Notícias de Educação - 02/fev/2024

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Dentro da Escola

Quais os benefícios de escrever à mão, segundo este estudo

Escrever à mão é mais benéfico para o desenvolvimento cerebral do que digitar, de acordo com estudo da Universidade da Noruega publicado no dia 26 de janeiro na revista Frontiers in Psychology.
Dados de diversos países mostram que o hábito de escrever à mão tem caído ao longo dos anos. Nos Estados Unidos, em 2021, apenas 37% da população tinha o costume de escrever com papel e caneta com alguma frequência. No Reino Unido, o índice era similar: 40% dos britânicos mantinham o hábito no mesmo ano.

Nexo

Adaptação escolar: qual o papel dos educadores na volta às aulas?

Assim como as famílias podem contribuir para que a volta às aulas ocorra de maneira mais tranquila, os educadores têm um importante papel durante o processo da adaptação escolar. Afinal, são eles os responsáveis pela construção de um ambiente de aprendizado organizado, cooperativo e estimulante.

Escolas Exponenciais

Tecnologia

Rio proíbe celulares nas escolas até no recreio; veja exceções

Um decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD) publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (2) proíbe o uso de celulares nas escolas da rede municipal — inclusive no recreio. A medida entra em vigor em 30 dias. Desde agosto, o estudante da prefeitura já não podia pegar no telefone dentro da classe, somente nos intervalos. A partir de março, nem isso.

g1

Profissionais da Educação

MEC oficializa reajuste de 3,6% no piso salarial de professores; valor será de R$ 4.580,57

O Ministério da Educação (MEC) reajustou nesta quarta-feira (31) o piso salarial nacional de professores da educação básica. A portaria, que prevê um um aumento de 3,62%, foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”. O valor mínimo definido pelo governo para 2024 foi de R$ 4.580,57. Em 2023, vigorou um piso de R$ 4.420,55.

g1

CNM critica reajuste de 3,62% no piso nacional do magistério

Poder 360

Leis e políticas

PNE 2024-2034 precisará tramitar no Congresso

As deliberações da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024) resultaram na assinatura de documento referência, que guiará as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2024 a 2034. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou do encerramento do evento, dia 30 de janeiro, destacando a importância da participação popular; o entendimento da Educação como investimento e não gasto, e considerando a realidade orçamentária do país e a necessidade de controle dos recursos públicos; além deste trabalho ainda envolver articulação com o Congresso, para que os planos da Educação avancem.
(...) O material servirá de orientação para a criação da minuta do projeto de lei (PL) do novo PNE 2024-2034. Ele lembra que, em 24 de junho de 2024, finda o prazo do PNE vigente, indicando a urgência da aprovação da nova proposta ainda neste ano. E diz que a meta é ter o novo PNE vigorando em janeiro de 2025. O dirigente acredita que, assim, “começamos o embate para a elaboração e, depois, vamos manter a luta na tramitação dentro do Congresso Nacional. Temos a Câmara e o Senado para fazer a disputa, e isso não vai ser fácil”, relatou Heleno.

Correio do Povo

MEC fortalecerá políticas para a educação infantil

Em 2024, Ministério da Educação está comprometido em reconstruir, em diálogo com a sociedade, as políticas para a educação infantil, primeira etapa da educação básica
A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) está empenhada na reconstrução e no fortalecimento das políticas públicas voltadas para a educação infantil. O diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos, falou sobre o tema durante a reunião técnica sobre o próximo edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2026 para a educação infantil.

MEC

Senado vai votar projeto que remaneja recursos parados na área de educação

O Senado pode concluir, na volta dos trabalhos parlamentares, a votação de projeto de lei do senador Laércio Oliveira (PP-SE) que autoriza o uso de recursos parados em programas inativos na área de educação.
O projeto de lei complementar (PLP 48/2023) já foi aprovado nas comissões de Educação (CE) e de Assuntos Econômicos (CAS) e pode garantir reforço para pagar professores, merenda escolar, construção e manutenção de escolas.

O Cafezinho

PEC que flexibiliza gasto com educação em São Paulo não é prioridade para 2024, diz Tarcísio

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) disse que a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite o remanejamento de parte dos recursos gastos com a educação em São Paulo não é uma prioridade do governo para este ano e indicou que a medida voltará a ser discutida somente em 2025.

Terra