Notícias de Educação - 05/dez/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Destaque: PISA 2022

Pandemia derrubou média dos países da OCDE a nível 'sem precedentes'

Locais que passaram mais tempo com escolas fechadas tiveram maior queda nos resultados
A pandemia derrubou a qualidade da educação básica globalmente em todas as áreas do conhecimento avaliadas pelo Pisa, uma das principais avaliações do tema do mundo.

Folha de São Paulo

Pisa mostra efeitos da pandemia, mas marasmo da educação no Brasil é persistente

Folha de São Paulo

Até alunos mais ricos no Brasil estão abaixo da média global em Matemática, aponta Pisa

O Brasil teve o desempenho no Pisa, principal exame internacional em educação, bem menos afetado pela pandemia do que o resto do mundo. No entanto, o país continua com resultados bem abaixo da média dos outros países na prova, que avalia conhecimentos em Matemática, leitura e ciências.
Mesmo os estudantes brasileiros mais ricos tiveram desempenhos abaixo da média internacional — e muito abaixo de estudantes com o mesmo nível socioeconômico em países com o mesmo perfil do Brasil.

BBC

Alunos mais ricos tiveram maior perda de aprendizado em matemática, aponta Pisa

Folha de São Paulo

Pisa: alunos brasileiros estão entre os mais ansiosos com a Matemática

O Estado de São Paulo

Apenas 1 em cada 4 alunos brasileiros sabem mais do que o mínimo de matemática, segundo Pisa 2022

Terra

7 em 10 alunos no Brasil não sabem mínimo de matemática, diz prova mundial

Uol

Pisa 2022: 73% dos brasileiros não aprenderam o mínimo esperado em Matemática

O Globo

Queda em matemática no Pisa escancara defasagem histórica, dizem especialistas

Folha de São Paulo

Pisa 2022: Brasil está entre países com mais estudantes que se sentem solitários na escola; 11% relatam bullying frequente

Além de avaliar competências em Matemática, Leitura e Ciências, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) dimensiona, nos diferentes países, a exposição ao bullying e o sentimento de solidão no ambiente escolar entre estudantes na faixa dos 15 anos de idade, foco do levantamento. A edição de 2022, divulgada nesta terça-feira, aponta que, no Brasil, embora a maioria dos entrevistados no exame tenha afirmado se sentir parte da escola (76%) e ter facilidade para fazer amizades (70%), 27% relataram se sentir solitários, o quinto maior percentual entre as 81 economias participantes do levantamento. Em 2018, última edição do Pisa, esse índice era de 23%.

O Globo

Pisa 2022: 19% dos alunos brasileiros na faixa dos 15 anos afirmam não se sentir seguros no caminho até a escola

Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) de 2022, divulgados nesta terça-feira, apontam que o percentual de estudantes na faixa dos 15 anos de idade, foco do exame, que relatam insegurança no trajeto até a escola no Brasil está acima da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que faz a avaliação. Entre os alunos entrevistados no país, 19% declararam não se sentir seguros no caminho até a instituição de ensino.

O Globo

1 em cada 10 estudantes brasileiros não se sente seguro na sala de aula, diz Pisa

Folha de São Paulo

Pisa 2022: asiáticos dominam as melhores colocações

Países asiáticos voltaram a dominar as primeiras colocações do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2022. Singapura, uma pequena ilha no Sudeste do continente, assumiu a primeira colocação geral em Matemática, Leitura e Ciências. Além disso, províncias da China como Macau e Hong Kong, Japão e Coreia do Sul também se destacaram nos rankings.

O Globo

Dentro da Escola

Repetição, dever de casa e tempo de estudo: veja as evidências do Pisa sobre temas polêmicos da educação

A partir dos dados do Pisa, a OCDE produz relatórios no qual apontam os fatores que podem estar relacionados a um aumento da aprendizagem dos estudantes avaliados. Em 2020, o grupo lançou o documento "PISA 2018 Results (Volume V)" com uma série de análises. Veja aqui pontos polêmicos analisados pelos pesquisadores do Pisa.

O Globo

Dicas

Guia traz elementos para diagnóstico sobre equidade racial

Material produzido sob coordenação do Iede traz sugestões para a produção de diagnósticos educacionais com recortes de cor e raça
Diferentemente de igualdade, o termo equidade não visa tornar as coisas iguais, mas sim equilibrar a balança e permitir que as pessoas que precisam de mais tenham mais chances e oportunidades. Quando está associado à questão racial, o conceito de equidade assume um viés de profundidade ainda maior.

Porvir

USP de São Carlos oferece curso voltado ao Pensamento Computacional a professoras da rede pública

(...) O objetivo do curso é fornecer às discentes oportunidade de desenvolver competências e habilidades relacionadas ao Pensamento Computacional, um dos conceitos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de aulas e exercícios que combinam teoria e prática na plataforma Scratch.
(...) O curso é 100% gratuito e on-line e será oferecido no dia 16 de dezembro, com entrega do trabalho proposto durante as aulas até 22 de dezembro.

Fapesp

Tecnologia

Pisa: smartphones pioram desempenho de alunos na Matemática?

O relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), avaliação aplicada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), discute os efeitos do uso da tecnologia no desempenho em Matemática.
Três de cada dez estudantes, conforme o relatório, relatam se distrair com o uso de dispositivos eletrônicos na escola durante todas ou na maioria das tarefas da disciplina. (...)
Um quarto dos alunos, inclusive, conta perder a concentração por causa do uso de aparelhos pelos colegas - o que, com frequência, atrapalha o professor a retomar a disciplina da classe. Por outro lado, o uso moderado da tecnologia, conforme mostram os dados, não é “intrinsicamente danoso” ao desempenho dos jovens.

