Notícias de Educação - 06/nov/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: ENEM

Enem 2023 é aplicado neste domingo a quase 4 milhões de candidatos

Primeiro dia de provas tem questões de linguagens, ciências humanas e a redação; portões são fechados às 13h, conforme horário de Brasília
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começa a ser aplicado neste domingo, 5, em todo o País. Ao todo, 3,9 milhões de candidatos estão inscritos para fazer a prova que se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. 

Terra

Balanço preliminar: 71,9% comparecem ao 1º dia do Enem 2023

Inep

Primeiro dia do Enem 2023 tem abstenção de 28,1% e 4.293 eliminados

Folha de São Paulo

Enem: PF é acionada após imagens da prova circularem nas redes sociais na tarde deste domingo

Terra

Ministro afasta possibilidade de anular Enem após vazamento de imagem da prova

Terra

Tema da redação do Enem 2023: o trabalho invisível das mulheres no Brasil

Terra

Taylor Swift e Barbie: candidatos contam o que citaram na redação do Enem

Estado de Minas

Enem tem questões sobre racismo, ditadura, Simone Biles e Israel; veja temas

Terra

Enem 2023: 1° dia aborda racismo, cântico da torcida do Fluminense, Palestina, Jetsons e ditadura militar

g1

Após três anos, Enem volta a ter questões que abordam a ditadura militar

Uol

Primeira prova do Enem teve menos imagens, mais textos e nível de dificuldade médio

R7

Gabarito Enem 2023: veja respostas extraoficiais das questões do 1º dia de prova

g1

Alunos prejudicados por chuvas poderão fazer Enem em dezembro

EBC

Prisões, 'vias de fato', falta de luz, ponto eletrônico: as ocorrências registradas no 1º dia do Enem 2023

O Globo

Enem 2023: confira um resumo sobre o primeiro dia de provas no Brasil

Correio Braziliense

O que fazer se perdi o primeiro dia de prova do Enem?

Folha de São Paulo

Enem de 2023 tem 370 mil inscritos com mais de 30 anos: 'A gente tem que correr atrás dos nossos sonhos', diz candidata de 51

Inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são, majoritariamente, jovens entre 17 e 20 anos. No entanto, a prova, que é a porta de entrada para a maioria das instituições de ensino superior no país, tem visto a idade dos candidatos aumentar ao longo dos anos. Em 2023, 9,4% dos concorrentes — cerca de 370 mil pessoas — estão acima dos 30 anos, aproximadamente 90 mil pessoas a mais que no ano passado. Mostrando que a busca por conhecimento não tem limites, nesta edição, há 9,4 mil participantes que têm mais de 60 anos.

O Globo

Qual o perfil dos estudantes que vão fazer o Enem 2023? Maioria é mulher e tem 17 anos; veja curiosidades

g1

Enem 2023: Inscrição dos mais pobres é a que mais sobe após recordes negativos no número de candidatos

O Globo

Enem 2023: sob Lula, total de inscritos cresce, mas ainda faltam incentivos para ensino superior voltar a atrair, dizem analistas

O Globo

Lula fala em fim de taxa de inscrição do Enem para atrair jovens

Correio Braziliense

Dentro da Escola

3 caminhos para ensinar sobre as mudanças do clima

A Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) recomendam a professores abordarem a crise climática em sala de aula. A tarefa, no entanto, não é trivial.
Há uma linha tênue entre explicar a situação e acabar criando pânico generalizado ou um sentimento de derrota, gatilho para a inação. Para enfrentar esse desafio, existem algumas ferramentas que podem ajudar, adaptáveis para diferentes faixas etárias.

Nexo

Tecnologia e criatividade: uma combinação perfeita?

O incentivo à criatividade depende de um ambiente adequado e de propostas pedagógicas que tenham o estímulo à criação em vista. Com o avanço da tecnologia e o aumento no número de ferramentas digitais disponíveis, possibilitar que os alunos sejam ainda mais criativos com o apoio da cultura digital parece ser um caminho relativamente óbvio.

