Notícias de Educação - 19/out/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Por que é preciso educar para a inteligência artificial?

(...) A reação anacrônica dos currículos escolares à evolução da tecnologia na sociedade é um fato comum. A narrativa da televisão pouco diferiu do rádio, e mais recentemente das mídias digitais e da internet. O desenvolvimento da inteligência artificial, por sua vez, não pode ser dissociado dessa mesma linha evolutiva da técnica humana. (...)
A mediação do momento, algoritmos e sistemas de inteligência artificial, traz características particulares; é invisível e quase onipresente. Ao contrário de outros modismos ou previsões mercadológicas temporárias, a inteligência artificial deve ser levada a sério por quem pensa em políticas públicas de educação, além de, claro, professores. Ela veio para ficar.

Porvir

Tecnologia

MEC detalha passo a passo para adesão das redes à Enec

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), criou tutorial para adesão à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), que tem o objetivo de apoiar as escolas na contratação de internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. O documento também tem uma seção de perguntas frequentes para apoiar as redes de ensino.

MEC

Inclusão

Escolas no ES mudam sinais sonoros de intervalos de aulas para músicas populares para não incomodar alunos autistas

O sinal que toca nas escolas dá uma sensação nostálgica em muita gente. Mas o barulho alto e estridente também incomoda algumas pessoas, como os alunos autistas. Pensando nisso, Vila Velha, na Grande Vitória, criou uma lei em que todas as sirenes das escolas públicas e privadas da cidade precisam ser trocadas por sinais sonoros que causem menos desconforto aos estudantes. A ideia é substituir por músicas populares e até clássicas.

g1

Leis e políticas

CCJ do Senado aprova texto que torna definitiva a lei de cotas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (18), o texto que consolida a lei que prevê cotas para ingresso nas universidades federais e nas instituições federais. A proposta, de autoria de deputados governistas, já havia sido aprovada na Câmara em agosto. Após acordo na CCJ, a expectativa é que o projeto de lei seja levado ao Plenário do Senado na próxima semana. Se aprovado, o texto segue para sanção ou veto presidencial.

Gazeta do Povo

Comissão aprova inclusão de comunidades tradicionais na Lei de Cotas das universidades

Câmara

Deputado de MS quer proibir educação sexual nas escolas de todo o Brasil

Deputado federal por Mato Grosso do Sul, Rodolfo Nogueira (PL) apresentou um projeto de lei que visa proibir a educação sexual nas escolas de educação básica em todo o país. A proposta protocolada na Câmara dos Deputados no último dia 4 de outubro ainda aguarda despacho do presidente Arthur Lira (PP-AL).
O projeto propõe a proibição integral da educação sexual nas escolas de educação básica, abrangendo a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Isso incluiria atividades de ensino, orientação ou informação que abordem temas relacionados à sexualidade. O deputado descreve a sexualidade em suas diferentes áreas, abrangendo aspectos biológicos, psicológicos, sociais e éticos. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Campo Grande News

CE aprova projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes

O ensino de noções de primeiros socorros para estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental pode se tornar obrigatório. Projeto com esse objetivo passou nesta terça-feira (17) pela Comissão de Educação (CE) e segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Senado

Questões Econômicas

Presidente da Capes diz que bloqueio de R$ 116 milhões não vai afetar bolsistas

A presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante, afirmou que o novo bloqueio milionário do governo federal não vai afetar as bolsas de pós-graduação. No início do mês, Bustamante confirmou durante uma audiência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que o governo bloqueou R$ 116 milhões do orçamento da Capes previsto para este ano. Ao GLOBO, a presidente disse que os bolsistas “podem ficar tranquilos, pois não serão prejudicados”.

O Globo

Estatística, pesquisas e estudos

A desigualdade racial no acesso a creches no Brasil

O PNE (Plano Nacional de Educação) estabelece metas e diretrizes para a educação brasileira durante um período de tempo. A meta 1 do plano atual é a matrícula de 50% das crianças de 0 a 3 anos em creches, até 2024. A meta está longe de ser alcançada. Há uma dificuldade, em especial, de acesso das crianças negras (pretas e pardas) às creches.

Nexo

Avaliação

Inep e secretários de Educação debatem integração das avaliações

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou os esforços para a integração entre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e as avaliações da alfabetização conduzidas pelas unidades da Federação. A primeira reunião da Comissão de Apoio à Articulação entre os Sistemas de Avaliação da Educação Básica ocorreu, na última segunda-feira, 16 de outubro, na sede do Instituto, em Brasília. O grupo é formado por representantes do Inep, das secretarias estaduais e por secretários municipais de Educação.

Inep

Ensino Superior

Estudantes da USP não chegam a consenso e greve continua

Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (18) no espaço aberto da Escola Politécnica, exatamente um mês após o início da greve pelo déficit de professores da USP (Universidade de São Paulo), os coletivos do movimento estudantil da universidade não chegaram a um consenso e a paralisação continua.

Folha de São Paulo

Eventos

Brasil terá 1ª semana de educação midiática

A superabundância de informações a que estamos expostos diariamente é um desafio ao senso crítico. Desinformação e discurso de ódio, além de imagens e textos gerados por inteligência artificial com as mais diversas intenções, opiniões disfarçadas de fato e propagandas que distorcem causas são alguns dos fenômenos que exigem de todos nós o desenvolvimento de novas habilidades para consumir, criar e compartilhar conteúdos de maneira mais reflexiva e responsável.
A esse conjunto de competências, tão necessárias para participarmos plenamente da sociedade conectada, damos o nome de educação midiática. O campo é tão relevante que, desde 2011, vem sendo celebrado mundialmente pela Unesco —e em 2023 contará também com uma edição brasileira organizada pelo governo federal a partir de 23 de outubro.

Folha de São Paulo

Bancada da Educação faz ato pela valorização dos professores

Parlamentares assinaram, nesta terça, em Brasília, o Compromisso pela Valorização dos Professores, durante evento promovido pela Bancada da Educação no Congresso.
O texto apresenta diretrizes para melhorar os espaços físicos ao exercício da profissão, os salários, fomentar a saúde física e mental dos professores, e incluir os profissionais na elaboração de políticas educacionais.

Veja