(...) Para tornar o ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor, é importante que pais, professores e educadores compreendam melhor os distúrbios de aprendizagem existentes.
(...) A profissional elenca alguns dos principais distúrbios e dá dicas de como abordá-los em sala de aula.
O portal de jogos virtuais Ludo Educativo ultrapassou recentemente a marca de 20 milhões de visualizações – contabilizadas desde o dia 4 de agosto de 2010, quando foi lançado o novo site.
Além de jogos educativos, o portal oferece atividades impressas e uma plataforma para ajudar os estudantes do ensino fundamental e médio a entender e fixar de forma lúdica conteúdos de diversas áreas do conhecimento ensinados em sala de aula.
(...) O segredo está na prática da leitura e da escrita e, segundo os professores, no funcionamento de um laboratório específico para o treino da redação, o REDLAB. Por meio dele, os estudantes produzem textos semanais sob orientação dos docentes, que fazem uma espécie de correção comentada e, quando necessário, exigem que os mesmos sejam reescritos.
VejaSal Khan, executivo-chefe da Khan Academy, fez um empolgante TED Talk na primavera americana passada, na qual previu que os chatbots de inteligência artificial (IA) logo revolucionariam a educação.
O Estado de São PauloLembra quando os celulares só serviam para a gente falar e receber SMS? Uma escola nos Estados Unidos forçou todos os seus alunos a abandonar o smartphone e deu um celular "burro" desse tipo para cada um.
A revolta foi enorme. Mas os resultados foram notas melhores, menos problemas psicológicos, mais atividade física e mais convívio e diálogo entre estudantes.
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro divulgou o resultado da consulta pública sobre a proibição de celulares durante o horário escolar. Foram mais de 10 mil contribuições da população, sendo 83% de respostas a favor, 6% contrárias e 11% parcialmente favoráveis.
EBCA Universidade Estadual do Arizona (ASU, na sigla em inglês), dos EUA, anunciou que fechou parceria com a OpenAI para levar o ChatGPT para dentro de suas salas de aula. Essa é a primeira vez que a desenvolvedora se une a uma instituição de ensino e a ASU vai incentivar projetos sobre aonde a inteligência artificial (IA) pode ser usada para promover a educação.
Olhar DigitalO Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, apresentaram a situação da educação no Brasil e as ações do governo brasileiro, por meio do Ministério da Educação (MEC), em todos os níveis de ensino. Durante coletiva de imprensa com jornalistas, no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira, 26 de janeiro, o MEC apresentou ainda os detalhes do Pé-de-Meia, a poupança do ensino médio. Lula assinou o decreto que vai regulamentar a lei do incentivo financeiro-educacional.
MECO ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, teve reunião nesta 2ª feira (22.jan.2024) com a FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) para tratar sobre a mudança no cálculo de repasse do Salário-Educação para Estados e municípios, que passará a ter efeito neste ano.
Poder 360Em todo o Brasil, poderão ser retomadas 3.783 obras paralisadas e inacabadas em 1.697 municípios brasileiros, por meio do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante. Com essa iniciativa do governo federal, o Ministério da Educação (MEC) investirá cerca de R$ 3,9 bilhões na conclusão das obras, o que pode criar mais de 741 mil novas vagas na rede pública estadual e municipal do País.
MECO Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei n. 14.811/2024, que aborda, entre outras pautas, medidas de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes em estabelecimentos educacionais ou similares. A nova lei, assinada em 15 de janeiro, altera o Código Penal, tipificando os crimes de “intimidação sistemática (bullying)” e “intimidação sistemática virtual (cyberbullying)”, com penas proporcionais às condutas.
O Ministério da Educação (MEC) está no processo de elaboração de um conjunto de orientações preliminares para apoiar as secretarias municipais e estaduais de Educação no desenho de suas políticas e programas locais de prevenção e combate à violência. A lei estabelece que essa é uma competência dos gestores locais das redes e sistemas de ensino.
O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai avaliar o desempenho dos diretores das escolas estaduais de São Paulo. Profissionais que não alcançarem um patamar considerado satisfatório poderão ser penalizados com a perda do cargo e até mesmo remoção para outra unidade.
(...) A avaliação dos diretores será feita com base em quatro indicadores: frequência dos estudantes da unidade, participação nas avaliações bimestrais, uso de plataformas digitais e índice de vulnerabilidade da escola.
Depois de tramitar 5 anos no Congresso Nacional, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (17), a Lei 14.817/2024 que estabelece as diretrizes para valorização de professores da rede pública. Plano de carreira, formação continuada e condições de trabalho, como jornada de 40 horas, foram asseguradas.
EBC(...) Denominado pelo governo como Pé de Meia, o programa oferece uma poupança e um auxílio financeiro mensal para estudantes de baixa renda que atendam a critérios sociais e de assiduidade, como frequência mínima às aulas e participação em exames de avaliação.
(...) O Congresso Nacional estabeleceu que cada aluno receberá R$ 200 mensais durante dez meses, com os pagamentos começando após a efetivação da matrícula em cada ano letivo. Além disso, será oferecida uma poupança de R$ 1.000 por ano até o 3º ano do Ensino Médio. Isso totaliza R$ 3.000 por ano, sendo as 10 parcelas de R$ 200 saqueáveis durante o ano letivo, e o valor de R$ 1.000 depositado após a aprovação e só podendo ser retirado após a conclusão do Ensino Médio.
