Notícias de Educação - 17/out/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Novas habilidades: será que as crianças estão mais inteligentes?

Especialistas analisam o perfil dessa nova geração e trazem sugestões para estimular a aprendizagem e desenvolver múltiplas competências entre os pequenos
Seja no almoço de domingo ou no playground do condomínio, lá estão as crianças questionando os adultos com comentários insólitos ou alguma atitude surpreendente para um cidadão tão pequeno. Se a cena lhe parece familiar, saiba que você não está sozinho. A sensação de que esta geração que está chegando é mais inteligente que as anteriores já é parte do cotidiano de famílias, escolas e até da ciência. E não é de hoje. Data de 2012 um estudo publicado por três pesquisadores norte-americanos da Universidade Duke, na Carolina do Norte, que mostrava um aumento de 0,3 pontos por ano no Quociente de Inteligência (QI) de estudantes de Ensino Médio acompanhados pelos pesquisadores. Os motivos, embora não estivessem completamente definidos, eram ligados aos estímulos educacionais.

Educação em Pauta

Passo a passo para construir uma boa rubrica de avaliação

A tarefa de avaliar não precisa ser realizada sempre da mesma forma. Uma boa avaliação pode ser feita ao longo do tempo, envolvendo um processo diferente: as rubricas. Desde trabalhos de pesquisa até feedbacks formativos, as rubricas auxiliam educadores a planejar suas avaliações de maneira mais transparente e objetiva. Com a rubrica, é possível diminuir também ruídos de comunicação e fazer com que a turma compreenda mais facilmente os caminhos e metas que serão observados.

Porvir

Dicas

8 livros infantis com ensinamentos importantes para toda a vida

Conheça algumas obras que vão inspirar o aprendizado e a criatividade nas crianças
A introdução ao universo da leitura na infância não apenas proporciona o acesso ao conhecimento, mas também estimula a imaginação, a criatividade e a compreensão do mundo que as rodeia. Além disso, a leitura contribui para o desenvolvimento da linguagem, ampliação do vocabulário e aprimoramento das habilidades de comunicação, elementos essenciais para o sucesso acadêmico e social das crianças ao longo da vida.

Terra

Tecnologia

Inteligência Artificial na educação: oportunidade ou desafio?

A Inteligência Artificial revolucionou a forma como nos relacionamos, como consumimos conhecimento, além de impactar inúmeras áreas da vida cotidiana, e a educação não é exceção. Com o avanço frenético das novas tecnologias, as ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais integradas no ambiente educacional. Mas, não é de hoje que se levanta o debate sobre tecnologia no setor, nas últimas décadas, a relação entre tecnologia e educação tem sido um tópico de grande debate desde o uso das calculadoras, a ascensão do Google, a popularização dos smartphones, a regulamentação da Wikipedia, entre outros.
Um estudo desenvolvido por Rosa Maria Vicari, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sugere tendências em inteligência artificial na educação até 2030. Segundo a análise do estudo “Tendências em Inteligência Artificial na Educação”, as inovações tecnológicas devem ser difundidas em até 50% nas escolas públicas e privadas do Brasil e a computação em nuvem nos próximos anos estará em 70% das instituições de ensino. O que se percebe é que essa tendência está mudando a forma como ensinamos e aprendemos no Brasil.

Consumidor Moderno

Profissionais da Educação

Por que a classe alta valoriza menos a carreira do professor? Veja o que diz pesquisa

Brasileiros mais jovens e das classes A e B valorizam menos a profissão de professor do que os mais velhos e mais pobres. Ao serem questionados sobre se a carreira docente é atrativa para estudantes, só 22% dizem concordar totalmente enquanto quase 60% dos integrantes da classe D e E dão a mesma resposta. Esse grupo também acredita que sua família teria uma renda maior se fosse professor, o que não é verdade para a maioria dos demais.

