Notícias de Educação - 08/fev/2024

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

4 benefícios da tecnologia para o aprendizado

Com a volta às aulas, a aplicação da tecnologia no ambiente educacional ganha destaque como uma ferramenta para o aprendizado dos alunos. Em um mundo cada vez mais conectado, a internet e suas diversas plataformas se mostram aliadas indispensáveis no processo educacional.

Terra

Gestão

Futuro da escola depende de identificação e promoção de talentos internos à gestão

Ocupar um cargo de gestão nas escolas é uma tarefa cada vez mais complexa. Das questões relacionadas à harmonia entre as equipes ao desenvolvimento acadêmico de diferentes turmas, a cesta de atribuições de quem coordena ou dirige uma escola está sempre cheia. E como estar preparado e ter confiança para desempenhar um bom papel nessa função?

Porvir

Ceará põe cientistas em órgãos públicos atrás de soluções em áreas como educação e segurança

(...) No programa, denominado Cientista Chefe, pesquisadores usam do conhecimento acadêmico com o objetivo de contribuir em soluções práticas para demandas públicas. Hoje, 20 professores, todos vinculados a universidades cearenses, atuam em 20 órgãos estaduais, das secretarias ao Tribunal de Contas.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Pé-de-meia: MEC publica regras e calendário de pagamento da bolsa para alunos do ensino médio; confira

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as regras e o calendário de pagamento do programa "Pé-de-meia", que irá fornecer incentivo financeiro para estudantes do ensino médio. Duas portarias com o assunto foram publicadas na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (8).

g1

Avaliação

Sisu 2024 teve mais de 239 mil aprovados

A edição de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu a inscrição de 1.271.301 pessoas, que concorreram a 264.181 vagas. De acordo com levantamento do Ministério da Educação (MEC), foram aprovados 239.872 candidatos no processo seletivo, sendo 102.005 na ampla concorrência e 137.867 na modalidade de cotas e ações afirmativas das instituições. O número corresponde a uma concorrência de 9,19 pessoas por vaga ofertada. Ao todo, o processo seletivo registrou 2.427.929 inscrições, pois cada inscrito podia escolher até dois cursos.

MEC

Jurídicas

STF vai decidir sobre teto salarial de USP, Unicamp e Unesp: saiba o que pode mudar

(...) Hoje, docentes dessas universidades recebem até R$ 44.008,52, teto federal, por conta de uma medida cautelar deferida em 2020. No entanto, se a ADI não for acatada, eles terão de voltar a cumprir o limite estadual (R$ 34.572), que é o salário do governador.

O Estado de São Paulo

EAD

Educação a distância registra aumento de 700% nos últimos 10 anos

(...) De acordo com dados do Censo da Educação Superior, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC) em 2023, o número de cursos nessa modalidade ofertados no Brasil aumentou 700% nos últimos dez anos. Em 2012 havia 1.148 cursos, enquanto em 2022 esse número passou para 9.186.

Tribuna de Minas

Eventos

Valorização e formação dos professores é destaque em reunião do G20 sobre educação

(...) Como prioridade dos trabalhos do GT, Francisco de Souza apontou três iniciativas: a valorização e formação dos professores por meio de medidas internacionais de qualificação; o compartilhamento, em plataformas internacionais de conteúdo pedagógico, de material sobre desenvolvimento sustentável; e o engajamento comunitário das escolas e da comunidade acadêmica.

Sagres

GO: Jogo Botânico será apresentado em encontro de professores: “imersão prática que permite diferentes estratégias de ensino”, diz criador da ferramenta

Luiz Primandade desenvolveu o jogo para ensinar conteúdos específicos de Ciências da Natureza, de acordo com as habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O professor queria uma didática nova para ensinar Botânica aos seus alunos da Escola Estadual Santa Rita, no povoado Santa Rita, em Itaberaí.

Sagres

Outras do dia

CGU determina demissão de ex-ministro da educação por abandono do cargo

Uma decisão da Controladoria-Geral da União (CGU) publicada nesta quarta-feira (07) no Diário Oficial da União (DOU) determina a demissão de Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação, do cargo de professor na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A medida foi tomada devido às frequentes faltas ao serviço sem justificativas por parte de Weintraub, conforme estabelecido pela portaria publicada.

Itatiaia