Porvir

Neurociência na Educação potencializa aprendizagem em sala de aula

A neurociência tem avançado no mundo e, consequentemente, no Brasil, permitindo a compreensão da relação entre o funcionamento cerebral e a aprendizagem. É pelo estudo do sistema nervoso e de suas funcionalidades que os educadores conseguem potencializar estratégias pedagógicas inovadoras, implementando práticas de estudo mais eficientes. No Brasil, os estudos dessa ramificação da ciência surgiram por volta de 1940, com a realização de pesquisas dentro das universidades.

Escolas Exponenciais

Educação emocional pode melhorar conduta e reduzir hiperatividade

Saber identificar e expressar sentimentos é uma habilidade que deveria ser ensinada desde a infância — e faz muito bem à saúde da criançada. É o que mostra uma pesquisa brasileira que adaptou um programa de educação desenvolvido pela Universidade Harvard, nos EUA, para a realidade do país.

Veja

Projetos

Plataforma brasileira de ensino infantil é destaque em evento mundial de inovação; conheça

Uma plataforma de ensino desenvolvida em Indaiatuba (SP), em que os alunos participam ativamente de todo processo de criação, foi selecionada entre as 100 empresas com propostas mais inovadoras no campo do ensino infantil durante o encontro mundial "HundrED Innovation Summit 2023", ocorrido na Finlândia.

g1

Tecnologia

Falta de curso específico limita uso de tecnologia em sala de aula

(...) Dados recentes da pesquisa TIC Educação revelam que 94% das escolas de ensino fundamental e médio possuem acesso à internet. No entanto, mesmo com esse avanço tecnológico, ainda persiste alguma resistência ao uso das tecnologias digitais por parte de alguns professores.
De acordo com o estudo, 61% dos estudantes mencionam que a proibição do uso de celular é um dos principais motivos para não utilizarem a internet na escola, e 64% apontam que os professores não usam a internet em atividades educacionais.

Escolas Exponenciais

Gestão

Governo investirá R$ 6,2 bi para retomada de obras da educação

Nesta quarta-feira, 1º de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma nova lei que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas e Paralisadas da Educação Básica. Oriunda do Projeto de Lei nº 4.172/2023, a iniciativa prevê a retomada e a conclusão de 5.662 obras na área da educação, com um investimento de R$ 6,2 bilhões, abrangendo obras de escolas de educação infantil, ensino fundamental e profissionalizante, bem como reformas e ampliações de estruturas educacionais, além de quadras e coberturas de quadras esportivas em todo o país.

MEC

Profissionais da Educação

O que separa um bom de um mau professor?

Profissão não é dom e requer compromisso com sua função social, que incluiu formação de indivíduos conscientes de seus direitos e da responsabilidade que carregam para buscar uma sociedade mais justa e igualitária.
(...) É senso comum, já ouvimos e/ou reproduzimos, que existem bons e maus profissionais em todas as áreas e, isso inclui obviamente, professores e professoras. No entanto, que critérios podemos utilizar para estabelecer o diagnóstico que separe um bom ou de um mau professor? A resposta para essa questão não é simples e, muito mudou ao longo do tempo.

DW

Incentivo para atração de professores volta à pauta da CE

A criação da Política Nacional de Incentivos e Benefícios a Futuros Docentes da Educação Básica está na pauta da reunião da Comissão de Educação (CE) na terça-feira (7), às 10h. O objetivo do programa é atrair estudantes de graduação para a carreira de professor (PL 3.824/2023). 

Senado

Servidores do Inep fazem ato por melhoria na carreira às vésperas do Enem 2023

Às vésperas do início do Enem 2023, servidores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que realiza a prova, fizeram nesta sexta-feira (3) um ato na Esplanada dos Ministérios exigindo valorização da categoria.

Folha de São Paulo

Faltam 15 mil professores efetivos nas escolas do DF, estima CLDF

Enquanto aprovados no último concurso para professor de carreira na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) aguardam serem convocados para tomar posse, escolas de educação básica sofrem com a falta de professores.

