Escrever à mão é mais benéfico para o desenvolvimento cerebral do que digitar, de acordo com estudo da Universidade da Noruega publicado no dia 26 de janeiro na revista Frontiers in Psychology.
Dados de diversos países mostram que o hábito de escrever à mão tem caído ao longo dos anos. Nos Estados Unidos, em 2021, apenas 37% da população tinha o costume de escrever com papel e caneta com alguma frequência. No Reino Unido, o índice era similar: 40% dos britânicos mantinham o hábito no mesmo ano.
Assim como as famílias podem contribuir para que a volta às aulas ocorra de maneira mais tranquila, os educadores têm um importante papel durante o processo da adaptação escolar. Afinal, são eles os responsáveis pela construção de um ambiente de aprendizado organizado, cooperativo e estimulante.
Escolas ExponenciaisUm decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD) publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (2) proíbe o uso de celulares nas escolas da rede municipal — inclusive no recreio. A medida entra em vigor em 30 dias. Desde agosto, o estudante da prefeitura já não podia pegar no telefone dentro da classe, somente nos intervalos. A partir de março, nem isso.
g1O Ministério da Educação (MEC) reajustou nesta quarta-feira (31) o piso salarial nacional de professores da educação básica. A portaria, que prevê um um aumento de 3,62%, foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”. O valor mínimo definido pelo governo para 2024 foi de R$ 4.580,57. Em 2023, vigorou um piso de R$ 4.420,55.
g1As deliberações da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024) resultaram na assinatura de documento referência, que guiará as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2024 a 2034. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou do encerramento do evento, dia 30 de janeiro, destacando a importância da participação popular; o entendimento da Educação como investimento e não gasto, e considerando a realidade orçamentária do país e a necessidade de controle dos recursos públicos; além deste trabalho ainda envolver articulação com o Congresso, para que os planos da Educação avancem.
(...) O material servirá de orientação para a criação da minuta do projeto de lei (PL) do novo PNE 2024-2034. Ele lembra que, em 24 de junho de 2024, finda o prazo do PNE vigente, indicando a urgência da aprovação da nova proposta ainda neste ano. E diz que a meta é ter o novo PNE vigorando em janeiro de 2025. O dirigente acredita que, assim, “começamos o embate para a elaboração e, depois, vamos manter a luta na tramitação dentro do Congresso Nacional. Temos a Câmara e o Senado para fazer a disputa, e isso não vai ser fácil”, relatou Heleno.
Em 2024, Ministério da Educação está comprometido em reconstruir, em diálogo com a sociedade, as políticas para a educação infantil, primeira etapa da educação básica
A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) está empenhada na reconstrução e no fortalecimento das políticas públicas voltadas para a educação infantil. O diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos, falou sobre o tema durante a reunião técnica sobre o próximo edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2026 para a educação infantil.
O Senado pode concluir, na volta dos trabalhos parlamentares, a votação de projeto de lei do senador Laércio Oliveira (PP-SE) que autoriza o uso de recursos parados em programas inativos na área de educação.
O projeto de lei complementar (PLP 48/2023) já foi aprovado nas comissões de Educação (CE) e de Assuntos Econômicos (CAS) e pode garantir reforço para pagar professores, merenda escolar, construção e manutenção de escolas.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) disse que a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite o remanejamento de parte dos recursos gastos com a educação em São Paulo não é uma prioridade do governo para este ano e indicou que a medida voltará a ser discutida somente em 2025.
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