Nesta semana, quatro escolas públicas da Grande São Paulo receberam espaços Steam, uma abordagem inovadora de ensino-aprendizagem que integra as áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
(...) O objetivo do método é estimular a criatividade dos alunos, permitindo a aplicação prática da teoria aprendida em sala de aula.
(...) Para quebrar essa hierarquia racial entre as crianças, Vitalina Silva, Bárbara Carine e Luciana Bento, educadoras e cuidadoras engajadas contra o racismo, responderam ao Lunetas “o que fazer para que essa estrutura desapareça entre as crianças negras e não negras”. Entre as principais recomendações está apresentar a elas iniciativas antirracistas, por meio de leituras, brincadeiras e referências de pessoas negras.
NexoA terceira edição do Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação – “Rumo ao avanço: a igualdade racial e a justiça no topo das agendas de desenvolvimento” realizada entre 29 de novembro e 1º de dezembro de 2023 no Sesc 14 Bis, em São Paulo (SP), marcou o lançamento de uma série de ações e materiais com o apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
PorvirLuiz Primandade, professor de Biologia no programa GoiásTec do Governo de Goiás, criou com sucesso um jogo sobre botânica, uma abordagem dinâmica e lúdica para ensinar Botânica aos estudantes, especialmente em comunidades tradicionais. A iniciativa foi inscrita na 3ª edição do Prêmio LED 2024 – Luz na Educação, parte do Movimento LED promovido pelo Grupo Globo e Fundação Roberto Marinho. O Jogo Botânico se destacou, sendo selecionado como um dos 60 melhores na semifinal do prêmio.
SagresDepois de consulta pública no final de novembro que definiu a adesão de mais 83 escolas do Paraná ao modelo cívico-militar, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) lançou editais complementares que possibilitarão a adesão de mais escolas ao modelo. Dois documentos com 25 unidades já foram publicados e na segunda-feira (4) será oficializado o último edital com três outras escolas. O Paraná mantém 206 unidades escolares cívico-militares, o maior número entre os estados brasileiros.
Gazeta do Povo(...) O anúncio foi feito pelo coordenador-geral de Políticas Educacionais para Juventude da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Yann Furtado.
(...) Segundo ele, o Programa Nacional de Participação Estudantil é um programa de indução direta e de participação estudantil. “Essa é uma das políticas que nós estamos apresentando para os próximos 3 anos. Tiramos o ano de 2023 para produzir essa modulação e nós vamos começar a executar já em janeiro, porque precisamos constituir essa rede de estudantes. Não podemos ferir o pacto federativo e a autonomia dos estados. Então, vamos produzir uma política por adesão, e aqueles estados e municípios que queiram aderir terão a oportunidade”, informou.
Destinada a discutir o Projeto de Lei 1338/2022, que regulamenta a oferta domiciliar da educação básica, a audiência pública da Comissão de Educação (CE) nesta sexta-feira (1º) foi marcada pela controvérsia sobre o chamado homeschooling. Enquanto debatedores da área educacional ouvidos pelo colegiado associaram o ensino em casa especialmente à falta de socialização, ao risco de violência no ambiente doméstico e à desvalorização dos professores, representantes de entidades defensoras da educação domiciliar argumentaram a favor da liberdade de escolha e da primazia das famílias na orientação dos filhos.
SenadoA Comissão de Educação (CE) pode votar na próxima terça-feira (5) o projeto de lei (PL) 3.652/2023, que concede o perdão de dívidas de alunos com o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). A reunião está marcada para as 10h e tem outros três itens na pauta.
SenadoO ministro da Educação, Camilo Santana, disse em reunião com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nesta quinta-feira (30/11) que vai repassar R$150 milhões para o pagamento de despesas urgentes das universidades federais. Santana se comprometeu também a trabalhar junto ao Executivo e ao Congresso para viabilizar complementações a esse valor.
Correio BrazilienseUma pesquisa com dados do Ministério da Educação e do Censo 2022 mostrou que a maioria dos jovens egressos do Ensino Médio, 78%, cursam, hoje, o Ensino Superior em instituições privadas, o que corresponde a cerca de 7,3 milhões de pessoas. Por outro lado, quando considerados somente aqueles que saem de escolas públicas, 49% têm como destino a graduação em universidades públicas, com destaque para dois estados do Nordeste: Pernambuco e Ceará.
