Notícias de Educação - 09/nov/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Como lidar com o excesso de notícias difíceis na escola

(...) Em tempos como os atuais, nos quais vivenciamos crises climáticas e extremismos nas escolas, guerras civis e crises humanitárias, sem contar a violência cotidiana, como abordar esses assuntos em sala de aula sem fugir da realidade, mas sem causar pânico?

Porvir

Inclusão

Ministério da Igualdade Racial destina R$ 1,9 milhão para bolsas do CNPq

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) anunciou, nesta quarta-feira (8/11), a destinação de R$ 1,9 milhão para 259 bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto beneficia estudantes negros de universidades públicas do Brasil.

Correio Braziliense

Leis e políticas

Comissão aprova inclusão de mudança climática e biodiversidade em educação ambiental

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que inclui na Lei da Política Nacional de Educação Ambiental temas relacionados às mudanças climáticas e à proteção da biodiversidade.  
O projeto foi analisado em caráter conclusivo e, portanto, poderá seguir para o Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara. 

Câmara

Governo do RS encaminha cinco projetos para Educação à Assembleia Legislativa

(...) O governador Eduardo Leite destacou uma série de medidas tomadas pelo Estado na gestão atual e passada, com o intuito de aprimorar a educação gaúcha, como o piso do magistério, a ampliação dos recursos para merenda e transportes, o investimento em obras de infraestrutura e a reforma de escolas. Ele destacou que, com as mudanças encaminhadas à Assembleia, a ideia é focar na governança.

Correio do Povo

Avaliação

Professores admitem dúvida em questão do Enem após Caetano discordar do gabarito

Em vídeo, cantor disse que haveria mais de uma resposta certa na pergunta, que fazia referência a duas de suas músicas
O primeiro dia de Enem, com as disciplinas de Linguagens e Ciências Humanas, exige dos candidatos a habilidade de interpretar textos. Neste ano, o gabarito de uma questão, que teve como objetivo analisar duas músicas de Caetano Veloso, gerou polêmica entre os alunos nas redes sociais e até recebeu uma resposta do próprio artista. Para os professores, a alternativa divulgada na correção do exame é correta, mas não deixou de gerar dúvida.

O Globo

Saúde & Educação

Estudo mapeia estratégias educacionais para futuras pandemias

Pesquisa cruzou experiências escolares no Brasil, Chile, França e Guiana Francesa; dados nacionais mostram ES e CE como melhores exemplos
Coordenação entre as três esferas de governo, ampliação de acesso à internet, desenvolvimento de materiais didáticos estruturados em plataformas digitais e até medidas de garantia da segurança alimentar da comunidade escolar. Essas são algumas das estratégias que devem fazer parte de um plano educacional emergencial no advento de uma nova pandemia —o que alguns cientistas dizer ser mera questão de tempo.

Folha de São Paulo

Opinião

EaD está acabando com as universidades - e todo mundo finge não ver

"Educação não é mercadoria", diz o grito de guerra tradicional das manifestações estudantis. Embora cheio de nobres propósitos, o protesto mira no passado. Para a maioria da população, a única educação disponível é a mercantilizada —e mercadoria das mais chinfrins disponíveis.

Uol

Eventos

Brasil e Colômbia assumem compromissos pela educação

Os Ministros da Educação do Brasil e da Colômbia, Camilo Santana e Aurora Vergara Figueroa, reunidos na 42ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), assumiram uma série de compromissos entre os dois países para promoverem a pré-escola, o ensino fundamental, o ensino médio, a educação superior, a diversidade linguística e o bilinguismo. A formalização do compromisso ocorreu nesta quarta-feira, 8 de novembro, em Paris (França).

MEC

Política partidária

Santa Catarina retira de escolas livros sobre regimes autoritários e nazismo; secretaria alega ‘redistribuição’

Ao todo, nove obras devem ser retiradas de circulação das escolas estaduais
A Secretaria de Educação de Santa Catarina determinou nesta terça-feira 7 que nove livros seja retirados de escolas de Florianópolis e armazenados em “local não acessível à comunidade escolar”. Entre as obras, estão livros como “Laranja Mecânica”, que aborda regimes autoritários e “O Diário do Diabo”, crítico a Alfred Rosenberg, figura importante do círculo íntimo de Adolf Hitler. O livro “A Química Entre Nós”, que retrata um romance entre duas adolescentes também integra a lista.

Carta Capital

Entenda o caso dos “livros proibidos” pela Educação em SC

NSC

Polêmicas

Inep diz que não vai anular questões do Enem nem mudar formato para elaborar a prova

Frente Parlamentar do Agronegócio pediu a anulação de três perguntas do exame
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, refutou nesta quarta-feira, 8, a possibilidade de que itens acusados de ter viés ideológico sejam anulados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Palácios disse ainda que o órgão pretende lançar novo edital para selecionar elaboradores de perguntas, mas descartou ajustes no modelo de escolha. O formato tem sido questionado pela maneira como abordou o agronegócio e a competitividade econômica, o que levou a uma onda de críticas.

O Estado de São Paulo

Resposta certa não depende de visão de mundo, diz presidente do Inep

Poder 360

Comissões da Câmara e do Senado aprovam audiência sobre Enem com ministro da Educação

g1

86% das questões do Enem criticado pela direita foram feitas sob Bolsonaro

Folha de São Paulo

(Opinião) O ENEM, o agro e a polarização

Veja