Notícias de Educação - 07/dez/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Mapa mental: veja o passo a passo para montar o seu

Explorar o universo dos mapas mentais é mergulhar em um mundo onde a organização de ideias ganha cores, formas e mais eficiência nos estudos. Se você busca uma forma diferente de visualizar seu aprendizado e melhorar a caminhada até a aprovação no vestibular, o mapa mental é uma boa alternativa.

Aprova Total

Tecnologia

Computador em sala de aula está emburrecendo as crianças?

Computadores e tablets se tornaram uma parte importante do ensino dentro da sala de aula. Segundo dados da ONU, 46,7% das turmas de ensino básico (até o quarto ano) em todo o mundo têm acesso a computadores. Na União Europeia (UE), esse índice é o dobro: chega a 98%.
Apesar do uso já difundido dessa tecnologia nas escolas, nem todos os especialistas em educação compartilham da opinião de que computadores dentro da sala de aula resultam em vantagens.

Folha de São Paulo

Gestão

Governo descumpre Plano Nacional de Educação, aponta relatório de Damares

A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado aprovou relatório assinado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) que avaliou as políticas do governo federal sobre a educação básica e apontou o descumprimento da maior parte das estratégias para a qualidade da educação básica no país. O foco da avaliação foi o cumprimento da Meta 7 do Plano Nacional de Educação.

Diário do Poder

Lula critica governantes que exaltam educação pública e não a usam

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta 4ª feira (6.dez.2023) os governantes que defendem que os serviços de educação e saúde públicas de suas regiões são bons, mas não fazem uso deles. “Você chega a um prefeito e pergunta: ‘Como é a educação municipal na sua cidade?’ e ele diz: ‘Extraordinária, fantástica’. [Pergunto]: ‘Teu filho estuda nela?’ ‘Não’”, disse. O petista afirmou ainda que é pelo fato de esses governantes não frequentarem os espaços públicos que a verba destinada a eles é considerada gasto e não investimento.

Poder 360

Pisa 2022: Suécia tem piora em desempenho após manter escolas abertas na pandemia

Dados divulgados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), publicado nesta terça-feira (5), revelam que as mudanças realizadas nas escolas durante a pandemia da Covid-19 resultaram em uma série de consequências para a qualidade de aprendizado ao redor do mundo. O projeto realizou um comparativo entre países que adotaram modelos remotos de ensino e países que mantiveram as escolas abertas. O resultado foi contrário ao esperado. A Suécia, um dos sistemas educacionais que manteve as unidades de ensino em funcionamento durante o auge do isolamento, não apresentou melhora no desempenho, registrando, na verdade, uma queda severa nas notas no Pisa 2022.

O Globo

Leis e políticas

Do que o ministro da Educação não abre mão na reforma do Novo Ensino Médio

Em negociações com o Congresso para a reforma do Novo Ensino Médio, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), avisou a aliados que não abre mão de uma carga horária mínima de 2,4 mil horas para a formação básica dos estudantes. O problema é que o relator do texto na Câmara, Mendonça Filho (União-PE), avisa nos bastidores não vai acolher no parecer mais do que 2,1 mil horas. Hoje, a formação básica é de 1,8 mil horas.

O Estado de São Paulo

Ensino médio: Mendonça diz que não vai atender a interesses de Lula

Gazeta do Povo

Relator da reforma do ensino médio considera mudar Enem para um único dia

Uol

Lira vai deixar caducar medida provisória de Lula sobre bolsas para o ensino médio

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), vai deixar caducar a medida provisória do governo Lula (PT) que criou um fundo que vai pagar alunos pobres para permanecerem no ensino médio. O tema deve ser tocado por um projeto de lei já em trâmite na Casa, com previsão para votação na próxima semana.

Folha de São Paulo

Estados com bolsa diminuem evasão escolar; programa de Lula começa em 2024

Uol

Política Nacional de Atenção Psicossocial nas escolas vai a sanção

Vai à sanção o texto substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto que cria a política nacional de atenção psicossocial nas comunidades escolares. (...)
O principal objetivo da política é promover a saúde mental de todos que integram a comunidade escolar — alunos, professores e demais profissionais que atuam na escola, além de pais e responsáveis. O projeto estabelece medidas para informar a sociedade sobre a importância da saúde mental nas escolas e para garantir o acesso da comunidade escolar à atenção psicossocial. O texto também estimula a divulgação de informações científicas relativas aos cuidados psicológicos.

Senado

CCJ rejeita emenda a projeto que valoriza profissionais da educação básica

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou nesta quarta-feira (6) uma emenda ao projeto de lei da Câmara (PLC) 88/2018, que estabelece regras gerais para valorização dos profissionais da educação básica pública. A matéria prevê planos de carreira, formação continuada e condições de trabalho para professores, diretores, inspetores e técnicos e segue para votação em Plenário. A emenda previa a oferta de capacitação profissional a cada cinco anos, pelo menos, para profissionais da educação escolar básica pública.

