Notícias de Educação - 30/out/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

4 motivos para ampliar a conversa sobre ciências e levar o STEAM para a sua escola

Os estudantes não aprendem ciências apenas para interpretar o mundo ao seu redor, mas também para transformá-lo a partir do conhecimento. Mas como ampliar essa conversa na escola de uma forma instigante, criativa e tecnológica? A abordagem STEAM pode ser um caminho para estimular o protagonismo de adolescentes e jovens em projetos que mobilizam conhecimentos científicos para intervir na sociedade.

Porvir

Tecnologia

Era da tecnologia: professor usa memes em sala de aula para incentivar aprendizado

Muita gente gosta de passar o tempo livre nas redes sociais acompanhando notícias, fotos de amigos e principalmente os memes. Um bom meme precisa ter humor e está conectado com o que está acontecendo no dia a dia dos usuários. Eles podem ser fotos, gifs ou até vídeos com um conteúdo divertido e a gente costuma gastar horas assistindo e mandando para os amigos. Os memes são apontados por pesquisadores como um novo gênero textual da era digital.
Mas já imaginou como pode ser construtivo unir os memes com o aprendizado? Essa ideia foi colocada em prática por um professor de geografia, o Paulo Alberto Lobão. O docente explica que a linguagem mimética é muito usada no dia a dia e tem sido cada vez mais abordada em vestibulares e concursos públicos.

Sagres

Inclusão

Inglês, francês e turco: ensino bilíngue em comunidades carentes do RJ

Com a mensalidade de escolas particulares de ensino médio bilíngue custando até R$ 12 mil por mês, uma iniciativa do estado do Rio de Janeiro tem possibilitado essa modalidade de educação intercultural gratuitamente para adolescentes que não teriam acesso de outra forma. “Nossa escola, por exemplo, fica dentro de uma comunidade de Niterói, Preventório, que é lugar de risco alto e zona de conflito com a polícia e com o pessoal do tráfico”, relata o professor Cícero Tauil Queiroz.

Gazeta do Povo

Leis e políticas

Lula afirma que governo vai criar bolsa para 'incentivar' estudantes de Ensino Médio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou nesta sexta-feira que o governo federal vai criar um programa de bolsas para incentivar que alunos fiquem no Ensino Médio. De acordo com o chefe do Executivo, atualmente os adolescentes não veem "utilidade" na escola.

O Globo

Senado discute oferta de merenda escolar em férias e fins de semana a estudantes da rede pública

O Senado discute um projeto de lei que visa garantir aos estudantes da rede pública merenda escolar durante as férias e nos fins de semana. A proposta, que tramita na Comissão de Assuntos Econômicos, pretende combater a situação de insegurança alimentar vivida por 13,7 milhões de crianças no Brasil. Os dados são do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) referentes a 2021, ano mais recente do levantamento.

R7

Estatística, pesquisas e estudos

Censo 2022: Brasil tem o menor número de crianças da História, desafio é melhorar educação

São 5,8 milhões a menos de brasileiros na faixa etária de 0 a 14 anos em relação a 1980. Eles são menos de 20% da população brasileira agora
O desafio do Brasil será melhorar a educação dessas crianças e adolescentes. Os dados mais recentes de outro levantamento do IBGE, sobre educação, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua mostraram que, pela primeira vez, a parcela de crianças de 4 ou 5 anos fora da escola aumentou.

Extra

Brasil estreia entre 100 melhores universidades de educação do mundo

A Universidade de São Paulo (USP) aparece dona do 87° melhor curso superior nas áreas de educação, formação de professores e pesquisa acadêmica, segundo a edição 2024 do World University Ranking, organizado anualmente pela firma de pesquisa Times Higher Education e divulgada no último dia 26. Trata-se da primeira vez no Brasil entre as 100 melhores universidades na categoria educação.

GQ

Avaliação

Enem 2023: com críticas a distância de locais de prova, exame deste ano tem 15% mais candidatos e 13% menos salas

O Enem 2023 tem mais candidatos e menos locais de prova em relação a 2022. No ano passado, foram 3,39 milhões de candidatos, 11 mil locais de aplicação e 153 mil salas. Na edição atual, são 3,93 milhões de inscritos, distribuídos em 9 mil locais de prova e 132 mil salas. Isso significa que houve um aumento de 15% no número de alunos — uma conquista depois de dois anos seguidos com recordes negativos de participação —, mas 13% menos salas de aula para aplicação.

O Globo

Ministro da Educação pode ser convocado na Câmara devido a distâncias de locais do Enem

Folha de São Paulo

Violência

Inteligência artificial é aposta para prevenir ataques a escolas

Diante da recente onda de ataques a escolas, a necessidade urgente de prevenir esses crimes ganha destaque. Com isso, um novo centro de pesquisa vai usar inteligência artificial (IA) para melhorar a segurança pública.
Com a maioria desses atos sendo planejados e até mesmo anunciados em redes sociais, o uso da IA, em conjunto com a análise de dados, surge como uma ferramenta promissora na prevenção dessas tragédias.

Olhar Digital

Detector e novas leis: ações de outros países para evitar ataque em escolas

Uol

Ensino Superior

Estudantes processam USP após ameaça de reprovação de grevistas

Alunos da USP entraram com uma ação judicial nesta sexta-feira (27) contra a universidade após a reitoria decidir não abonar as faltas durante o período de greve. Segundo os estudantes, a resolução representa uma represália pela greve e abre margem para a reprovação em massa dos participantes dos atos.

iG

Com 6,9% de ausentes, vestibular da Unicamp 2024 tem menor abstenção em dez anos

A 1ª fase do vestibular da Unicamp 2024, realizada neste domingo (29), teve o menor índice de abstenção em dez anos, divulgou a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). Segundo a instituição, 6,9% dos estudantes inscritos não compareceram. No ano anterior, o percentual foi de 8,1%. Em números absolutos, dos 64.706 inscritos, 4.465 não compareceram.

g1

Primeira fase da Unicamp exigiu leitura atenta, raciocínio lógico e atualidades, analisam cursinhos

g1

Primeira fase da Unicamp exigiu atualidades e boa leitura de candidatos, dizem professores

Folha de São Paulo

Polêmicas

Conae: MEC quer fim de escolas militares e ideologia de gênero

A agenda ideológica do governo Lula para a educação já está se concretizando, como mostra o documento que servirá de base para as discussões da Conferência Nacional de Educação (Conae), a ser realizada em janeiro. Promoção da ideologia de gênero, freio no avanço da educação domiciliar e oposição ao agronegócio em sala de aula são alguns dos inúmeros pontos dispostos no material que foi divulgado pela Presidência da República e o MEC na última quarta-feira (18).

Gazeta do Povo