Notícias de Educação - 24/out/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Educação ambiental: entenda por que o 'brincar heurístico’ é essencial no desenvolvimento das crianças

Pedagogo comenta sobre o "déficit de natureza" entre os mais jovens e explica a importância das brincadeiras que envolvem investigação e descoberta.
O contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças por uma série de razões: estímulo dos sentidos, do desenvolvimento físico, da criatividade e da imaginação; redução do estresse; aprendizado sobre o meio ambiente; conexão com o mundo natural; entre outros benefícios.
Mas você conhece uma abordagem de aprendizagem específica chamada "brincar heurístico"? A palavra "heurístico" tem origem no grego heuriskein, que significa "descobrir".

g1

Projetos

Desemparedamento da infância: movimento valoriza o contato da criança com a natureza

Crianças que vivem nas cidades passam a maior parte do tempo em ambientes fechados, seja em casa, na escola ou em outros espaços semelhantes. Isso pode prejudicar o desenvolvimento infantil, já que o contato com a natureza é essencial para a saúde física e mental dos pequenos. O movimento do desemparedamento da infância busca mudar essa realidade.

Catraca Livre

Projeto de educação ambiental usa metodologias ativas para sensibilizar os estudantes

Separação do lixo, limpeza dos rios, cuidado com as árvores, escolhas sustentáveis. Esses assuntos, urgentes para a sobrevivência humana, precisam de conscientização e trabalho coletivo, não podem ficar longe da sala de aula. O projeto “Escola e comunidade – preservando o ambiente em que vivemos”, que realizamos com as turmas de 4º ano da Escola Municipal Olavo Bilac, em Foz do Iguaçu (PR), nasceu do debate sobre a importância da preservação da natureza, e reuniu alunos e comunidade escolar em torno de um mesmo conteúdo pedagógico planejado.

Porvir

Inclusão

Enem: alunos pretos têm notas mais baixas que brancos em escola particular ou pública, diz estudo

Pesquisa inédita que analisou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2013 e 2021 mostra que alunos pretos, pardos e indígenas têm notas mais baixas do que brancos e amarelos, mesmo estudando em escolas particulares e com nível socioeconômico parecido. A desigualdade racial aparece no desempenho na prova e também nas chances para conseguir uma vaga no ensino superior.

O Estado de São Paulo

Escolas no Rio não incluem crianças com deficiência, mostra relatório

Com base no relato de 830 mães, pais e responsáveis, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro elaborou o relatório Informações de Familiares sobre Dificuldades de Acesso à Educação para Pessoas com Deficiência, que destaca a importância de atuação extrajudicial e judicial para a garantia do direito dessas crianças ao ensino inclusivo e de qualidade.

EBC

Jurídicas

Moraes mantém decisão que considera ensino domiciliar ilegal em SC

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) que considerou inconstitucionais dispositivos de uma lei estadual que permitia a prática do ensino domiciliar, conhecido como homeschooling.
Moraes acatou o entendimento de que a lei criada pelo Estado de Santa Catarina usurpou competência legislativa privativa da União.

Gazeta do Povo

Violência

Brasil chega a nove ataques a escolas no ano, patamar recorde; relembre casos

O ataque à Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo, nesta segunda-feira, 23, foi o nono caso de violência em escolas no Brasil neste ano, período em que nove mortes foram registradas. Esse tipo de crime se tornou mais recorrente nos últimos anos e vive em 2023 seu maior patamar na história recente.

Terra

Brasil teve 36 ataques a escolas em 22 anos; pós-pandemia concentra quase 60%

Folha de São Paulo

Arma usada em ataque a escola em Sapopemba era registrada e pertencia a pai do adolescente

Terra

Ataque a escola em Sapopemba: Lula diz que acesso a armas não pode ser normalizado

Terra

Tarcísio admite falhas na segurança após ataque a escola em Sapopemba: 'Sentimento de frustração'

Terra

'Escolas têm que dar à convivência o mesmo peso de todas as matérias', diz pesquisadora de ataques

Folha de São Paulo

PSOL vai à Justiça e exige que Tarcísio contrate psicólogos para as escolas

Carta Capital

Questões Familiares

Cartão para menores: uso é favorável à educação financeira dos filhos?

(...) Em um País onde pelo menos um terço das pessoas gasta mais do que recebe - segundo dados do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB) –, investir em iniciativas como a da mãe de Ravi pode ser um dos caminhos para mudar o panorama econômico no futuro, como apontam educadores financeiros ouvidos pelo Terra.
Com o avanço da digitalização financeira e com as pessoas tendo cada vez menos contato com o dinheiro físico (de papel ou moeda), o uso do cartão por menores ou até mesmo o Pix pode ajudar a evitar problemas financeiros lá na frente. Atualmente, alguns bancos já oferecem alternativas de cartão adicional de crédito ou débito pré-pago para crianças e adolescentes.

Terra

Técnico e Profissionalizante

Alunos de ensino técnico reaproveitarão créditos no ensino superior

Foi publicada, em agosto passado, a Lei 14.645/23, que modifica as orientações da educação profissional e tecnológica no Brasil. Também chamado de Marco Legal do Ensino Técnico, a lei institui que os ensinos técnico e superior serão integrados. Na prática, isso significa que os estudantes poderão reaproveitar créditos de um curso técnico em uma graduação, desde que ambos sejam de áreas correlatas.

Desafios da Educação

Ensino Superior

Novas vagas de medicina: MEC barrará pedidos que já estavam na Justiça e que não seguem o Mais Médicos

O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu, nesta segunda-feira (23), os critérios para analisar pedidos administrativos de abertura e ampliação de cursos de medicina de instituições privadas. São casos que já estavam em trâmite na Justiça antes de 4 de outubro, quando foi publicado o primeiro chamamento público após 5 anos de congelamento das vagas. Mesmo para esses processos em andamento, serão seguidas as regras previstas na Lei dos Mais Médicos.

g1

Fuvest 2024: medicina, psicologia e relações internacionais têm maior relação de candidatos por vaga

Entre as 8.147 vagas dos 84 cursos oferecidos pelo vestibular da USP (Universidade de São Paulo), a Fuvest, os cursos de medicina, psicologia e relações internacionais têm as maiores relações de candidato por vagas no vestibular para os cursos que começam no primeiro semestre de 2024.

R7