Correio Braziliense

Inclusão

Sem vaga na escola, criança é alfabetizada por ONG na periferia de Maceió

(...) Infelizmente, o caso de Laura não é isolado. Estimativas da Organização Todos Pela Educação, baseadas no Censo Escolar 2022, mostram que cerca de 180 mil crianças estão fora da pré-escola. Em grande parte, as razões são falta de vagas, de transporte e até por opção dos pais, que não veem a escola como um lugar seguro ou acreditam que os filhos estejam muito pequenos para aprender.

Uol

Desigualdade racial em número de matrículas volta a subir no ensino superior

Queda dificulta ascensão no mercado de trabalho, em que negros são maioria entre 20% com menores salários
(...) Histórias como a de Silvério têm se tornado mais frequentes em anos recentes, com o aumento da presença de estudantes que pretos e pardos nas universidades brasileiras, mas dados do livro "Números da Discriminação Racial" apontam que a desigualdade entre negros e brancos matriculados parou de cair e chegou a ter um leve aumento em 2021.

Folha de São Paulo

Questões Econômicas

Lula sanciona lei para que alunos renegociem dívidas do Fies com desconto

O presidente Lula (PT) sancionou hoje uma lei que permite o refinanciamento de dívidas do Fies. Quem assinou contrato com o Fies até o fim de 2017 ou que tem débitos vencidos até 30 de junho de 2023 pode renegociar a dívida. Os descontos chegam a 100% dos juros e multas, informou o ministro da Educação, Camilo Santana.

Uol

300 mil pessoas que estão no CadÚnico poderão renegociar dívida do Fies, diz MEC

g1

Importante não é a dívida, mas estudar, diz Lula sobre Fies

Poder 360

Nova distribuição do salário-educação beneficia cidades menos favorecidas

Os novos critérios de distribuição dos recursos das cotas do salário-educação para os municípios, a partir do ano que vem, vão beneficiar os municípios pequenos – principalmente, os mais pobres. A avaliação é do consultor de orçamento César Lima e do professor de Políticas Públicas do Ibmec Brasília, Eduardo Galvão.
Segundo os dois especialistas, a nova regra – que foi decidida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – será boa porque vai diminuir a desigualdade na distribuição do dinheiro da educação básica.

Brasil 61

Mais de 500 cidades têm suspeita de erros que podem distorcer divisão de verba da educação

Dados do Censo Escolar são utilizados para distribuir recursos do Fundeb entre todas as cidades brasileiras
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) mapeou 520 municípios com possíveis erros nos dados do Censo Escolar, o que pode comprometer o cálculo da distribuição dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). O número representa 9,3% dos municípios brasileiros.

Folha de São Paulo

SP desviou R$ 40 bi da Educação para bancar aposentadorias em 5 anos

O governo de São Paulo deixou de aplicar quase R$ 40 bilhões na Educação paulista nos últimos cinco anos para bancar os pagamentos de aposentadorias. O valor calculado pelo Metrópoles corresponde ao montante que foi retirado da verba destinada à manutenção e ao desenvolvimento do ensino público para cobrir o déficit da previdência de servidores da educação, entre os anos de 2018 e 2022. A soma final foi corrigida pela inflação no período.

Metrópoles

Escolas particulares do RS terão reajuste médio de 8,6% em 2024, aponta sindicato

O reajuste médio das mensalidades de escolas particulares de Educação Básica no Rio Grande do Sul deve ficar em torno de 8,6% em 2024. O dado resulta de pesquisa, divulgada ontem pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do RS (Sinepe/RS). O levantamento da entidade teve a participação de 87, das 330 instituições de ensino associadas.

Correio do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Inep e IBGE estudam compartilhar dados para promover pesquisas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciaram tratativas para promover o compartilhamento de dados entre as duas instituições. Os presidentes do Inep, Manuel Palacios, e do IBGE, Marcio Pochmann, reuniram-se, nesta quarta-feira, 1º de novembro, para avaliar recortes específicos da parceria.
O objetivo é que bases de teor educacional, produzidas pelo Inep, e demográficas, elaboradas pelo IBGE, sejam trabalhadas de forma complementar, no sentido de subsidiar políticas públicas, especialmente no âmbito da educação.

