Notícias de Educação - 25/set/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Projetos

Cyberbullying: Aulas de ética na internet estimulam alunos a exercitar empatia e compaixão

(...) Milhares de adolescentes sofrem com ofensas disfarçadas de piadas na internet. Pensando em manter esse ato fora dos portões da escola, um colégio de Goiânia investiu em uma disciplina chamada convivência ética.
De acordo com a professora Danusa Crislei a política da escola é preventiva. O corpo docente acredita que apenas informar sobre uma lei punitiva não vai fazer com que o aluno se regule.

Sagres

Gestão

Governo define escolas públicas que terão internet rápida com R$ 3 bilhões do leilão do 5G

O governo federal vai anunciar na terça-feira, 26, finalmente um plano para o uso do dinheiro do leilão do 5G no Brasil que precisa ser destinado à internet rápida em escolas públicas. São mais de R$ 3 bilhões que vieram como contrapartida das empresas vencedoras do leilão, finalizado em 2021, além de R$ 3 bi em recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e outras fontes.

O Estado de São Paulo

Lula abre espaço para grupo de Lemann influenciar decisões de R$ 6,6 bilhões na educação

O governo Lula deu espaços estratégicos para um grupo ligado a Jorge Paulo Lemann influenciar decisões administrativas e financeiras na área de educação. Criada há menos de um ano, a MegaEdu, ONG financiada pelo empresário, fechou acordo com o Ministério da Educação (MEC) para opinar sobre conexão de escolas públicas à internet e, ao mesmo tempo, foi colocada em um conselho do Ministério das Comunicações que define parte dos cerca de R$ 6,6 bilhões que serão destinados para a conectividade de estudantes.

O Estado de São Paulo

MG: Mais de 80% dos municípios não estariam pagando piso da educação

Mesmo com a regulamentação do piso nacional da educação no Estado, em 2015, 743 dos 853 municípios mineiros não pagam o valor
Aproximadamente 87% dos municípios mineiros não estariam cumprindo o pagamento do piso nacional da educação, estabelecido por meio da Lei Federal 11.738, de 2008. O número, que consta em diagnóstico inicial do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG),

Diário do Comércio

Profissionais da Educação

DF: Greve dos servidores da Educação tem 80% de adesão, diz sindicato

Servidores responsáveis por serviços administrativos, monitores, psicólogos, merendeiras e outros profissionais de apoio da rede pública de ensino do Distrito Federal cruzaram os braços na terça-feira (19/9). A categoria tem 8.190 pessoas. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas (Sae-DF), 80% do efetivo entrou de greve.

Metrópoles

Inclusão

Governo orienta escolas para uso de banheiro conforme identidade de gênero

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania publicou, nesta sexta-feira (22), uma resolução que orienta todas as escolas do país a permitirem o uso do banheiro de acordo com a identidade de gênero, abrindo brecha para que um pessoa que se considere mulher, mesmo tendo nascido homem, use o banheiro feminino. A resolução estabelece também que estudantes se vistam conforme sua identidade de gênero e que professores usem o “nome social” para se referir a alunos de qualquer idade, inclusive nos registros escolares.

Gazeta do Povo

Governo propõe diretrizes para adoção de nome social em escolas

Correio Braziliense

Organizações lançam laboratório para promover inclusão das juventudes no mundo do trabalho

Jovens são o grupo da população mais afetado pelas mudanças no mercado de trabalho e pela crise econômica que afeta o país há pelo menos dez anos. Ter entre 15 e 29 anos no Brasil significa enfrentar altas taxas de desocupação, baixos salários e desilusão quanto ao futuro.
Superar problemas de tal magnitude depende de políticas públicas capazes de tratar múltiplos aspectos de maneira coordenada e coerente, em vez de abordagens fragmentadas. Em outras palavras, a educação, sozinha, não tem como trazer todas as soluções.

