Notícias de Educação - 07/fev/2024

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

(Vídeo) Celular nas escolas? Especialistas confirmam que usar o aparelho tira a atenção dos alunos

Além disso, pode prejudicar o aprendizado
Nos últimos dias, o estado de São Paulo e a cidade do Rio de Janeiro anunciaram medidas para restringir o acesso de crianças ao celular na sala de aula. O objetivo é direcionar a atenção do aluno durante o período para as aulas. Especialistas confirmam que o uso do aparelho tira a atenção dos estudantes e prejudica o aprendizado.

R7

Tecnologia

A escola não é a única responsável pela segurança de crianças na internet

Saber como se portar na internet é uma habilidade essencial para todos, independentemente da idade. Estar ciente dos benefícios e perigos do universo online permite o uso responsável das ferramentas digitais.
Neste 6 de fevereiro, Dia Internacional da Internet Segura, o Porvir conversou com Rodrigo Nejm, doutor em psicologia e consultor em educação digital e proteção online, sobre a postura que a escola deve adotar na orientação de crianças e adolescentes sobre a internet.

Porvir

Gestão

Consórcios de SP se unem contra redução de verbas na educação

Os consórcios públicos da região metropolitana de São Paulo e Capital solicitaram audiência ao governador Tarcísio de Freitas para tratar das perdas de receitas destinadas para a Educação e discutir alternativas para minimizar os impactos nos municípios e no Estado.

Repórter Diário

Profissionais da Educação

Professores municipais recusam proposta de reajuste da PBH e anunciam greve

Categoria não aceita aumento de 8,04% escalonado e anuncia paralisação após o Carnaval
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede) recusou nesta terça-feira (6/1), em assembleia realizada pela tarde, a proposta de reajuste salarial feita pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Os trabalhadores anunciaram greve para a quinta-feira da semana que vem, após o Carnaval, segundo informou Flávia Silvestre Oliveira, diretora da entidade.

Estado de Minas

Inclusão

AlfaMais: Goiás reforça meta de alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do ensino fundamental

A última pesquisa sobre a alfabetização em Goiás mostrou que 45% das crianças não estavam alfabetizadas na idade certa no ano passado. No entanto, no Primeiro Encontro Formativo do AlfaMais em 2024, a superintendente da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Giselle Faria, reforçou que a meta do estado é alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do ensino fundamental.

Sagres

Leis e políticas

Câmara aprova projeto que cria a Semana Cultural Interescolar

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6) o Projeto de Lei 1825/23, que cria a Semana Cultural Interescolar, a ser realizada anualmente, no mês de outubro, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. A proposta será enviada ao Senado.

Câmara

Avaliação

Prouni 2024: resultados com listas de pré-selecionados são divulgados

(...) Às 15h05, cerca de cinco minutos após a publicação das listas de pré-selecionados, o site saiu do ar para a maior parte dos candidatos. O g1 questionou o Ministério da Educação (MEC), mas a pasta não se posicionou sobre o problema e não deu informações sobre abrangência e duração. Nas redes sociais, candidatos relatavam que, no começo da noite, conseguiam acessar os resultados sem interrupções no acesso.

g1

Ensino Superior

'Supergraduação' para formar cientistas em SP tem explosão de procura no vestibular

Um curso de graduação federal multidisciplinar, voltado para formar cientistas, teve uma explosão de procura no último vestibular. A escola de ciência Ilum, de Campinas (SP) recebeu mais de 3.900 inscrições no processo e registrou a marca de 97,3 candidatos por vaga em 2024.
Essa concorrência, que triplicou de um ano para outro, é um número incomum para um curso aberto há apenas dois anos e criado com intuito de colocar seus egressos na trilha acadêmica.

O Globo

Opinião

Mais um Plano Nacional de Educação

O Plano Nacional de Educação (PNE) – o Brasil já teve uns quatro ou mais – é como os planos infalíveis do Cebolinha das histórias de Maurício de Sousa. Desta vez, tivemos algumas novidades. Primeiro, o “grande consenso” sobre a educação começa a ruir. Pelo menos desta vez começam a se esboçar reações de grupos organizados com voz e voto. A crer nos comentaristas da imprensa, o debate se divide entre esquerda, direita empresarial e direita agrária. O presidente Lula acolhe e endossa as propostas vencedoras da esquerda sindicalista. A direita empresarial, a mesma que apoia políticas industriais, diverge apenas em detalhes do PNE. A direita agrária diverge nas questões ideológicas. Mas nenhuma delas parece discordar do absurdo que é a própria ideia de ter um plano. Ou de sindicalizar o MEC, com a criação de um tal Fórum Nacional de Educação.

O Estado de São Paulo

Políticas públicas assistencialistas na educação

O Ministério da Educação anunciou a maior oferta de bolsas do ProUni desde a criação do programa, em 2005. O Programa Universidade Para Todos representa a reserva de vagas em cursos de graduação em troca de isenção ou redução de tributos para as Instituições de Ensino Superior Privadas (IES) que têm impostos a pagar.

O Tempo