Notícias de Educação - 11/out/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Censo da Educação Superior

Graduação a distância aumenta 700% em 10 anos; média é de 171 alunos por professor na rede privada

Dados do Censo da Educação Superior divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira, 10, mostram uma explosão da educação a distância (EAD) no Brasil. Segundo as estatísticas, o número de cursos na modalidade ofertados no País aumentou 700% nos últimos dez anos, saindo de 1148 em 2012 para 9.186 no ano passado.
O crescimento na oferta de cursos EAD tem sido registrado no país desde os anos 2000. O ritmo de criação de novos cursos aumentou a partir de 2018, impulsionado pela edição de um decreto do então presidente Michel Temer no ano anterior, que flexibilizou a abertura de polos de educação à distância no país. Desde então, houve um crescimento de 189,1% na oferta de cursos nessa modalidade.

Terra

EaD registra 3 milhões de ingressantes em 2022

Inep

Cursos de graduação à distância aumentam 189% em 4 anos e "preocupam" o MEC

Correio Braziliense

Ensino a distância recebe dois terços dos ingressantes no ensino superior

Folha de São Paulo

MEC anuncia medidas para melhorar educação superior

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada à Pasta, divulgaram, nesta terça-feira, 10 de outubro, os resultados do Censo da Educação Superior 2022. A pesquisa estatística revela que o número de ingressantes em cursos de graduação na educação a distância (EaD) tem aumentado substancialmente nos últimos anos, tendo ultrapassado a marca histórica de 3 milhões em 2022. Durante a coletiva de imprensa, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, anunciou uma série de medidas para enfrentar algumas realidades destacadas pela pesquisa, relacionadas à regulação da oferta de cursos EaD, melhorias na formação docente e promoção da eficiência da educação superior.

MEC

Dois em cada dez jovens de 18 a 24 anos frequentaram faculdade no Brasil em 2022, indica Censo

Apenas dois em cada dez jovens de 18 a 24 anos frequentaram a faculdade no ano passado no país. Os dados são do Censo Escolar de Educação Superior 2022, divulgado nesta terça-feira (10) pelo Ministério da Educação junto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Segundo a pasta, 43,3% dos jovens concluíram o ensino médio, mas não ingressaram no ensino superior.

R7

1 a cada 5 jovens de 18 a 24 anos não concluiu o ensino médio nem vai à escola no Brasil, mostra Inep

De cada cinco brasileiros de 18 a 24 anos, um está fora da escola mesmo sem ter concluído o ensino médio, mostram dados do Censo da Educação Superior 2022, divulgados nesta terça-feira (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

g1

Na formação de professores, passou da hora de o MEC agir

Os novos dados do Censo Superior se somam aos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) desse ano (divulgado em março) para reforçar o que já se sabe há um bom tempo: com raras exceções, a qualidade da formação de professores no Brasil está na UTI.

Terra

Dentro da Escola

Educação Financeira deve começar no Ensino Fundamental

É o que propõe o economista Fábio Giambiagi, especialista em Finanças Públicas
Educação financeira é sinônimo de cidadania. Com esse ‘mote’, o especialista em Finanças Públicas e Previdência Social, o economista Fábio Giambiagi tem liderado uma espécie de ‘cruzada’ nacional em favor da conscientização do brasileiro quanto à importância e necessidade de poupar.

Escola Educação

Projetos

Conheça o pesquisador que utiliza desenhos animados para explicar biologia

De Pokémon a Bob Esponja, biólogo cria metodologia própria para explicar e divulgar temas complexos da ciência
Analisando detalhes biológicos em filmes e desenhos animados, Carlos Stênio, 27, pretende tornar a ciência mais acessível e interessante para crianças, adolescentes e adultos. O jeito inusitado para explicar temas complexos da biologia fez com que o biólogo se destacasse e viralizasse nas redes sociais. Embora analisar filmes e desenhos pareça uma tarefa simples, Stênio conta que o trabalho é demorado, trabalhoso e requer muita pesquisa e estudo.

Terra

Inclusão

Proposta do governo para aluno não desistir de estudar é bolsa de estudo: 'Está bastante avançada a proposta', diz diretor do MEC

Minuta para projeto de lei está em estudo pela equipe econômica para definição do valor que será oferecido para manter jovens no ensino médio
(...) O valor a ser dado para cada um e o montante anual para o programa não foram definidos. A equipe econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda a medida e os impactos nas contas públicas. O envio do projeto de lei ao Congresso deve ocorrer ainda este ano.