Porvir

5 recomendações para uma aula inclusiva

Metodologias, tecnologias digitais e organização de espaço, entre outros itens, podem ajudar a garantir a inclusão de todas as pessoas em sala de aula
A educação inclusiva na perspectiva da educação especial exige que os docentes estejam cada vez mais preparados para construir aulas que envolvam e englobem todas as pessoas. Não se trata unicamente de incluir mudanças estruturais – como rampas de acesso –, mas sim de um conjunto de ações atitudinais que fazem com que estudantes com deficiência possam vivenciar a escola de maneira mais rica e menos excludente.

Porvir

Como colocar em prática uma gestão escolar decolonial e antirracista?

(...) Maria Felipa é a primeira escola afro-brasileira registrada pelo MEC (Ministério da Educação), com um currículo trilíngue (Português, Inglês e Libras). A idealizadora da escola, Bárbara Carine Soares Pinheiro, estava em processo de adoção de sua filha e esse foi o grande motivo para criar a escola: ela achava necessário encontrar um espaço educacional que fortalecesse a identidade de uma criança negra. Bárbara começou a sonhar e, desse sonho, nasceu um projeto político-pedagógico desafiador, emancipatório e lindo. Surgiu a tão amada Escola Maria Felipa.

Porvir

Leis e políticas

Novo plano para ensino médio amplia aulas tradicionais e torna espanhol obrigatório; veja como pode ficar

O governo Lula (PT) concluiu o texto do projeto de lei que vai revisar a estrutura do novo ensino médio, alvo de críticas de estudantes, educadores e especialistas. O MEC (Ministério da Educação) acatou propostas dos secretários e entidades educacionais, sobretudo com relação ao número de áreas de aprofundamento. O texto prevê que as alterações passem a valer a partir de 2025.

Folha de São Paulo

MEC ressalta foco na Educação Profissional em mudanças previstas para o Ensino Médio

Correio do Povo

Novo ensino médio: projeto de lei prevê Inglês e Espanhol obrigatórios

O Estado de São Paulo

Especialista critica obrigatoriedade do ensino de Espanhol no Novo Ensino Médio

O Tempo

Situação alarmante na educação brasileira exige reforma urgente, aponta estudo da OCDE

Um recente estudo divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) trouxe à tona uma realidade preocupante sobre a educação no Brasil, especialmente no que diz respeito ao ensino técnico e aos impostos de jovens que não estudam e nem trabalham, os chamados " nem-nem". As estatísticas chamam a atenção para a necessidade urgente de reformas no sistema educacional do país.

Folha de Pernambuco

Revolução educacional iniciada há quase 30 anos em Sobral ainda é sonho no país

Há 26 anos, uma avaliação da Secretaria de Educação de Sobral, no interior do Ceará, detectou um grave problema: menos da metade dos alunos de até 8 anos sabia ler. O diagnóstico deu início a uma grande reestruturação na rede e, dentro de alguns anos, as mudanças fariam da cidade uma referência nacional em educação. A experiência municipal acabou inspirando o estado cearense a se transformar numa potência educacional, mas só há pouco tempo o modelo passou a ser exportado para outras redes do país, que patinam na busca por melhores índices de aprendizagem.
Mais do que as ideias, analistas apontam que o fundamental no sucesso do Ceará foi o compromisso do estado em desenhar, fazer ajustes e só se satisfazer quando a aprendizagem começou a melhorar — o que faltou na maior parte das administrações estaduais e municipais Brasil afora.

Extra

Pagar bolsa para alunos do ensino médio ajuda a melhorar a educação?

Dois estudos de economistas do Insper ajudam a entender. Um deles diz que o Brasil ganharia R$ 135 bilhões por ano se aumentasse a taxa de conclusão do ensino médio.
(...) Mas há também bolsas que tiveram pouquíssimo impacto, no Brasil e no exterior. O dinheiro, mostra o estudo, não convence o jovem que se envolveu com tráfico de drogas a permanecer na escola. Nem é suficiente para as meninas que precisam parar de estudar porque engravidam durante a adolescência.

