No pós-pandemia, escola paulista implantou um ambiente para cuidar do bem-estar emocional dos alunos
Ainda é difícil contabilizar os danos trazidos pela crise sanitária da Covid-19 no contexto da saúde mental. Sofreram tanto os adultos que tiveram de adaptar-se a novos modelos de trabalho, sob a insegurança do desemprego e da própria crise sanitária; quanto crianças e adolescentes, forçados a se afastar de amigos e colegas, expondo-se demasiadamente às telas e à internet, e sujeitando-se a um novo contexto de convivência familiar.
No caminho de volta à normalidade, todos que a pandemia feriu precisaram lidar com suas cicatrizes. Para os mais jovens, porém, conviver com as sequelas pode ser um desafio mais assustador.
Imagine a cena: uma professora entra em sala de aula fantasiada, investindo na dramaturgia e na linguagem corporal para envolver seus alunos enquanto conta uma história em inglês. Tudo isso com o apoio de um painel interativo, para tornar esse momento ainda mais lúdico.
É dessa forma que muitos docentes aplicam uma metodologia conhecida como storytelling em suas aulas. Define-se o conceito pela habilidade de contar histórias, criando uma narrativa envolvente para estimular o aprendizado de maneira atrativa e eficaz. Essa prática pode ser uma aliada poderosa no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa.
A escolha da profissão ficou mais fácil para cerca de 7 mil jovens que participaram da Jornada do Futuro, idealizada pela FutureMe, principal solução de orientação profissional para escolas públicas e privadas do Brasil. Por meio de um jogo de tabuleiro digital, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar diversas atividades que auxiliaram na decisão de qual carreira seguir.
Escolas ExponenciaisAtaques a tiros nas escolas brasileiras nos últimos anos põem em xeque o papel do professor em criar (e proteger) cidadãos para o futuro. Mas valorizar esses profissionais passa por livrá-los dos estereótipos, entre os quais muitas vezes se alternam até na cobertura jornalística, de heróis ou vítimas, dizem especialistas em educação.
ValorO Senado aprovou o projeto que estabelece mudanças na Lei de Cotas. Confira o que fica diferente.
O Senado Federal sancionou, no dia 24 de outubro, a nova Lei de Cotas nas universidades. O projeto é de autoria da deputada Maria do Rosário e a relatoria no Senado foi responsabilidade do senador Paulo Paim.
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou, nesta terça-feira (31), que os cursos de licenciatura serão avaliados anualmente, a partir de 2024, pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
EBCEntre as atribuições desse profissional está o auxílio ao estudante com deficiência em atividades de alimentação, higiene e locomoção
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (31) projeto de lei que torna obrigatória a oferta do profissional de apoio escolar a estudantes da educação especial. A proposta será enviada ao Senado.
O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, anunciou, nesta terça-feira (31), em Brasília, durante a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022, que enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei (PL) para criação de uma agência reguladora do ensino superior público e privado, no Brasil.
EBCOs cursos de graduação presenciais e das universidades públicas tiveram desempenho melhor no Enade 2022 do que aqueles ofertados à distância e ligados a faculdades privadas… - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2023/10/31/resultados-enade-2022.htm?cmpid=copiaecola
UolSaiba quais são as características das pessoas que realizarão o exame em 5 e 12 de novembro. Veja os dados nacionais e por unidade da Federação
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 será realizado, nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o Brasil. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas para mais de 3,9 milhões de pessoas. O avanço no número de inscrições é de 13,1%, em relação a 2022, quando foram 3.476.226; e de 14,2%, em relação a 2021, que teve 3.444.171 inscritos. Ao todo, são 9.399 locais de prova e 132.456 salas de aplicação, em 1.750 municípios, nas 27 unidades da Federação.
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou nesta terça-feira (31) que os erros em locais de prova no Enem foram da empresa contratada para aplicar o exame.
O governo já havia confirmado que cerca de 50 mil inscritos no Enem 2023 foram alocados em lugares distantes das suas casas e terão a oportunidade de fazer as provas em outra data.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou medidas que serão implementadas com o objetivo de aperfeiçoar a avaliação da educação superior, com o aprimoramento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a definição de indicadores mais precisos, e a revisão dos instrumentos de avaliação in loco dos cursos e das instituições. As iniciativas foram anunciadas durante a coletiva de imprensa para divulgação dos resultados do Enade 2022, nesta terça-feira, 31 de outubro.
MECO Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, recebeu nesta terça-feira, 31 de outubro, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) “Prevenção e enfrentamento da violência nas escolas”. Durante o encontro, o GTI, que é coordenado pelo MEC, apresentou o Sumário Executivo que detalha as ações do grupo nos últimos 180 dias. A reunião marca o encerramento das atividades do GTI, instituído pelo Decreto n. 11.469, de 5 de abril de 2023.
(...) Após ser apresentado para o Ministro Camilo Santana, o documento segue para ajustes finais e preparação para ser divulgado para a sociedade, em coletiva de imprensa, em data a ser divulgada, em breve.
Um grupo de estudantes de diferentes cursos da Universidade de São Paulo ocupam desde 26 de outubro os blocos K e L do Conjunto Residencial da instituição, atualmente utilizados como parte do prédio administrativo. O apoio à ocupação foi aprovado em assembleia-geral realizada com a presença da diretoria do DCE.
Carta CapitalEm audiência realizada nesta segunda-feira (30) pela Comissão de Educação da Câmara do Deputados, profissionais e especialistas em educação denunciaram um ambiente de perseguição a professores, causado pela radicalização política vivida no País.
(...) Os debatedores denunciaram ainda que as perseguições contra professores são, muitas vezes, movidas por parlamentares federais, estaduais e municipais. Para a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), são necessárias providências para garantir que o papel de fiscalização dos legisladores fique dentro da lei.
ONGs e associações que lideram a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 elaboraram um documento de referência que sugere a inclusão da educação ambiental e a "valorização da diversidade, equidade e justiça social" como critérios para avaliar a qualidade das escolas brasileiras.
Gazeta do PovoUm professor de história do Colégio Anchieta, escola tradicional de Porto Alegre, administrada por jesuítas, tentou convencer alunos do 9º ano do ensino fundamental que o Hamas não seria um grupo terrorista, mas apenas “um grupo político”, em aula realizada nesta segunda-feira (30). Uma das alunas gravou as manifestações do professor e a reação dos seus colegas em um vídeo de quarenta minutos. A instituição, procurada, ainda não se manifestou.
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