Senado

RS: Ofício pede que governo Leite retire urgência de pacote da Educação enviado à Assembleia

As deputadas Luciana Genro (PSOL), Sofia Cavedon (PT) e o deputado Jeferson Fernandes (PT) entregaram nesta quarta-feira (6) um documento ao governo estadual pedindo a retirada do regime de urgência de cinco projetos relacionado à pauta da educação: os PLs 517, 518, 519 e 520, e a proposta de emenda à constituição (PEC) 299. Os parlamentares, representando toda a oposição de esquerda ao governo (PSOL, PT e PCdoB), solicitaram que haja mais tempo para se dialogar com os educadores e estudantes sobre as propostas.

Sul 21

Em Rondônia, Lei veda extinção de escolas cívico-militares e consideram necessárias e permanentes

Foi publicado no Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) o decreto de Lei N° 5.668/2023 que veda a extinção de escolas cívico-militares em Rondônia. O documento consta na edição do Diário desta terça-feira (05) e é assinado pelo presidente da Mesa Diretora, deputado Marcelo Cruz (Patriota).

News Rondônia

Estatística, pesquisas e estudos

Percentual de crianças de 4 a 5 anos na escola cai e impacta alfabetização

A frequência escolar das crianças com 4 e 5 anos recuou 1,2 ponto percentual entre 2019 e 2022. Passou de 92,7% para 91,5%, segundo dados da Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE, divulgada nesta quarta-feira. Os principais motivos apresentados para não frequentar a escola são escolha dos pais e falta de vagas em creches.

Extra

Brasil não avança na meta de universalização da educação infantil

EBC

Dois em cada cinco brasileiros de 25 a 64 anos não têm ensino médio

A parcela da população de 25 a 64 anos que não havia concluído a educação básica obrigatória foi de 41,5% no Brasil em 2022, apontam dados divulgados nesta quarta-feira (6) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). (...) O percentual corresponde a mais do que o dobro da média de 20,1% estimada em 2021 para os países da OCDE.

Folha de São Paulo

Brasil tinha 10,9 milhões de jovens que não estudavam e nem trabalhavam em 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou os dados da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais (SIS/IBGE) referentes ao ano de 2022. Na semana de referência da pesquisa, 10,9 milhões de jovens afirmaram que não estudavam e nem trabalhavam.
A situação gerou o termo “nem-nem” e é um desafio para a sociedade brasileira, pois atinge um a cada cinco jovens de 15 a 29 anos. As causas da situação nem-nem apontadas na pesquisa são diversas: cuidado de parentes, responsabilidades domésticas, gravidez, problemas de saúde, falta de trabalho na localidade onde mora.

Sagres

Ranking coloca a USP como oitava universidade mais sustentável do mundo

A Universidade de São Paulo (USP) conquistou a oitava posição no GreenMetric World University Ranking 2023, tornando-se a universidade mais sustentável da América Latina, conforme anunciado durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Dubai, Emirados Árabes, em 5 de dezembro.

Sagres

Negócios

Fusões e aquisições aceleram no setor de franquias de educação com corrida por 'habilidades do futuro'

Só no segundo semestre, quatro movimentos de M&A envolvendo franquias de educação aconteceram. Perspectiva é de que movimento permaneça em 2024
O avanço tecnológico, sobretudo na área de inteligência artificial, e as mudanças no comportamento de compra trouxeram transformações para o mercado de trabalho – o que tem movimentado a busca pelas “habilidades para o futuro” no setor de educação. Depois de alguns movimentos em grandes conglomerados, 2023 ficou marcado como a vez das redes de franquia de ensino, que protagonizaram ao menos quatro movimentos de fusões e aquisições nesse segundo semestre. Especialistas apontam que a tendência é que isso se intensifique em 2024.

Pegn

Política partidária

Bolsonaro apoia Frente em defesa das Escolas Cívico-Militares

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), participaram do lançamento da Frente Parlamentar Mista em defesa das Escolas Cívico-Militares na Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira (6). A Frente será presidida pelo deputado Luciano Zucco (Republicanos-RS); o vice-presidente será o senador Jorge Seif (PL-MG).

Gazeta do Povo

Polêmicas

Lula critica alto número de advogados formados no Brasil e defende investir em cursos 'primordiais para desenvolvimento'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quarta-feira o alto número de advogados formados no país e defendeu mais investimento em cursos “primordiais para o desenvolvimento”, segundo ele, com o objetivo de tornar o Brasil mais competitivo. (...)
Lula ressaltou que o Brasil “é um dos países que mais forma advogados no mundo” e supera até mesmo China e Índia, que somam 2,6 bilhões de habitantes, em profissionais da área.

O Globo