O Estado de São Paulo

Comissão aprova prioridade para matrículas de crianças com deficiência em escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2201/21, do Senado, que concede prioridade para crianças e adolescentes com deficiência e doenças raras na matrícula em escolas que recebem recursos públicos. A proposta assegura também a oferta de material didático adaptado às necessidades dos estudantes.
(...) O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Questões Econômicas

Escolas particulares terão um reajuste médio de 9% em 2024

As mensalidades das escolas particulares deverão aumentar, em média, 9% em 2024, de acordo com levantamento feito pelo Melhor Escola, site buscador de escolas no Brasil. Ao todo, 979 escolas de praticamente todos os estados, com exceção de Roraima e Tocantins, responderam ao questionário. Há instituições que manterão o mesmo valor praticado este ano e há também reajustes que chegam a 35% em relação ao cobrado este ano.

EBC

Policiais e jurídicas

MEC notifica Unisa pela 2ª vez e pede esclarecimentos a mais três universidades sobre medidas contra trotes

O Ministério da Educação notificou novamente a Universidade Santo Amaro (Unisa) e também cobrou explicações do Centro Universitário São Camilo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) a respeito dos atos obscenos cometidos por alunos das instituições em jogos universitários.

g1

Violência

PNE deve promover saúde mental e combater violência em escolas, aponta debate

A Meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE), referente ao fomento à qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, voltou a ser discutida pela Comissão de Educação (CE) nesta sexta-feira (22). A necessidade de o novo PNE, a ser implementado entre 2024 e 2034, conter medidas de combate à violência nas escolas e de promoção da saúde mental entre os estudantes foram pontos abordados pelos participantes da audiência pública. Eles sugeriram, por exemplo, a inclusão de mais psicólogos e psiquiatras entre os profissionais que atuam no âmbito educacional.

Senado

Questões Familiares

5 dicas para tratar de temas delicados e complexos com os filhos

Conversar com os filhos sobre temas complexos e delicados é uma forma de ajudá-los a desenvolver habilidades socioemocionais importantes. Ao estar preparado para responder às perguntas e ao usar uma comunicação assertiva, os pais e responsáveis contribuem para o desenvolvimento saudável das crianças.

Catraca Livre

Saúde & Educação

Saúde mental: programa alerta para o período de vestibulares

Os cuidados com a saúde mental devem acontecer durante todo o ano, porém, para os estudantes que vão prestar vestibular, os meses que antecipam as provas mais relevantes merecem uma atenção especial. De fato, lidar com a pressão de ser aprovado em uma boa universidade é algo desafiador e, para alcançar bons resultados, o jovem precisa garantir que também possui um preparo físico e mental adequado.

Escolas Exponenciais

Eventos

Conselho Nacional de Educação elege novos dirigentes

O Conselho Nacional de Educação (CNE) escolheu seus novos dirigentes para a Câmara de Educação Superior (CES) e para a Câmara de Educação Básica (CEB) na última sessão, realizada no mês de setembro de 2023. Os novos dirigentes foram eleitos para um mandato de um ano e têm, como suas atribuições regimentais, organizar os trabalhos de cada câmara e subsidiar o trabalho do conselho pleno, além de exercer as competências terminativas dos assuntos temáticos relacionados à cada câmara.

MEC

Política partidária

Movimento estudantil age como a direita bolsonarista, diz diretor de unidade da USP

(...) A paralisação começou entre alunos e abocanhou demais professores e funcionários. Os estudantes reclamam da falta de professores e do cancelamento de disciplinas. Por isso decidiram invadir e ocupar salas de aula por uma noite na segunda (18). Não deu certo. Os prédios foram trancados às 19h, e a polícia, acionada.

Folha de São Paulo

Outras do dia

Papa pede que instituições de ensino dialoguem com os jovens

O papa Francisco pediu às universidades para dialogarem com a juventude, chamando-a para recuperar e organizar a esperança. A informação foi passada pela reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, convidada para ir ao Vaticano participar do “Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança”, nesta quarta-feira e quinta-feira (20 e 21/9).

Sagres