O Globo

Escolas têm mães aliadas e buscas de porta em porta para evitar abandono escolar

(...) O programa Mães Guardiães é uma das estratégias da Prefeitura de São Paulo para tentar prevenir a evasão escolar no município. Apesar de os desafios ainda serem enormes no país todo, assim como na capital paulista, muitas redes de ensino buscam estratégias para evitar novas debandadas e recuperar aqueles que já abandonaram os estudos.

O Globo

Leis e políticas

Pagos para estudar? Plano do Governo de bolsa para alunos do Ensino Médio encalhou no MEC

A proposta é simples: estudou, recebeu. Um projeto previsto concebido visando ainda o ano de 2023 recompensaria financeiramente estudantes com até 21 anos, do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Ao longo do trajeto escolar, os jovens só poderiam acessar 40% do montante a cada ano, mas teriam acesso ao prêmio caso concluíssem o ensino médio. A iniciativa, do Ministério da Fazenda, mira diretamente na redução da evasão de alunos e foi apresentada ao Ministério da Educação (MEC) no primeiro semestre deste ano, mas, até agora, não passou por uma validação e não tem prazo para sair do papel — e terá um caminho mais duro para achar espaço no orçamento a partir do ano que vem.

Agência Pública

Combate ao racismo deve fazer parte do currículo escolar, decide CE

A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou no dia 3 de outubro um projeto de lei que obriga os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio a abordarem o combate ao racismo.
(...) Aprovado na CE em caráter terminativo, o projeto poderá receber até quarta-feira (11) recurso para votação em Plenário. Se não houver recurso, o texto segue diretamente para o exame da Câmara dos Deputados.

Senado

MEC suspende regra que direciona internet de escolas para Starlink de Elon Musk

O ministro da Educação, Camilo Santana, suspendeu trechos de uma portaria que estabeleceu novos parâmetros de velocidade de internet para escolas públicas que superam os padrões internacionais. A decisão foi tomada após o Estadão revelar que a nova regra só era atendida, no mercado de satélites, pela Starlink, do empresário Elon Musk.

Correio Braziliense

Senado aprova projeto do governo Lula para retomar obras em educação e saúde

O Senado aprovou nesta terça-feira 10 um projeto de lei do governo Lula (PT) que cria um plano para a retomada de obras nas áreas de educação básica, educação profissionalizante e saúde, além de garantir recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e do Sistema Único de Saúde para os empreendimentos considerados prioritários por estados e municípios. Votado em regime de urgência, o texto será encaminhado à sanção presidencial.

Carta Capital

Estatística, pesquisas e estudos

Analfabetismo de crianças de 7 a 9 anos dobra no Brasil após pandemia, aponta Unicef

Estudo inédito mostra que 31,9 milhões de crianças e adolescentes do país estão privados de algum direito, como educação, moradia e renda
A proporção de crianças brasileiras de 7 a 9 anos que não sabem ler ou escrever dobrou entre 2019 e 2022 no país. Naquele ano, 20% das crianças de 7 anos eram analfabetas. Em 2022, após dois anos de pandemia e de acesso restrito a aulas regulares, o percentual escalou para 40%.

Folha de São Paulo

Governo lança consulta sobre uso de dispositivos digitais

O Governo Federal lançou, nesta terça-feira, 10 de outubro, uma consulta pública para ouvir a sociedade sobre estratégias para o uso consciente de telas e dispositivos digitais por crianças e adolescentes. Os interessados podem enviar suas contribuições por meio da plataforma Participa + Brasil até o dia 23 de novembro. Os subsídios coletados servirão como base para a elaboração de um Guia Oficial com orientações sobre o tema. O Ministério da Educação foi uma das Pastas envolvidas.

MEC

RS: Pesquisa projeta apagão de professores no Estado

Estima-se que, em 2040, possa haver um déficit de, aproximadamente, 10 mil professores na Educação Básica do Rio Grande do Sul. A projeção é feita com base em pesquisa, divulgada ontem, em Porto Alegre, pelo Observatório Sesi da Educação, um centro de análise de dados educacionais do Instituto Sesi de Formação de Professores.

