Notícias de Educação - 17/nov/2023

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Dentro da Escola

Por que a gestão escolar deve apoiar o uso de laboratórios e espaços criativos

No Brasil, ainda predominam o currículo e as aulas de ciências presas a aulas expositivas e reprodução de exercícios. Embora os conceitos de pensamento científico e letramento científico estejam presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), há um grande abismo entre este documento e realidade das salas de aula, dos materiais didáticos e das avaliações externas. Além disso, parece que existe uma trincheira no qual professores de ciências se protegem nos conteúdos e nos modelos tradicionais.

Porvir

Gestão

Escolas de SP terão menos artes e mais matemática e português

O novo currículo das escolas da rede paulista, ao qual a Folha teve acesso com exclusividade, tem menos aulas de artes e mais de português e de matemática. As matérias eletivas, que até este ano podiam ser criadas com autonomia pelas escolas, acabam, e entram aulas de recuperação e de preparo para o vestibular.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Estudo mostra desafios da educação infantil brasileira

O estudo Qualidade da oferta da Educação Infantil no Brasil: análise do Saeb 2021, divulgado nesta quinta-feira (16), chegou à constatação de que a qualidade da infraestrutura das escolas (creches) para crianças de 0 a 3 anos e da educação infantil de 4 a 5 anos de idade, apresenta muitos desafios em todo o Brasil. Essa foi a primeira coleta de dados em larga escala efetuada nas escolas para essas faixas etárias, com base em informações do Censo Escolar 2022 e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) da Educação Infantil, de 2021.

EBC

Avaliação

Estudantes do Instituto Federal de São Paulo terão que viajar até 600 quilômetros para fazer Provão Paulista

Cerca de 3.500 estudantes do ensino médio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) podem ficar de fora do Provão Paulista porque foram alocados a centenas de quilômetros do local de provas. Alunos de escola pública que vivem e estudam em 37 campi diferentes por todo o território paulista, eles foram todos direcionados pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (Seduc-SP) para locais de prova na capital.

g1

Violência

PMs agridem alunos e 'apagam' cigarro em jovem em SP, dizem testemunhas

Pais de alunos e funcionários de uma escola municipal no bairro do Jabaquara, zona sul de São Paulo, afirmam que policiais militares agrediram estudantes perto do portão da instituição de ensino. A SSP diz investigar… - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2023/11/17/policiais-militares-violencia-alunos-escola-sp.htm?cmpid=copiaecola

Uol

Saúde & Educação

Calor leva Universidade Federal do Mato Grosso a suspender aulas presenciais

A onda de calor que atinge várias regiões brasileiras levou a UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) a suspender as atividades presenciais nesta quinta (16) e sexta (17) nos campi de Cuiabá, Araguaia, Sinop e Várzea Grande. Segundo a direção da universidade, a decisão visa preservar a saúde e o bem-estar de alunos, professores e funcionários e foi baseada em dados científicos.

Folha de São Paulo

Polêmicas

Educação: revisão do PNE tem debate sobre gênero e Paulo Freire

A Conferência Municipal de Curitiba, que debateu a revisão das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024-2034 na segunda (13) e terça-feira (14), foi alvo de críticas pela falta de publicidade no evento, limitação da participação de pais e pelas pautas progressistas que marcaram as discussões na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Gazeta do Povo

Enem: gabarito oficial confirma visão preconceituosa em questões sobre agronegócio e competitividade

(...) O especialista afirma que falta profundidade e conhecimento na formulação das questões. “Quando eu leio uma questão com tantos subtópicos, isso já me assusta. Vejo como isso é tratado de forma rasa e equivocada. A gente não está aqui para esconder nenhum problema, a gente tem problemas, mas a forma como os assuntos são tratados é muito superficial. É lógico que as respostas vão ser rasas, as perguntas vão estar repletas de desconhecimento da nossa realidade”.

O Estado de São Paulo