Inep

Avaliação

Apenas 5,5% dos cursos superiores atingem a nota máxima no Enade 2022

No ano passado, apenas 5,5% dos cursos superiores atingiram a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Dos quase 10 mil cursos avaliados, 487 apresentaram conceito 5. Outros 1.800 conseguiram nota 4, que indica bom desempenho. Por outro lado, 2.600 tiveram nota 1 ou 2, as mais baixas.

Desafios da Educação

Direito 'não passa' no Enade e MEC quer criar uma agência para cuidar das faculdades

R7

Policiais e jurídicas

Polícia investiga vazamento de montagens com nudes de alunas em colégio do Rio

A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um inquérito para apurar a conduta de estudantes do Colégio Santo Agostinho, na Barra da Tijuca, que teriam criado montagens com nudes de alunas e compartilhado as imagens em aplicativos de mensagens.
suspeita é que os estudantes envolvidos, do 7º ao 9º anos da instituição, tenham utilizado inteligência artificial para “remover” as roupas das colegas, a partir de fotos publicadas por elas nas redes sociais. Ao menos 20 jovens teriam sido expostas.

Carta Capital

Polícia Civil do Rio identifica parte dos jovens que criaram nudes falsos de alunas de colégio

O Estado de São Paulo

‘Nunca vão saber o trauma que causaram’, diz aluna vítima de nudes falsos em colégio no Rio

O Estado de São Paulo

Empresa vende relatórios de escolas no Enem com dados obtidos em sala de acesso restrito do MEC

(...) O professor da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Direito Comercial, Carlos Portugal Golvêa, diz que a Constituição Federal protege os dados pessoais e que a LGPD permite o uso desde que em órgãos de pesquisa públicos ou sem fins lucrativos. Para ele, a divulgação e venda dos dados pela AIO é “totalmente ilegal” e as escolas podem ser indenizadas por isso.
Para ex-presidente do Inep e presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), Maria Helena Guimarães de Castro, o órgão do MEC deveria criar protocolos que não permitam a comercialização das informações.

O Estado de São Paulo

Violência

MEC apresenta 13 medidas para combater ataques a escolas do Brasil

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira (3) um relatório com 13 medidas para o governo federal prevenir e combater ataques a escolas. Além das ações, a pasta também aponta possíveis causas para o problema e cita, entre elas, o acesso da população a armas de fogo e o extremismo.

Gazeta do Povo

Brasileiros decidem voltar após maus-tratos a filhos em escolas de Portugal

Pais e mães brasileiros que se mudaram para Portugal para dar aos filhos educação de qualidade têm encontrado uma rotina de abusos verbais, violência física e maus-tratos nas escolas de lá.
As histórias reunidas nesta reportagem não são apenas registros de diferenças culturais. Envolvem crianças amarradas a cadeiras, professores ameaçando alunos com golpes de régua na cabeça e agressões entre estudantes, sem que a direção das escolas proteja os jovens… - Veja mais em https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2023/11/01/os-castigos-e-maus-tratos-a-brasileiros-nas-escolas-de-portugal.htm?cmpid=copiaecola

Uol

EAD

Instituições públicas de educação do Rio reivindicam encontro com governador e MEC para regularizar situação do Cederj

O Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj) publicou, nesta sexta-feira (3), nota em que manifesta o desejo de encontro urgente com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e com o Ministério da Educação (MEC). Em pauta, a necessidade de ajustes no Consórcio Cederj, por meio do qual são ofertados cursos de graduação gratuitos na modalidade Educação a Distância.