O Estado de São Paulo

A maioria dos professores está com a saúde mental abalada, de acordo com pesquisa

Recentemente, no dia 15 de outubro, nós comemoramos o dia do professor. É de amplo conhecimento que tal profissão desenvolve um papel indispensável na sociedade, uma vez ela contempla todas as áreas. Para desenvolver qualquer profissão, é preciso ter a saúde mental em bom estado, mas como será que está esse aspecto dos profissionais da educação?

R7

Mais de 2 mil profissionais da educação recebem aumento de salário em MG

A promoção foi oficializada pelo Governo de Minas e faz parte do plano de carreira dos profissionais
(...) São 2.809 nomes, sendo 1.853 de progressão e 956 de promoção. A lista completa pode ser conferida na edição do Diário Oficial de Minas Gerais de quinta-feira (12/10), a partir da página 22. Os interessados também podem verificar no site da SEE/MG.

Estado de Minas

Inclusão

Com evasão escolar acima da média nacional, RS vai aumentar bolsa para alunos pobres

O governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta segunda-feira (16) que vai aumentar o valor da bolsa mensal hoje oferecida para alunos do ensino médio que têm suas famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) do governo federal. O objetivo é tentar reduzir a evasão escolar, que no estado está acima da média nacional –a taxa no Rio Grande do Sul está em 12,3%, contra 7,5% do total no país.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

MEC estuda permitir direito e mais 3 cursos EAD; conselhos são contrários

A intenção do Ministério da Educação (MEC) de autorizar que graduações em Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia possam ser cursadas a distância (EAD) tem colocado em lados opostos os conselhos representativos das classes - que são contrários à medida - e entidades das instituições de ensino particulares, favoráveis à mudança. Uma consulta pública será aberta pelo MEC para debater o tema.

Correio Braziliense

Estatística, pesquisas e estudos

Enem: saiba quais são as escolas com as 50 maiores notas do país e as top 10 por estado

Dados do Inep, que não são revelados há três anos, mostram que 46 das 50 escolas com maiores notas do Enem são da rede privada. Aqui, você pode conhecer a lista completa e ainda as dez instituições de ensino que tiveram os melhores desempenhos em cada estado. Neste ano, a prova será realizada nos próximos dias 5 e 12 de novembro.

O Globo

Avaliação

Novo vestibular paulista será seriado e estudante poderá escolher até 9 faculdades

No Provão Paulista, o novo vestibular que será aplicado para todas as turmas do ensino médio nas escolas públicas de São Paulo, cada aluno poderá colocar como opção até nove cursos de graduação nas diferentes universidades do estado. O número de inscritos ainda não foi divulgado.

Folha de São Paulo

Jurídicas

Universidades aguardam decisão do STF sobre cursos de medicina

A abertura de novas vagas para os cursos de medicina em todo país está parada à espera de uma decisão do Supremo Tribunal Federal
O setor educacional de ensino superior aguarda o julgamento que vai decidir se a criação de novos cursos de medicina deve seguir as exigências previstas no Programa Mais Médicos.

Veja

Questões Familiares

Ministério da Justiça lança guia para auxiliar pais a monitorar menores de idade na internet

O ministro da Justiça, Flávio Dino, lançou nesta segunda-feira (16) uma plataforma digital para ensinar e auxiliar pais e responsáveis a monitorar as atividades de crianças e adolescentes na internet.
A página — disponível em página do ministério (acesse aqui) — foi apresentada em evento na sede do Ministério da Justiça, em Brasília. O anúncio contou com a participação de representantes de redes sociais, do Ministério Público Federal e das polícias federal e rodoviária federal.

g1

Eventos

Debatedores defendem integração entre educação profissional e mercado de trabalho

Ao discutir a educação profissional e técnica em audiência pública na Câmara dos Deputados, especialistas ressaltaram a necessidade de aumentar a oferta de cursos e promover a interação entre escola e setor produtivo. Hoje no Brasil, apenas 11% dos jovens frequentam cursos técnicos, enquanto a média dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 38%.

Câmara