Notícias de Educação - 10/out/2023

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Dentro da Escola

Escolas criam formas criativas para estimular a aprendizagem

Com resultados práticos, as iniciativas envolvem arte, cuidados com a primeira infância e expressão corporal
As atividades escolares sempre necessitam de alguma inovação e de um diferencial. Fidelizar ou conquistar alunos e, principalmente, garantir a excelência na aprendizagem, é algo que sempre está no radar de uma gestão escolar. Para isso, é preciso usar a criatividade e implantar projetos diferenciados. Pensando nisso, a reportagem do Educação em Pauta selecionou alguns projetos de colégios que escutaram as solicitações da comunidade escolar e conseguiram traduzir em ações.

Educação em Pauta

Dicas

Porvir e Fundação FHC lançam roteiros para trabalhar democracia no ensino médio

Material gratuito apoia a construção de projetos que envolvem participação e democracia em sala de aula. Baixe gratuitamente!
Os últimos anos foram marcados por diversos ataques à democracia. Dentro deste contexto, a escola exerce um papel importante na busca da defesa e promoção de um país democrático. Discutir democracia em sala de aula é também uma maneira de desenvolver a cidadania plena dos estudantes.

Porvir

Tecnologia

Entenda o real impacto da IA na aprendizagem digital

É fundamental preservar a criatividade e o pensamento crítico, mesmo com a crescente influência da IA na aprendizagem digital
Um dos aspectos mais impactantes da IA na aprendizagem digital é a personalização. Anteriormente, os métodos de ensino eram em grande parte uniformes, mas agora a IA permite que os alunos recebam conteúdo adaptado às suas necessidades e níveis de habilidade. Isso significa que cada aluno pode progredir em seu próprio ritmo, tornando a aprendizagem mais eficaz e envolvente.

Terra

Gestão

Do Brasil para o mundo: alta demanda por ensino bilíngue estimula expansão de redes no país

Pais deixam de priorizar aprovação em universidade pública brasileira na hora da decisão da matricula e passam a escolher instituições que ajudem os filhos a estudarem, e até viverem, no exterior"
(...) A perspectiva de que os filhos possam sair do ensino médio fluentes em outro idioma e dotados de habilidades capazes de conquistar um lugar em universidades fora do Brasil deixa cada vez mais pais dispostos a pagar mensalidades nada baratas (podem superar R$ 9 mil), em busca dos selos internacionais que se multiplicam na publicidade dos grupos privados de educação. O modelo virou um vetor de crescimento de grandes redes, que vão além de grandes centros e desbravam o interior.

O Globo

Biscoito é alimento ultraprocessado mais consumido em escolas, mostra estudo

Um estudo inédito mostra que esse tipo de alimento ultraprocessado é o quinto mais comprado para estudantes de escolas públicas no país —ele fica atrás apenas de carne bovina, frango, leite em pó e de banana.

Folha de São Paulo

Inclusão

Perda econômica da evasão é de R$ 215 bi, maior do que gasto para manter alunos na escola: 'Não faz sentido', diz pesquisadora

‘Deixamos de ganhar R$ 395 mil por jovem evadido, enquanto, para formar cada um desses jovens, o custo é de cerca de R$ 22 mil’, explica Laura Muller, economista do Insper coautora de estudo
(...) Estudos apontam que pessoas que deixaram a escola têm menor empregabilidade e remuneração quando adultos. Isso tem um custo pessoal enorme e também para o país. Um grupo de pesquisadores do Insper, em parceria com a a Fundação Roberto Marinho, concluiu no estudo “Consequências da violação do direito à educação” que o país perde R$ 214 bilhões por ano por deixar 17,5% dos jovens sem terminar o ensino médio.

O Globo

Os caminhos já testados e aprovados: países desenvolvem métodos para evitar evasão de estudantes

O Globo

Naquela mesa está faltando ele: Brasil tem dois milhões de crianças e adolescentes fora da escola

O Globo

A força do 'bê-a-bá': estudo pós-pandemia mostra que criança tem 2,6 vezes mais chances de sucesso escolar se bem alfabetizada

A probabilidade de um aluno alcançar o nível avançado de proficiência em Língua Portuguesa no 5º ano é de 55% se ele foi alfabetizado no tempo adequado e de apenas 21% se não foi
(...) Dados de uma pesquisa inédita no Brasil mostram que a dificuldade encontrada por Samuel é compartilhada. O estudo descobriu que crianças bem alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental têm 2,6 mais chances de atingirem um nível avançado de aprendizagem no 5º ano do ensino fundamental.