Uerj

Técnico e Profissionalizante

Secretário de educação do PR diz que novo ensino médio pode acabar com cursos técnicos

O secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, tenta convencer deputados a alterar o projeto de lei do novo ensino médio encaminhado pelo governo Lula (PT) ao Congresso. Ele defende que a carga horária obrigatória das matérias tradicionais, como português e matemática, seja mais flexível para os cursos técnicos e profissionalizantes.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Greve na USP: estudantes da EACH, última unidade parada, anunciam fim da paralisação estudantil

Em assembleia na quarta-feira, 1º, ficou decidido que o retorno das aulas está previsto para quarta-feira, 8; nova reunião, no entanto, está marcada para terça-feira, 7
Iniciada pelos universitários há seis semanas, a greve da Universidade de São Paulo (USP) chegou ao fim na quarta-feira, 1º. Os estudantes dos cursos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), última unidade estudantil ainda paralisada, decidiu, em assembleia, encerrar o movimento. "Em votação na assembleia estudantil da EACH, foi decidido pela finalização da greve estudantil", disseram.

Terra

Greve de alunos da USP é encerrada após seis semanas

g1

Opinião

"A revolução na educação não é da ordem instrumental, a revolução está no ser humano"

A gente não ensina o que sabe. A gente ensina o que é. Repito isso como um mantra. Pelo meu filho e por todas as crianças e professores que impacto. Tenho rodado o país inteiro dialogando com famílias, com diretoras de escolas, coordenadoras e alguns milhares de professores também. Tenho visitado outras centenas de escolas e, cada vez mais, tenho certeza de que estamos vivendo o começo de uma revolução na educação.

Crescer

3 elementos para evitar o bullying, o racismo e a agressividade nas escolas

(...) As escolas, de um modo geral, têm lidado com episódios frequentes de agressividade entre os estudantes, o que tem deixado educadores e gestores bastante preocupados e reflexivos quanto a que práticas implementar para reduzir, intervir e prevenir esses episódios. Há três elementos que me parecem fundamentais para lidarmos com essas questões.

Uol

Eventos

Conferências estaduais da Conae 2024 ocorrerão de 6 a 19/11

A etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 ocorrerá de 6 a 19 de novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os encontros serão organizados e coordenados pelos respectivos Fóruns Estaduais de Educação (FEEs) e, no caso do Distrito Federal, pelo Fórum Distrital de Educação (FDE). As conferências estaduais seguirão as Orientações para a Organização das Etapas Preparatórias da Conae 2024 e contarão com a contribuição dos municípios, por meio dos delegados eleitos na etapa municipal, encerrada no dia 29 de outubro.

MEC

Escolas públicas do Ceará e de Minas ganham prêmio internacional

Prêmio Melhores Escolas do Mundo foi criado no ano passado
Duas escolas públicas brasileiras estão entre as vencedoras do prêmio internacional Melhores Escolas do Mundo 2023. A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (MTI) Joaquim Bastos Gonçalves, situada Carnaubal (CE), foi agraciada na categoria “Apoiando Vidas Saudáveis”. Já a Escola Municipal Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte, ganhou o Prêmio Escolha da Comunidade.

EBC

Duas das melhores escolas do mundo estão no Brasil. E são públicas

Porvir

Escolas em Jerusalém, Brasil e Índia estão entre as melhores do mundo em prêmio

Terra

Negócios

Justiça determina despejo de escola do Grupo Vitamina em SP por atraso no aluguel

OUTRO LADO: no processo, grupo chileno de educação argumentou que foi afetado por inadimplência na pandemia; cabe recurso
A 11º Vara Civil do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou o despejo da escola Amor Perfeito, do crupo chileno de educação infantil Vitamina, do imóvel em que funciona, em Perdizes, zona oeste de São Paulo. Cabe recurso.

Folha de São Paulo

Polêmicas

Aluna grava parte da aula e afastamento de professor do Colégio Anchieta gera debate sobre perseguição ideológica

No dia 30 de outubro, uma estudante do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Anchieta, em Porto Alegre, gravou parte de uma aula de História sobre o conflito entre Israel e o Hamas. O vídeo viralizou nas redes sociais, levando à suspensão do professor da instituição. Esse incidente suscitou debates sobre perseguição ideológica no ambiente educacional, um tema que tem ganhado destaque à medida que controvérsias políticas se tornam mais presentes em sala de aula.

Terra