(...) A reação anacrônica dos currículos escolares à evolução da tecnologia na sociedade é um fato comum. A narrativa da televisão pouco diferiu do rádio, e mais recentemente das mídias digitais e da internet. O desenvolvimento da inteligência artificial, por sua vez, não pode ser dissociado dessa mesma linha evolutiva da técnica humana. (...)
A mediação do momento, algoritmos e sistemas de inteligência artificial, traz características particulares; é invisível e quase onipresente. Ao contrário de outros modismos ou previsões mercadológicas temporárias, a inteligência artificial deve ser levada a sério por quem pensa em políticas públicas de educação, além de, claro, professores. Ela veio para ficar.
O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), criou tutorial para adesão à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), que tem o objetivo de apoiar as escolas na contratação de internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. O documento também tem uma seção de perguntas frequentes para apoiar as redes de ensino.
MECO sinal que toca nas escolas dá uma sensação nostálgica em muita gente. Mas o barulho alto e estridente também incomoda algumas pessoas, como os alunos autistas. Pensando nisso, Vila Velha, na Grande Vitória, criou uma lei em que todas as sirenes das escolas públicas e privadas da cidade precisam ser trocadas por sinais sonoros que causem menos desconforto aos estudantes. A ideia é substituir por músicas populares e até clássicas.
g1A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (18), o texto que consolida a lei que prevê cotas para ingresso nas universidades federais e nas instituições federais. A proposta, de autoria de deputados governistas, já havia sido aprovada na Câmara em agosto. Após acordo na CCJ, a expectativa é que o projeto de lei seja levado ao Plenário do Senado na próxima semana. Se aprovado, o texto segue para sanção ou veto presidencial.
Gazeta do PovoDeputado federal por Mato Grosso do Sul, Rodolfo Nogueira (PL) apresentou um projeto de lei que visa proibir a educação sexual nas escolas de educação básica em todo o país. A proposta protocolada na Câmara dos Deputados no último dia 4 de outubro ainda aguarda despacho do presidente Arthur Lira (PP-AL).
O projeto propõe a proibição integral da educação sexual nas escolas de educação básica, abrangendo a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Isso incluiria atividades de ensino, orientação ou informação que abordem temas relacionados à sexualidade. O deputado descreve a sexualidade em suas diferentes áreas, abrangendo aspectos biológicos, psicológicos, sociais e éticos. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
O ensino de noções de primeiros socorros para estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental pode se tornar obrigatório. Projeto com esse objetivo passou nesta terça-feira (17) pela Comissão de Educação (CE) e segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
SenadoA presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante, afirmou que o novo bloqueio milionário do governo federal não vai afetar as bolsas de pós-graduação. No início do mês, Bustamante confirmou durante uma audiência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que o governo bloqueou R$ 116 milhões do orçamento da Capes previsto para este ano. Ao GLOBO, a presidente disse que os bolsistas “podem ficar tranquilos, pois não serão prejudicados”.
O GloboO PNE (Plano Nacional de Educação) estabelece metas e diretrizes para a educação brasileira durante um período de tempo. A meta 1 do plano atual é a matrícula de 50% das crianças de 0 a 3 anos em creches, até 2024. A meta está longe de ser alcançada. Há uma dificuldade, em especial, de acesso das crianças negras (pretas e pardas) às creches.
NexoO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou os esforços para a integração entre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e as avaliações da alfabetização conduzidas pelas unidades da Federação. A primeira reunião da Comissão de Apoio à Articulação entre os Sistemas de Avaliação da Educação Básica ocorreu, na última segunda-feira, 16 de outubro, na sede do Instituto, em Brasília. O grupo é formado por representantes do Inep, das secretarias estaduais e por secretários municipais de Educação.
InepEm assembleia realizada na noite desta quarta-feira (18) no espaço aberto da Escola Politécnica, exatamente um mês após o início da greve pelo déficit de professores da USP (Universidade de São Paulo), os coletivos do movimento estudantil da universidade não chegaram a um consenso e a paralisação continua.
Folha de São PauloA superabundância de informações a que estamos expostos diariamente é um desafio ao senso crítico. Desinformação e discurso de ódio, além de imagens e textos gerados por inteligência artificial com as mais diversas intenções, opiniões disfarçadas de fato e propagandas que distorcem causas são alguns dos fenômenos que exigem de todos nós o desenvolvimento de novas habilidades para consumir, criar e compartilhar conteúdos de maneira mais reflexiva e responsável.
A esse conjunto de competências, tão necessárias para participarmos plenamente da sociedade conectada, damos o nome de educação midiática. O campo é tão relevante que, desde 2011, vem sendo celebrado mundialmente pela Unesco —e em 2023 contará também com uma edição brasileira organizada pelo governo federal a partir de 23 de outubro.
Parlamentares assinaram, nesta terça, em Brasília, o Compromisso pela Valorização dos Professores, durante evento promovido pela Bancada da Educação no Congresso.
O texto apresenta diretrizes para melhorar os espaços físicos ao exercício da profissão, os salários, fomentar a saúde física e mental dos professores, e incluir os profissionais na elaboração de políticas educacionais.