O Globo

Como entender e acolher alunos com Transtorno Opositor Desafiador

O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) é um distúrbio que ocorre na infância e na adolescência. Não há um momento específico da infância em que seja mais recorrente, mas os sintomas geralmente começam a aparecer na pré-escola ou nos primeiros anos escolares. “Geralmente, surge antes dos oito anos de idade, mas também pode ser diagnosticado em crianças mais velhas ou adolescentes”, afirma a neurologista infantil e diretora da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNi), Leticia Sampaio.
Ela comenta que o possível aumento nos registros de TOD está relacionado às mudanças nos diagnósticos de transtornos mentais. Ao longo dos anos, fatores como mudanças nas práticas de diagnóstico, conscientização da população, acesso aos cuidados de saúde mental e mudanças na sociedade em geral podem facilitar o diagnóstico do transtorno. “Por essa razão, os registros podem aumentar, mas não significa que havia menos pessoas com TOD nos anos anteriores”, salienta.

Educação em Pauta

Quatros anos de estudo já melhoram função cognitiva de idosos, diz estudo

Pessoas com educação formal de um a quatro anos têm menor risco de déficit cognitivo e demência em comparação às analfabetas, revela pesquisa inédita da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP) realizada no Brasil e no México com mais de 20 mil participantes acima de 50 anos.

Folha de São Paulo

Questões Econômicas

Pisos maiores de Saúde e Educação só devem valer a partir de 2024, diz área técnica do TCU

(...) Segundo o parecer, "a aplicação imediata ou retroativa de uma nova regra sobre mínimo constitucional, considerando as peculiaridades desse tipo de despesa, poderá exigir um esforço desproporcional do governo federal, inclusive com impacto nas demais políticas sociais".

Folha de São Paulo

EAD

MEC abre consulta pública para debater ampliação do EAD nos cursos de Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia

(...) A intenção tem gerado polêmicas e colocado em lados opostos os conselhos representativos das classes, que são contrários à medida, e as entidades das instituições de ensino particulares, favoráveis à mudança.

Terra

Ensino Superior

USP fecha parcerias e terá unidades de centros internacionais de pesquisa

A Universidade de São Paulo (USP) vem trabalhando em um projeto de “internacionalização em casa” e estabelecendo parcerias com os maiores institutos de pesquisas do mundo. As novidades são as tratativas para a instalação de uma unidade do Instituto Max Planck, uma das mais prestigiosas sociedades científicas internacionais, até 2024.
(...) A universidade também fechou parcerias com o Instituto Pasteur, com pesquisas voltadas para a saúde humana, com o Centro internacional para Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB, na sigla em inglês), com projetos focados em oncologia de precisão, além do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês), principal instituição pública de pesquisa da França, que terá estudos voltados para sete diferentes áreas, incluindo ciências humanas, tecnológicas e agrárias.

Veja

Estudantes da USP decidem manter greve

Paralisação começou no fim de setembro em protesto contra a falta de professores
Estudantes da USP (Universidade de São Paulo) decidiram manter a paralisação de atividades em protesto contra a falta de professores.

Folha de São Paulo

Polêmicas

Alunos se fantasiam de nazistas em atividade de escola cívico-militar do Paraná

Secretário de Ratinho Jr. diz que não se trata de apologia, mas ‘reflexão crítica’; Sindicato afirma que exposição reforça princípios nazistas
(...) Em conversa com CartaCapital, Carol Dartora disse que o governo do estado tem que responder sobre o caso. “Isso aconteceu em uma escola cívico-militar. O governador tem que responder sobre isso. Já é hora do governo deste estado se pronunciar e ter ações concretas contra essa ideologia”, apontou. Segundo ela, “não são ações isoladas no Paraná. Inclusive, estudantes vem sendo mortos em escolas por conta da apologia ao discurso de ódio”. Após a denúncia da parlamentar, a Secretaria de Educação do estado abriu um procedimento interno para investigar o caso em caráter de urgência.

Carta Capital

Professora de escola cívico-militar faz atividade sobre Hitler e é acusada de apologia ao nazismo; governo apura

Terra