Notícias de Educação - 26/out/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Pedagogia restaurativa pode reduzir violência nas escolas, afirmam especialistas

Especialistas acreditam que a pedagogia restaurativa é um instrumento capaz de ajudar na solução de questões que têm levado ao número alarmante de ataques a escolas no Brasil nos últimos anos. O tema foi discutido na terça-feira (24) em audiência pública na Câmara dos Deputados. A pedagogia restaurativa é uma metodologia que busca construir relações saudáveis e resolver conflitos priorizando o diálogo e a empatia.

Câmara

Tecnologia

Por que incluir a inteligência artificial nas práticas pedagógicas?

(...) Há ainda quem resista ou não saiba bem ao certo como lidar com essa tecnologia cada vez mais presente em diversas plataformas – incluindo as de educação.
(...) O pesquisador destaca que a inteligência artificial não deve ser vista como “balas de prata” – ou seja, soluções definitivas e que resolvem todos os problemas –, mas que os educadores podem explorá-las e procurar conhecer cada vez mais as múltiplas possibilidades de uso dentro das práticas pedagógicas.

Porvir

Gestão

MEC investe em espaços de leitura em escolas

Garantir uma alfabetização efetiva, com qualidade de leitura e formação de leitores, é importante objetivo buscado no processo educativo brasileiro. Assim, para incentivar iniciativas e instalar espaços de leitura em escolas públicas com anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), o Ministério da Educação (MEC) prevê investir R$ 183 milhões, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Correio do Povo

Inclusão

Famílias precisam acionar justiça para direito à educação inclusiva

Muitas famílias com filhos com deficiência no Rio de Janeiro ainda precisam acionar a justiça para que eles tenham acesso a uma educação inclusiva. A Defensoria Pública do estado ingressou com mais de mil pedidos de mediação escolar para crianças e adolescentes com deficiência em vários municípios apenas no 1º semestre deste ano.

EBC

Leis e políticas

Entenda em 5 pontos o que prevê o projeto de lei do governo para o Novo Ensino Médio

O projeto de lei do governo Lula que propõe mudanças no Novo Ensino Médio foi enviado para o Congresso Nacional na terça-feira (24). Mas, na prática, o que acontece agora? As escolas já têm que mexer no seu currículo? Entenda em cinco pontos o que diz a proposta e os próximos passos.

g1

Entenda o que deve mudar na Lei de Cotas; texto depende de sanção de Lula

O projeto de lei que muda a Lei de Cotas, aprovado pelo Congresso Nacional, amplia o público atendido pela reserva de vagas nas universidades e reduz a renda máxima para ter direito ao benefício. O texto foi aprovado na terça-feira (24) pelo Senado e segue agora para sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

g1

PL se opõe a projeto sobre participação de pais na vida escolar dos filhos

Um projeto de lei que previa que os pais trabalhadores celetistas fossem liberados do trabalho durante oito horas por semestre para participação em reuniões pedagógicas sobre o desempenho escolar dos filhos não passou na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. O parecer do deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) foi rejeitado por 24 a 21 (veja abaixo como votou cada deputado), nesta quarta-feira (25). Enquanto o PL fez oposição ao projeto, parlamentares do PT votaram favoravelmente e aproveitaram para fazer discursos pró-família.

Gazeta do Povo

Questões Econômicas

Como a redução de verba vai impactar a educação de SP?

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) enviou para a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para reduzir os investimentos na Educação. A proposta é cortar de 30% para 25% a receita do estado, o que significaria reduzir o orçamento em até R$ 9,6 bilhões, já no próximo ano de escolas da educação básica.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Internet: 95% das crianças e adolescentes estão conectados no Brasil

Apesar da porcentagem alta, mais de 580 mil jovens nunca tiveram a oportunidade de acessar a internet no Brasil
Um estudo recente divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) revelou que o acesso à internet por crianças e adolescentes no país é estável em 2023, com um leve crescimento.
De acordo com a pesquisa, 95% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos em todo o Brasil estão conectados à internet, totalizando mais de 25,1 milhões de pessoas nessa faixa etária.

Olhar Digital

Um terço das crianças de até 5 anos ficam mais de duas horas em telas por dia, aponta pesquisa

Um terço das crianças brasileiras de até 5 anos ficam mais de duas horas em telas diariamente, segundo pesquisa realizada em 13 capitais pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Além disso, 35% dos pais ou outros cuidadores acreditam que dar palmadas ou gritar são "medidas necessárias para educá-las".
O estudo faz parte do projeto Primeira Infância Para Adultos Saudáveis (Pipas) que coletou dados inéditos de crianças entre 0 e 59 meses no País em 2022.

Uol

88% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 possuem perfil nas redes sociais

Porvir

Dobra número de crianças que acessam internet antes dos 6 anos

Folha de São Paulo

1 em cada 4 crianças brasileiras tem atraso no desenvolvimento

Nas capitais brasileiras, quase 1 em cada 4 crianças tem atraso no desenvolvimento até os cinco anos de idade, mostra pesquisa do Ministério da Saúde. São crianças que não desenvolveram as habilidades ou não apresentaram os comportamentos esperados para a faixa etária. A incidência de atraso é ainda maior entre aquelas que estão em vulnerabilidade social e situação de pobreza e onde há registro de insegurança alimentar.

Folha de São Paulo

Avaliação

Enem 2023: Inep afirma que está analisando distribuição de candidatos após reclamações de distâncias

(...) Não há, neste momento, canal ou prazo especificado em edital para o pedido individual de mudança de locais de prova. No entanto, o instituto decidiu fazer essa análise após reclamações de candidatos que foram alocados em escolas muito longe de onde eles afirmam ter pedido para realizares as provas, que será realizada nos próximos dias 5 e 12.

O Globo

Enem 2023: Mesmo com inúmeras reclamações, Inep diz que é impossível mudar local de prova

O Globo

Violência

Projeto prevê atuação ostensiva de guardas municipais nas escolas

O Projeto de Lei 1674/23 determina que as guardas municipais poderão atuar na segurança ostensiva de unidades escolares e agrava punição para crimes cometidos em contexto escolar. O texto, em análise na Câmara dos Deputados, insere dispositivos no Estatuto Geral das Guardas Municipais para ampliar as competências dessas corporações.

Câmara

Após novo ataque, secretário de Tarcísio volta a defender policiais nas escolas

Carta Capital

Abin cria guia para tentar identificar radicalização e planejamento de ataques em escolas

Material de acesso restrito tem sido enviado para secretarias de Segurança dos estados
A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) elaborou um guia para caracterizar ameaças de ataques em escolas e fornecer ferramentas para auxiliar a detecção antecipada de casos do tipo pelas forças de segurança estaduais.

Folha de São Paulo

Alunos de escola alvo de ataque em SP fazem abaixo-assinado por aulas online

(...) No formulário online, os alunos escreveram relatos explicando o motivo para assinar o documento. "Será inevitável ficar cinco horas na sala de aula, com medo, angústia, e esperando os sons de tiros. Sons que a todo momento se repetem em minha cabeça. E a imagem de correr e não parar, para não morrer", escreveu um aluno.

Terra

Ensino Superior

USP toma decisão que pode prejudicar alunos grevistas

A pró-reitoria da Universidade informou que irá alterar sistema de frequência das aulas; decisão pode causar reprovações e perdas de auxílios
A pró-reitoria de graduação da Universidade de São Paulo (USP) enviou um comunicado oficial para a Comissão de Graduação do campus informando que a frequência dos alunos às aulas será revista dentro do sistema online da universidade, o JupiterWeb, levando em conta as semanas em que os alunos estiveram em greve.

iG