Notícias de Educação - 30/jan/2024

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Como escrita à mão beneficia o cérebro e ganha nova chance em escolas

(...) A escrita cursiva — em que se escreve em uma letra parecida à itálica, sem necessariamente tirar o lápis do caderno — chegou a ser vista como uma técnica moribunda nos EUA.
Agora, a decisão na Califórnia reacende debates educacionais e científicos a respeito do valor da escrita à mão, bem como dos benefícios ao cérebro e das implicações globais se essa técnica acabar caindo no esquecimento.

BBC

Como a relação professor-aluno impacta no sucesso escolar

Quando as crianças e os adolescentes se inspiram e se encantam com o educador, além de desenvolverem todo seu potencial de forma mais significativa, essa relação professor-aluno impacta até mesmo no sucesso escolar.
Já parou para refletir que não existe propaganda mais poderosa do que a fala de um estudante que se sente acolhido, inspirado, ensinado e cuidado pela equipe pedagógica?

Escolas Exponenciais

Repetir de ano: o que os especialistas pensam sobre essa prática?

Uma das reflexões abordadas no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022 foi a repetição do ano escolar para os alunos que tiveram baixo desempenho. A discussão focou especialmente na repetição de ano para alunos que enfrentam desafios acadêmicos, questionando a eficácia e os reais benefícios dessa abordagem.

Escolas Exponenciais

Profissionais da Educação

Prorrogada consulta pública do CNE sobre formação de professores

O Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) prorrogaram para 1º de março o prazo final para a participação na Consulta Pública referente à nova proposta de resolução que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). Inicialmente o prazo terminaria em 30 de janeiro.

MEC

Leis e políticas

Na Conae, associações reivindicam debate sobre gênero no Plano Nacional de Educação

Uma das reivindicações presentes durante a Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontece até a terça-feira 30, em Brasília, é o impulsionamento do debate sobre gênero no Plano Nacional de Educação.
A Conae tem como principal agenda discutir e avaliar as diretrizes do novo PNE válido para o decênio 2024-2034.

Carta Capital

MEC lançará edital do PNLD Educação Infantil

O Ministério da Educação (MEC) lançará, ainda em 2024, o edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Educação Infantil 2026. Na última quarta-feira, 24 de janeiro, a elaboração do edital foi discutida em uma reunião técnica transmitida ao vivo pelo canal oficial do MEC no YouTube.
O edital vai subsidiar a seleção das obras que serão entregues em 2026 para crianças e bebês nas escolas de educação infantil de todo o País. A reunião apresentou os fundamentos básicos para a formulação do edital, a concepção teórico-pedagógica, a estrutura do material que será adquirido pelo Programa e a descrição com detalhamento dos objetos do edital.

MEC

Questões Econômicas

MG: Prefeitos pedem agilidade ao TCE para analisar suspensão do ICMS da Educação

Os prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) foram ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta segunda-feira (29), para pedir celeridade à análise ao pedido para suspender de imediato os repasses do ICMS da Educação até que os critérios de distribuição sejam alterados. A reivindicação foi feita pela Prefeitura de Contagem, que, assim como as prefeituras de Belo Horizonte e de Betim, querem que o número de alunos seja considerado para o rateio dos recursos.

O Tempo

Parceria de escolas privadas com editoras joga o preço do livro didático nas alturas

Não são somente os impostos sobre a propriedade de carro e casa que pesam no bolso do consumidor no começo de todo ano. Uma outra conta puxada, que não pode ser adiada, também abala, e muito, os orçamentos familiares. São as despesas com os livros didáticos, de uso obrigatório para quem tem filho na escola privada no ensino fundamental e médio, anos em que esse material é exigido.
(...) Uma das explicações é o fato de algumas escolas receberem parte do que é arrecadado pelas editoras com a venda dos livros. O estabelecimento de ensino escolhe uma editora para fornecer os livros didáticos e recebe ou um percentual pelas vendas ou alguma forma de patrocínio ou ajuda de custo pela indicação, cuja venda é certa.

Estado de Minas

Avaliação

As críticas dos vestibulandos ao Prouni 2024

(...) Apesar do recorde de vagas abertas desde 2005, vestibulandos reclamam da alta concorrência para os cursos desejados. Outros estudantes reclamam que o valor do salário mínimo usado no Prouni está desatualizado, usando 2023 como referência. “Prouni tá usando o salário mínimo do ano passado como base: R$1312, sabendo que o correto é o R$1412, ou seja, tá tirando bolsa de muita gente”, escreveu um usuário.

Veja

Jurídicas

SP: PSOL vai ao MP contra portaria de Tarcísio que avalia diretores com base em suposta 'meritocracia'

(...) O documento sustenta que, ao estabelecer critérios “materialmente inviáveis” para avaliar o desempenho dos gestores, a secretaria de Educação “abre espaço para práticas como assédio moral institucional, medo e constrangimento, o que vai de encontro aos princípios éticos e legais”.

Carta Capital

Questões Familiares

Volta às aulas: como a família pode ajudar na adaptação

Após dois meses de uma rotina de férias, com horários e hábitos diferentes, a volta às aulas exige das crianças e adolescentes uma nova readequação. A alteração do ritmo familiar – e, principalmente, na criança – pode gerar resistência, estresse e irritabilidade.
Especialistas recomendam que a adaptação à rotina escolar ocorra entre uma e duas semanas antes do início das aulas, permitindo que o organismo tenha tempo de processar as mudanças. Por isso, é importante que a escola converse com as famílias, orientando sobre como participar desse processo.

Escolas Exponenciais

Saúde & Educação

As iniciativas das escolas para proteger a saúde mental dos estudantes

Até recentemente, a maior parte das escolas paulistanas não possuía um setor voltado para as mais diversas relações de seus alunos. Toda a demanda era destinada à coordenação pedagógica, responsável por fazer o meio de campo interno e externo.
Agora, sobretudo após a pandemia e o aumento de casos extremos de violência física e emocional, o tema saúde mental virou uma das principais pautas nos ambientes escolares (públicos ou particulares) e tem levado à criação de espaços e iniciativas específicas para acolher o corpo discente de forma individual ou coletiva.

Veja SP