Correio do Povo

Avaliação

Veja como calcular a nota do Enem e por que a TRI pode prejudicar quem utiliza 'chutômetro'

"Chutar" as respostas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode não ser uma boa estratégia para tentar garantir uma nota alta: há o risco de o desempenho final do candidato ser prejudicado.
Mas por quê? É que a nota final não é simplesmente a soma do número absoluto de acertos. O método de correção usado na prova, chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI), prioriza o desempenho que for coerente.

g1

Violência

Adolescente esfaqueia 4 alunos na saída de escola em MG; jovem de 15 anos morre

Um adolescente de 14 anos esfaqueou quatro alunos na saída de uma escola em Poços de Caldas, no sul de Minas, nesta terça-feira, 10. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informou que um dos estudantes atacados, de 15 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu. Os adolescentes atacados têm entre 13 e 15 anos. Segundo a PM, dois deles estão internados em estado grave.

Terra

Questões Familiares

Participação dos pais influencia desempenho de estudantes

Não é novidade para ninguém que a proximidade entre família e escola é muito importante para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes de todas as idades. Quando os pais estão envolvidos no cotidiano escolar, tendem a oferecer melhores condições de desenvolvimento para crianças e adolescentes enquanto estudantes.
O último levantamento realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), com dados coletados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), revelou que os alunos com maior participação dos pais na vida escolar têm um desempenho melhor em relação aos estudantes que convivem com um envolvimento menor da família.

Escolas Exponenciais

Saúde & Educação

Saúde mental do professor: 7 dicas para manter o equilíbrio no dia a dia

Psiquiatra Gustavo Estanislau faz recomendações simples – e muito úteis – para aplicar hoje mesmo e ajudar a reduzir o estresse da profissão docente
Responda rápido: você já prestou atenção na sua respiração hoje? Ela está mais rápida ou pausada? Caso nunca tenha reparado na maneira como inspira e expira, vale lembrar da recomendação materna de respirar fundo quando se sentir estressado ou com medo. E incluir exercícios respiratórios simples, lentos e profundos no dia a dia é mais simples do que parece. De acordo com um estudo da Universidade de Stanford (EUA), apenas cinco minutos de prática podem ajudar a reduzir a ansiedade, melhorar o humor e, consequentemente, trazer benefícios à saúde mental.

Porvir

Ensino Superior

Greve na USP: reitoria oferece mais bolsas a alunos pobres para encerrar paralisação; veja proposta

O reitor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Gilberto Carlotti Junior, ofereceu nesta terça-feira, 10, aumentar o número de bolsas que ajudam na permanência de alunos pobres na instituição e se comprometeu novamente em contratar 1.027 novos professores, numa tentativa de encerrar a greve de estudantes. A paralisação começou no dia 20 de setembro e se estende por várias unidades. Carlotti entregou um documento com 24 propostas aos alunos que faziam manifestação na porta da reitoria.

Terra

Greve na USP: professores encerram paralisação após carta de compromissos da reitoria

Terra

Negócios

Grupo de educação Nord Anglia compra Avenues

O grupo de educação Nord Anglia, baseado em Londres, está finalizando a aquisição da americana Avenues, escola com operação no Brasil. O anúncio deve ser feito ainda hoje, segundo fontes com conhecimento do assunto. A transação envolve a unidade em São Paulo e a unidade de Nova York.

Valor

Política partidária

Líder do PL compara 'doutrinação' nas escolas brasileiras com Hamas

O líder do PL na Câmara, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), comparou nesta terça-feira (10) uma suposta doutrinação nas escolas públicas no Brasil com a forma como o grupo terrorista Hamas construiu e mantém sua ideologia. As declarações foram dadas durante o lançamento da Frente Parlamentar contra Doutrinação nas Escolas, cujo presidente é o deputado Gustavo Gayer (PL-GO).

Folha de São Paulo

Polêmicas

Após resolução, escolas sem banheiros neutros podem ser denunciadas

Apesar de a resolução que orienta a criação de banheiros neutros em escolas não possuir força de lei, o documento dá abertura para que escolas sejam judicializadas por omissão, caso não sigam as orientações e sejam denunciadas por pais ou responsáveis. O texto também traz outras consequências sociais, ao tentar criar uma influência cultural favorável à ideologia de gênero. A resolução foi elaborada e aprovada pelo CNLGBTQIA+, conselho nacional destinado aos direitos da população LGBTQIA+, que está debaixo do guarda-chuva do Ministério dos Direitos Humanos.

Gazeta do Povo