O Estado de São Paulo

Gestão

DF: Escolas públicas terão novos gestores para lidar com os desafios do ensino

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) homologou o resultado final do processo eleitoral para escolha de gestores de aproximadamente 670 unidades escolares da rede pública, que abrigam mais de 450 mil alunos. Os novos diretores, vice-diretores e conselheiros tomarão posse em 2 de janeiro e permanecerão nos cargos até 31 de dezembro de 2027.

Correio Braziliense

Inclusão

Alunos do ensino médio receberão bolsa de até R$200, diz ministro

O Ministério da Educação (MEC), estuda pagar até R$200 reais mensais para os estudantes de ensino médio de escola pública que estão em vulnerabilidade social e cadastrados no Cadúnico e Bolsa Família. A despesa faz parte da proposta do governo que tem como objetivo diminuir a evasão escolar e incentivar a conclusão do ensino básico.

iG

'Se um branco diz o mesmo que eu, é visto como gênio', diz 1ª reitora eleita para uma federal

Levantamento aponta que apenas oito de 302 instituições públicas de ensino superior do País são chefiadas por reitores negros
Vinda de uma família que saiu da área rural no interior da Bahia, Joana Guimarães, de 63 anos, já fez história ao se tornar professora universitária e pesquisadora fora do Brasil. Em 2018, porém, veio um marco ainda mais significativo: ela se tornou a primeira mulher negra eleita como reitora de uma universidade federal: a do Sul da Bahia (Ufsb), que tem câmpus nas cidades de Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

Terra

Leis e políticas

RS: PEC do governo Leite retira a oferta de espanhol do ensino fundamental e médio

Nesta segunda-feira (4), uma audiência pública da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) discutiu um pacote de proposições para a educação enviadas pelo governo Eduardo Leite (PSDB) para o Legislativo. Entre as propostas está a revogação de um trecho da Constituição Estadual que assegura a oferta de aulas de espanhol no ensino fundamental e médio.

Sul 21

Audiência pública da Comissão de Educação denuncia ataque à autonomia das escolas

Extra Classe

Estatística, pesquisas e estudos

Inep publica relatório da pesquisa Alfabetiza Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta segunda-feira, 4 de dezembro, o Relatório da Pesquisa Alfabetiza Brasil: Diretrizes para uma Política Nacional de Avaliação da Alfabetização das Crianças. O Ministério da Educação (MEC) e o Inep divulgaram, em maio, os resultados da pesquisa que dará suporte às políticas de avaliação da alfabetização, lideradas pelo Governo Federal e pelas redes públicas estaduais e municipais de ensino.
Além dos resultados detalhados da pesquisa, o relatório traz informações sobre a avaliação da alfabetização no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); a consulta nacional às professoras alfabetizadoras; o método Angoff utilizado na pesquisa; e exemplos de produções escritas elaboradas por estudantes considerados alfabetizados.

Inep

Avaliação

Conseguir vaga em universidade com o Provão Paulista é mais difícil do que passar na Fuvest

Estudantes também reclamaram que conteúdo cobrado na prova foi diferente daquele ensinado nas salas de aula
Neste ano, 385,9 mil estudantes do terceiro ano do ensino médio fundamental participaram do Provão tentando garantir uma das 15.369 vagas oferecidas na USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo). Ou seja, há 25 alunos disputando uma vaga nessas universidades Na Fuvest, a concorrência global é menor.

R7

Unicamp 2024: 2ª fase encerra com abstenção de 8,7%, abaixo da média dos últimos dez anos

(...) Nesta etapa, a Unicamp registrou 12.272 estudantes presentes e 1.175 ausentes. Os candidatos disputam 2.537 vagas em 69 cursos de graduação nos campi em Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP). A primeira chamada está prevista para ser divulgada em 29 de janeiro de 2024.

g1

Questões Familiares

Controle parental: Como supervisionar o acesso dos filhos à internet

Acompanhar o que os filhos estão fazendo na internet é fundamental para orientar seu uso de forma responsável
O controle parental é uma ferramenta essencial para proteger crianças e adolescentes na internet. Na infância, os filhos ainda não têm o senso crítico aguçado o suficiente para avaliar tudo o que veem e ouvem nas redes. Eles podem ser facilmente influenciados por conteúdo prejudicial e inadequados, como pornografia, violência e discurso de ódio.

Catraca Livre

Ensino Superior

Universidades federais têm baixo investimento

Os investimentos nas universidades federais brasileiras, em 2021 e 2022, foram os menores dos últimos 22 anos. A informação é do Painel Financiamento da Ciência e Tecnologia, divulgado no final de novembro (em 22/11), e elaborado pelo Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (Sou Ciência), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os dados consideram o período de 2000 a 2022; e os valores estão atualizados para janeiro de 2023.

Correio do Povo

Política partidária

Revisionistas contestam ditadura militar e nazifascismo em escolas

A ditadura militar brasileira e o nazifascismo são os temas mais contestados pelos revisionistas ideológicos, ou negacionistas, como são popularmente conhecidos, em escolas investigadas pela pesquisa Tuas Ideias Não Correspondem aos Fatos: O Ensino de História e o Revisionismo Ideológico em Difusão na Atualidade, do pesquisador Pedro Zarotti Moreira, que desenvolveu o estudo em seu mestrado profissional na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

EBC