A divulgação dos resultados e indicadores do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dá luz às diferenças tanto de acesso quanto de desempenho entre estudantes de escolas públicas e privadas. Das 60 notas máximas na redação, apenas 4 (pouco mais de 6%) foram feitas por alunos da rede pública. Em relação à participação, quase metade dos alunos de 3º ano (49,2%) não realizou a prova, mas o número é ainda maior no recorte das escolas públicas, onde 53,3% dos matriculados na rede não participaram. Especialistas ouvidos pelo R7 destacam as discrepâncias e a necessidade de priorização de políticas públicas que promovam equidade educacional.
R7Bancadas pedem adiamento de conferência por suposto cunho político e ideológico dos debates
As bancadas ruralista e evangélica do Congresso Nacional se mobilizaram contra o PNE (Plano Nacional de Educação) do governo Lula (PT). Em nota conjunta publicada nesta quarta-feira (24), os dois grupos, além de outras frentes do Congresso ligadas a movimentos conservadores, pediram o adiamento da Conae (Conferência Nacional de Educação) deste ano e teceram críticas às políticas educacionais da gestão petista.
O ministro da Educação, Camilo Santana (foto), demonstrou desconforto com a escolha do relator, na Câmara dos Deputados, do projeto que analisa mudanças no “Novo Ensino Médio”. Trata-se de Mendonça Filho (União-PE), justamente o ministro da Educação de Michel Temer durante a implantação das mudanças que, agora, o governo Lula quer rever. Por isso, em entrevista a um programa do canal cearense TV Diário, ele chamou a escolha de “incoerente”.
CruzoéProibição de 16 cursos na modalidade a distância pode causar riscos para educação superior no país, colocando em xeque conhecimento do...
Sob o desafio de modernizar a regulação do ensino superior a distância no Brasil no ano passado – entre outubro e novembro -, o Ministério da Educação (MEC) realizou uma consulta pública e recebeu quase 15 mil contribuições. Porém, contrariando a expectativa de uma análise dos milhares de argumentos enviados, o MEC emitiu uma portaria, dez dias após o término da consulta, restringindo a oferta de cursos EaD em 16 áreas. Isso levantou questionamentos junto ao setor sobre a eficácia do processo, considerando a complexidade e a amplitude das informações coletadas.
Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil serão atualizados até março de 2024. Por isso, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), disponibilizou uma consulta à sociedade civil, que estará disponível até 20 de fevereiro. O preenchimento será por formulário digital desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Poderão participar representantes indicados por instituições da sociedade civil, como escolas, universidades, fundações, grupos de pesquisa, fóruns, entidades e demais instituições interessadas.
MECUm Projeto de Lei (PL) do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir educação e administração financeira nos currículos da educação básica. O senador justifica na proposição de quatro páginas que o ensino financeiro deverá ser transversal. O objetivo é trabalhar “habilidades e conhecimentos fundamentais para o sucesso financeiro dos indivíduos”.
SagresO ministro da Educação, Camilo Santana, lamentou a baixa adesão ao programa de renegociação do Fies, o Desenrola Educação, lançado em novembro. A declaração foi dada nesta sexta-feira durante um balanço do primeiro ano de gestão. Segundo o governo, em alguns casos a renegociação poderá abater até 99% do montante principal da dívida e 100% dos juros e multa.
O Globo(...) De acordo com a pesquisa Certificação Escolas Exponenciais de 2023, 27% das famílias valorizam o cuidado e atenção pessoal que a escola tem com o filho. Na sequência, 24% dão preferência para localização próxima à casa ou ao trabalho, seguida por 22% que valorizam a qualidade na formação acadêmica dos alunos.
Outros 20% consideram o relacionamento próximo e participativo com pais e alunos, acompanhado por 19% que priorizam a ênfase na educação de valores morais e éticos e 18% que valorizam a qualificação da equipe pedagógica. No total, 74 mil famílias responderam ao questionário.
Um terço dos brasileiros (33%) defende que as universidades públicas passem a cobrar mensalidade de estudantes com condições financeiras de pagá-la. Em contrapartida, 64% — ou seja, a maioria —respalda a continuidade da gratuidade para todos os cidadãos, sem distinção. (...)
A proposta de implementar mensalidades é mais bem recebida pelos eleitores que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições de 2022.
Este ano, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) dedicou o Dia Internacional da Educação, comemorado em 24 de janeiro, ao papel crucial que a educação e os professores desempenham no combate ao discurso de ódio. Mensagens de ódio e teorias de conspiração têm sido cada vez mais amplificadas nas redes sociais e outras plataformas on-line.
A12O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), defendeu nesta sexta-feira 26 a aprovação do PL das Fake News a fim de fortalecer o combate à violência nas escolas.
(...) “É fundamental a aprovação da lei no Congresso Nacional para regular as plataformas digitais neste País e responsabilizar, porque grande parte de estímulos e incentivos à violência está partindo das redes sociais”, afirmou Santana.
(...) Seja como for, uma coisa é certa: as pessoas têm cada vez menos tempo disponível para adquirir novos conhecimentos. É justamente aí que a estratégia do microlearning ganha força como um modelo capaz de otimizar as práticas de ensino.
Afinal, microlearning (ou microaprendizado, numa tradução livre do inglês) nada mais é do que a utilização de vídeos curtos no processo de aprendizagem. Conceitualmente, esses pequenos vídeos devem ter entre 3 e 5 minutos de duração para que sejam enquadrados na definição. Além disso, é claro, precisam transmitir algum tipo de conhecimento para que possam ser usados pelos educadores.
(...) O objetivo da Conae é identificar problemas e necessidades educacionais. A Conae também busca montar referências para orientar a formulação e implementação dos planos de educação estaduais, distrital e municipais. O tema desta edição é "Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável".
Uol