Enquanto as escolas forem pensadas e lideradas apenas por pessoas brancas, a equidade racial continuará sendo uma realidade distante. Essa é a principal conclusão encontrada por Sonya Douglass Horsford, professora da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, e fundadora do centro de pesquisa Black Education.
Para ela, o ponto fundamental das ações que trouxeram resultados bem-sucedidos na busca pela equidade racial é conseguir fazer os alunos negros se sentirem mais identificados com a escola. Entre as medidas estão conversas sobre raça e representação na sociedade que levaram a mudanças na forma de dar aula.
O número de ingressos na educação superior federal por meio de ações afirmativas aumentou 167% em dez anos. O salto se deve, em sua maior parte, à Lei de Cotas promulgada em 2012. Naquele ano, 40.661 alunos ingressaram em cursos de graduação em virtude de políticas dessa natureza. Já o Censo da Educação Superior 2022, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revela que 108.616 estudantes usufruíram das cotas somente no último ano – essa edição da pesquisa estatística é a mais recente publicada pelo Instituto.
Inep“De que cor é a cor da literatura brasileira para a infância?” A pergunta da professora Eliane Debus, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), reflete a preocupação com a educação antirracista. A lei 10.639, de 2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares e instituiu 20 de novembro como Dia da Consciência Negra, abriu espaço para publicações infantojuvenis que abordem as relações étnico-raciais fossem introduzidas de forma mais sistemática nos currículos escolares.
PorvirEstamos vivendo a era da tecnologia. Em meio aos novos aplicativos, programas e atualizações, os cadernos perdem cada vez mais espaço para os tablets e celulares. E agora com a inteligência artificial surgem também novas formas de obter conhecimento.
SagresLá se vai o tempo em que a pandemia chacoalhou os vários escaninhos da existência humana, acelerando, no caso da sala de aula, um processo já em curso: o aprendizado passou a se dar cada vez mais com a ajuda das telas, seja a do computador, seja a do smartphone. Na clausura da quarentena, elas tiveram o mérito de manter a educação a distância, com todos os desafios e tropeços envolvidos na tarefa. Quando a vida retomou o velho normal, os celulares haviam sido alçados a um protagonismo como nunca antes. O período em que as jovens gerações se mantêm debruçadas sobre eles disparou 240%, incluindo aí os estudos, mas também uma série de atividades que transcorrem em inesgotáveis horas de navegação. Eis que escolas mundo afora esbarram agora com um dilema: como frear o vasto uso não educativo do aparelhinho que é quase uma extensão do braço e do cérebro da garotada e, em paralelo, preservá-lo no que é verdadeiramente útil ao saber?
VejaPode parecer impensável, mas um terço das escolas de educação infantil do Brasil - o que quer dizer, com alunos de 0 a 5 anos - não tem sequer um escorregador. A criança pequena aprende essencialmente brincando e parte importante desse processo é poder se movimentar ao ar livre, correr, explorar, escalar, se balançar, escorregar.
O Estado de São PauloSegundo o governo de SP, foram 28.523 registros de NCOM (não comparecimento) no estado em menos de dois meses. O governo paulista respondeu a um questionamento do MP-SP sobre as regras para exclusão de alunos criadas pelo secretário estadual da Educação, Renato Feder.
(...) Destes mais de 28 mil ausentes, apenas 1.270 (4,4%) haviam voltado à rede pública até 20 de setembro. Essa foi a data da resposta do governo aos questionamentos do MP-SP.
Mudanças da gestão Tarcísio no currículo paulista incluem também ampliação de português e matemática e extinção de matérias eletivas
Educadores consultados pela Folha elogiaram a inclusão de duas aulas semanais de recuperação na grade curricular das escolas de São Paulo, bem como a ampliação da carga horária de português e matemática, mas criticaram a redução das artes.
No fim de outubro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou a Lei nº 17.817/2023 que proíbe o ensino ou abordagem disciplinar do Holocausto a partir de perspectivas negacionistas ou revisionistas. A nova norma é válida para o Sistema de Educação Básica do Estado.
TerraO repasse de verba às universidades federais regrediu no governo de Jair Bolsonaro (PL). Em 2022, último ano da gestão dele, o valor destinado para todas as despesas nas instituições foi de R$ 53,2 bilhões, o menor registrado desde 2013.
Há um porém: de 2013 a 2022, o número de novas universidades federais no país cresceu 17%, passando de 59, naquele ano, para 69 em 2022.
Cerca de 30% dos municípios brasileiros carecem de critérios técnicos para a seleção de diretores em instituições de Educação Infantil, revela o estudo intitulado “Qualidade da oferta da Educação Infantil no Brasil: análise do Saeb 2021”, conduzido pelo Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE) da UFRJ em colaboração com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV).
Com o intuito de fornecer uma avaliação abrangente sobre a qualidade e as disparidades educacionais na Educação Infantil, o relatório apresenta análises inovadoras baseadas em dados do Censo Escolar 2022 e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para a Educação Infantil em 2021.
Estudo recente da OPEE Educação revela que para 67% dos educadores brasileiros, as consequências da tecnologia no progresso de crianças e adolescentes é desfavorável, contra 33% que acreditam ser favorável.
A pesquisa, realizada em setembro deste ano, teve como objetivo diagnosticar o cenário pedagógico e escolar no Brasil, abordando o uso da tecnologia na educação. Realizado em escolas públicas e privadas, o estudo fornece insights valiosos sobre como os educadores percebem a relação entre tecnologia e aprendizado.