VejaUma pesquisa de 2021 mostrou que a maioria dos jovens que morava em comunidade sonhava em ser gamer no futuro. De acordo com o Data Favela, essa foi a resposta de 96% dos mil entrevistados à época.
Contrariando essa estatística, crianças moradoras de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, responderam que sonham ser médicas, bombeiras e professoras.
Estudantes de Campinas (SP) relataram à EPTV, afiliada da TV Globo, que não conseguiram fazer o Provão Paulista 2023 nesta sexta-feira (1º) porque os nomes deles não estavam na lista de chamada. Frustrado, um dos jovens contou que precisou viajar de Sumaré (SP) até a metrópole e que até faltou no trabalho na expectativa de realizar o exame.
g1Com a proximidade do fim do ano, os alunos do ensino médio se preparam para fazer as provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). O exame é dividido em três etapas, sendo uma ao fim de cada ano do ensino médio. A primeira etapa será realizada hoje. Ao todo, 20.583 alunos que fizeram o 1º ano em 2023 vão realizar o exame.
Correio BrazilienseOs estudantes que realizaram a primeira prova da 2ª fase do vestibular 2024 da Unicamp, neste domingo (3), tiveram que escolher como temas de redação uma carta de denúncia de trabalho análogo à escravidão ou um discurso sobre refugiados. Um texto de Glória Maria, e questões sobre ChatGPT, pronome neutro e 'Alice no País das Maravilhas' também foram abordadas.
g1Em nota divulgada nesta sexta-feira (1º/12), a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) contesta a decisão do Ministério da Educação (MEC) que suspendeu a autorização de 17 cursos de graduação na modalidade de Educação à Distância (EaD). A decisão foi publicada nesta quinta-feira (30/11) pela Portaria nº 2041/2023 no Diário Oficial da União (DOU). A ABED alega que a decisão da portaria entra em conflito com princípios fundamentais da Educação e do Direito. Em contrapartida, Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC) defendeu a portaria e alegou que cursos da área de saúde devem ser presenciais.
Correio BrazilienseNa manhã desta sexta-feira (1), o Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Consun/UFRGS) aprovou a destituição dos mandatos do reitor, Carlos André Bulhões Mendes, e da vice-reitora, Patrícia Pranke. Foram 60 votos a favor, dois contra e três abstenções.
O órgão considerou válido o parecer apresentado pela comissão especial paritária, instituída em abril, que avaliou a existência de indícios suficientes para o impeachment. Caso o Ministério da Educação (MEC) acate a decisão, novas eleições devem ser convocadas.
Mulheres são 60% das vítimas em ataques ocorridos dentro de escolas no Brasil e os autores desses episódios violentos são homens — a maioria deles, brancos, segundo estudo de pesquisadores da Unicamp.
Dos 36 ataques analisados pelo estudo desde 2001, em apenas 2 os autores não eram brancos — em Realengo (RJ) e em Poços de Caldas (MG). Cerca de 75% deles eram menores de idade e 46% tinham entre 13 e 15 anos.
(...) Foram 30.914 denúncias do dia 6 de abril a 29 de outubro. Esse número se refere a comunicações com dados duplicados — quan… - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2023/12/03/denuncias-recebidas-canal-escola-segura.htm?cmpid=copiaecola
UolEstudo mostra impacto financeiro da educação profissional e tecnológica de nível médio
O novo ensino médio ampliou o debate sobre a educação profissional e tecnológica ao trazê-la como uma das alternativas dos novos itinerários formativos. Os alunos que optarem por esse caminho receberão, ao final da educação básica, o diploma de formação profissional e de conclusão do ensino médio.
Com poucos recursos, alunos de uma escola pública de São Carlos, no interior de São Paulo, improvisaram ferramentas e pegaram materiais emprestados para construir um projeto de combate às mudanças climáticas com microalgas, organismos capazes de reduzir o efeito estufa.
A iniciativa fez com que os estudantes, da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, fossem selecionados em uma campanha da Unesco que leva escolas para a COP28 (conferência do clima da ONU), em Dubai.