Identificar os caminhos que a mente humana cria para desenvolver ações e aprender é uma maneira de entender como esses processos funcionam. A partir dessa compreensão é possível, também, explorar de forma mais consciente e crítica o que está sendo observado e aprendido.
Essa é a proposta das rotinas de pensamento, um recurso de aprendizagem visível projetado para desenvolver habilidades como flexibilidade cognitiva e compreensão de diferentes pontos de vista. O modelo também ajuda os alunos a entenderem temas abstratos, polêmicos ou complexos.
Você já parou para pensar que o mangá “One Piece” tem relação com o Imperialismo? O professor de história Gustavo Henrique não só comparou ficção com realidade, mas levou essa semelhança para a sala de aula, onde prepara alunos para o Exame Nacional do Exame Médio (Enem) na ECIT Plinio Lemos, em Puxinanã, na Paraíba.
g1A Secretaria de Educação (SEEDF) determinou que todas as escolas públicas militarizadas do Distrito Federal sejam renomeadas como Colégio Cívico-Militar do Distrito Federal. A decisão consta no Diário Oficial (DODF) desta quinta-feira (28/9).
MetrópolesA inadimplência no país tem sido uma preocupação crescente, afetando diversos setores, e a área da educação não é exceção. Com a economia instável e incertezas financeiras, muitas famílias têm lidado com atrasos nas mensalidades na gestão das finanças domésticas. Essa situação é particularmente desafiadora para as instituições de ensino, que dependem desses recursos para oferecer uma educação de qualidade.
Escolas ExponenciaisA maior parte dos formandos em licenciaturas no Brasil não cumpre a carga horária mínima exigida no estágio obrigatório. Além disso, cerca de um a cada dez futuros professores sequer fez o estágio. Os dados são do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), de 2021, e foram compilados pelo Todos pela Educação, com exclusividade para a Agência Brasil.
SagresUma comissão de deputados da Câmara Legislativa se reuniu com a Secretaria de Administração, Orçamento e Gestão do DF (SEPLAD) nesta quinta-feira (28/9) para debater as pautas das três paralisações de trabalhadores atualmente em curso no DF, entre elas a da carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional, que engloba gestores, analistas e técnicos de escolas públicas.
Correio BrazilienseA proposta ainda precisa ser discutida nas comissões de Educação; de Finanças; e de Constituição e Justiça e de Cidadania
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2864/23, que prevê a criação, nas escolas de ensino básico (educação infantil, ensinos fundamental e médio), de "salas de silêncio" para alunos autistas e neuroatípicos. São considerados neuroatípicos os estudantes com síndrome de Asperger, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, entre outros.
Em meio a uma greve de alunos, que reivindicam a contratação de professores e um novo projeto de permanência estudantil, a Universidade de São Paulo (USP) recebeu na quarta-feira, 27, a notícia de que continua sendo considerada a melhor universidade da América Latina, segundo o THE World University Rankings. Esse é um dos principais rankings universitários internacionais, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).
TerraCamilo Santana defende que cursos de formação de professores sejam focados no presencial
O ministro da Educação Camilo Santana revelou, nesta quinta-feira (28), que há mudanças vindo por aí na regulamentação do ensino a distância (EAD) brasileiro. Em São Paulo para participar do 25° Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP), o gestor do Ministério da Educação (MEC) relatou que um grupo de trabalho foi formado há dois meses e que, em breve, audiências públicas sobre o assunto ocorrerão.
O ministro da Educação, Camilo Santana, disse na manhã desta quinta (28) que o país precisa voltar a garantir que os professores sejam formados em cursos presenciais. Segundo o último Censo do Ensino Superior, a cada dez professores formados no país em 2021, seis cursaram graduação a distância.
Folha de São PauloEstudantes em greve da Universidade de São Paulo (USP) e representantes da reitoria reuniram-se nesta quinta-feira (28) para discutir a pauta de reivindicações dos alunos. O encontro, o segundo desde o início da mobilização dos estudantes, durou mais de duas horas, mas terminou sem acordo.
EBCO Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), promove nesta semana, de 25 a 29 de setembro, a “Oficina de Proposição de Estratégias para o PNE 2024-2034”. O objetivo é discutir estratégias de enfrentamento dos principais problemas da educação nacional, a serem considerados no documento de diagnóstico da educação nacional. Este será encaminhado pelo MEC ao Congresso Nacional no primeiro semestre do próximo ano, como parte do Projeto de Lei do novo Plano Nacional de Educação 2024-2034 (PNE).
MECA 25° edição do Fórum Nacional de Ensino Superior Particular (Fnesp) começou nesta quinta-feira (28/9). O tema deste ano é "Ressignificar é preciso, reconstruir é urgente: Um movimento 180º para resgatar o valor da educação". A temática tem como base uma pesquisa elaborada pelo Instituto Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, em parceria com a Workalove, plataforma integrada ao banco de dados de instituições de ensino.
Correio BrazilienseAs novas tecnologias no ambiente escolar já são uma realidade. Isso inclui a inteligência artificial. O assunto foi tema da mesa “Dilemas da tecnologia na escola” no segundo dia do 7º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca).
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