Meninas que cursam o 5º ano do ensino fundamental na rede pública de educação fazem mais tarefas domésticas do que os meninos. Por volta dos 10 anos de idade, 88% delas afirmam trabalhar dentro de casa, enquanto 76% dos meninos dizem fazer o mesmo.
Levantamento feito pela Gênero e Número a partir de dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 2021, revela também que 20% dos meninos e 12% das meninas trabalham fora de casa.
A primeira fase do vestibular da Fuvest 2024 teve 8,68% de abstenção entre os 110.404 mil inscritos. A prova foi realizada neste domingo (19). Segundo balanço da instituição, foram 9.586 abstenções. Na edição passada, no vestibular de 2023, houve 13,8%.
g1(...) Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra o momento em que o adolescente vai em direção ao professor e o atinge com socos. O educador chega a cair no chão durante a agressão. O aluno também teria direcionado xingamentos ao docente e a um outro servidor da escola.
Carta CapitalEm meio às exigências diárias, é crucial compreender o impacto profundo que momentos dedicados à família têm na vida das crianças
Em meio às demandas diárias, reservar um tempo com os filhos é um desafio para muitos pais. No entanto, dedicar momentos significativos à família é fundamental para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças e dos adolescentes. O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), mostra que, ao investir nesse tempo precioso, é possível construir memórias duradouras e promover um ambiente de amor, diálogo e aprendizado mútuo.
Pelo menos 16 unidades da Federação estão sob o alerta vermelho de “grande perigo” para altas temperaturas até esta sexta-feira 17, conforme indicação do Instituto Nacional de Meteorologia.
(...) Esse problema é vivido na pele por muitos professores, educadores e estudantes em escolas sem climatização e com má ventilação, o que prejudica a aprendizagem e a convivência em sala de aula – especialmente na rede pública de ensino.
Alunos mais pobres têm maior risco de sofrer os efeitos do calor, segundo economistas do Banco Mundial
O aumento de dez dias com temperaturas acima de 25ºC no ano letivo pode levar as crianças brasileiras a perderem rendimento escolar em matemática e português. A projeção, obtida com exclusividade pela Folha, foi feita por economistas do Banco Mundial, considerando a nota média dos estudantes na Prova Brasil, principal avaliação da educação básica do país.
O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta segunda-feira, 20 de novembro, no Diário Oficial da União, a Portaria n. 2.027/2023, que atualiza as regras para a classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de acordo com os aprimoramentos da nova Lei de Cotas (Lei n. 14.723/23), sancionada em novembro de 2023. Com isso, as mudanças já serão observadas a partir da próxima edição do Sisu, em janeiro de 2024.
MECO planejamento, tanto financeiro quanto de tempo a ser destinado a uma nova atividade, é um aspecto fundamental para o estudante que decide ingressar em uma pós-graduação. De acordo com Gabriel Campos, sócio da Pró Vendas Consultoria Empresarial e professor de Gestão de Produtos e Serviços no MBA da PUC-Campinas, o primeiro ponto é procurar um programa que tenha a ver com seu objetivo de carreira atual ou de futuro. “Que vá agregar conhecimento e seja prático”.
O Estado de São PauloA qualidade da educação superior está mais uma vez em debate. O foco, no momento, são os cursos a distância. Nada de novo, exceto pela criação de uma falsa polarização entre a modalidade e as graduações presenciais e a visão equivocada de que o EaD é um dos maiores entraves para o alcance da excelência do ensino.
Poder 360As comissões de Educação; Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara promovem audiência pública na quarta-feira (22) com o ministro da Educação, Camilo Santana.
A reunião atende a 14 requerimentos apresentados por diversos deputados. Os deputados Zucco (Republicanos-RS), Capitão Alberto Neto (PL-AM) e Evair Vieira de Melo (PP-ES) querem esclarecimentos sobre a última prova do Enem. Os deputados consideram que houve politização das provas e discriminação do setor agropecuário.
Cerca de 200 indivíduos, entre mães, pais, estudantes e professores, participaram de um ato no Parque da Redenção, em Porto Alegre, no último domingo (18) (...)
Com várias expressões carimbadas da esquerda como “discurso de ódio”, “combate à desinformação” e “grupos historicamente vulneráveis”, o relatório do grupo de trabalho criado por Lula para tratar a violência nas escolas aproveita a discussão sobre os ataques para reforçar pautas esquerdistas. O documento enfatiza o desarmamento e trata o aumento do monitoramento das redes sociais e ações de “apoio à diversidade” como possíveis soluções. Além de orientações curiosas de prevenção, como fortalecer o ensino de filosofia e sociologia para promoção de senso crítico nas escolas.
Gazeta do PovoNa escola, o trabalho de resolver uma raiz quadrada, muitas vezes, é repetitivo, quase mecânico. Se a multiplicação de dois números iguais der resultado maior do que aquele abaixo do símbolo da raiz, é preciso eleger um menor. O processo se repete até que se encontra um resultado.
Júlia Pimenta Ferreira, na época com 11 anos - hoje tem 13 - voltou de férias com algumas dificuldades de se lembrar dos processos de multiplicação e divisão. Foi aí que a adolescente percebeu que poderia resolver o problema matemático de um jeito diferente, com soma e subtração.