de apoiar, mobilizar e incentivar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho.
EBCFamílias e especialistas afirmam que instituições não estão preparadas para receber esses alunos e enfatizam a necessidade de capacitação
(...) Hoje com 7 anos, Filipe e Lorenzo estudam desde janeiro em uma instituição de ensino particular no bairro Ermelino Matarazzo, na cidade de São Paulo. Aline, 40 anos, conta, no entanto, que teve muita dificuldade para encontrar uma escola, porque, segundo ela, a maioria não está preparada para atender os seus filhos superdotados.
O presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) sancionou a lei que determina que o poder público divulgue lista de espera por vagas em estabelecimentos públicos de educação básica.
Com a mudança, os governos precisarão mostrar a fila e os critérios de ordem de prioridade para que os estudantes tenham acesso às unidades da rede de ensino.
A secretária executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, disse nesta quinta-feira (21), em São Paulo, que o governo espera que a política nacional de educação profissional e tecnológica seja formulada e regulamentada “o mais breve possível”.
Izolda não deu uma data específica sobre quando a política começará a ser discutida e apresentada, mas disse que o governo pretende construí-la com uma “ampla participação” da sociedade, levando em conta as especificidades de cada estado.
Referência no estudo de ataques a escolas, Sherry Towers, dos Estados Unidos, recomendou fortemente que os estudantes não recebam treinamento contra esse tipo de crime. "Além de ser um trauma, ações assim não levam em conta que futuros agressores também estão lá, aprendendo a driblar as estratégias de segurança."
Folha de São PauloA Universidade de Oxford, uma das mais renomadas do mundo, escolheu o Brasil para receber sua primeira sede física fora do Reino Unido. O foco é abrir cursos de pós-graduação e incentivar pesquisas científicas para formação de cientistas na América Latina. Nomeada como Oxford Latam Unit, tem previsão de ser instalada para a abertura de vagas ainda em 2023, com início das aulas em 2024.
Correio BraziliensePesquisadora buscou entender a construção das narrativas dos movimentos Escola Sem Partido, do Brasil, e Con Mis Hijos No Te Metas, da Argentina
(...) A pesquisadora encontrou pontos de encontro nas narrativas utilizadas pelos movimentos, como uso de imagens que remetem à infância e à tentativa de construção de um imaginário por trás das escolas e professores. De acordo com Talita Souza, há um processo de vilanização estruturado por meio de verdades apresentadas como absolutas e irrefutáveis. “Eles colocam essas informações como dados que não podem ser contestados e fazem questão de trazer acusações como se fossem de ‘conhecimento público’, convocando a sociedade para barrar esses acontecimentos.”