Notícias de Educação - 23/jan/2023

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Dentro da Escola

Por que direitos humanos devem ser assunto prioritário na escola

O artigo 205 da Constituição Federal de 1988 coloca a educação como um direito humano, e, por isso, precisa ser respeitado e valorizado. Mas o que é a educação em direitos humanos? Como aplicá-la na escola?
A base de uma sociedade democrática passa por formar sujeitos que reconhecem a todos como pessoas de direitos. E a escola é o primeiro espaço onde as pessoas têm contato com o que é diverso, reconhecendo-se como parte do mundo e, portanto, é fundamental estarem expostas ao tema.

Porvir

A importância da criatividade e da autoconfiança para a aprendizagem

Embora seja uma habilidade cada vez mais valorizada no mercado de trabalho, a criatividade é muito mais do que isso, e tem múltiplas definições. Podemos dizer que se trata da capacidade de realizar conexões cerebrais e gerar soluções que impactam a vida em diversos graus. Essa habilidade de ligar os pontos de forma eficiente, ao contrário do que muitos pensam, não é um dom divino.

Desafios da Educação

Tecnologia

ChatGPT revolucionará o ensino em universidades e escolas?

O psicolinguista canadense Daniel Lametti, da Universidade Acadia, na província de Nova Escócia, compara a importância da IA como o ChatGPT para textos acadêmicos com a invenção da calculadora para matemática, que mudou o ensino de forma fundamental.
(...) No futuro os trabalhos acadêmicos não poderão mais ser avaliados de acordo com a sua forma final, mas com base em como os alunos melhoraram e complementaram um texto originalmente criado pela IA.

DW

Esse aplicativo é capaz de detectar redações feitas por IA

A facilidade de produzir coisas pela internet permitiu que até mesmo textos fossem gerados por inteligência artificial (IA). Com isso, muitos utilizam disso para realizar trabalhos acadêmicos e afins, no intuito de atingir a nota máxima. No entanto, ao mesmo tempo, novas tecnologias são criadas para identificar produções geradas por IAs. O que é o caso do aplicativo GPTZero.

Escola Educação

Gestão

Camilo Santana tem desafio de replicar nacionalmente sucesso do Ceará

(...) O bom exemplo de lá ganha fôlego para reverberar em outros cantos, com a chegada ao comando do MEC do ex-governador Camilo Santana, acompanhado de outros três quadros da cena cearense, entre eles Izolda...

Veja

Apesar de bem-sucedido, programa de escolas militares está sob risco

O governo federal e o PT já deram sinais de que podem não dar continuidade ao Programa de Escolas Cívico-Militares (Pecim), apesar dos bons resultados apresentados pela equipe do ex-presidente Jair Bolsonaro. O projeto, implementado em 2019, permite que militares reformados das Forças Armadas, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros sejam alocados em escolas, onde atuam na promoção da disciplina e do civismo, além de outras atividades extraclasse. A gestão escolar e o ensino das disciplinas continuam nas mãos dos civis.

Gazeta do Povo

Leis e políticas

Ministro quer foco em educação integral e diz que escola deve debater política

Menos de 15 dias após os ataques em Brasília, Santana diz que alunos devem aprender sobre democracia e liberdade de expressão
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), quer que todas as crianças estudem em tempo integral nas escolas públicas brasileiras. Para isso, seria necessário mudar a situação de mais de 80% de cerca de 40 milhões de alunos do País, que hoje permanecem nas escolas por cerca de 4 horas. Em países desenvolvidos, contando esportes e atividades extraclasse também gratuitas, o ensino chega a ocupar 10 horas.

O Dia

Fim de diploma para o exercício de profissões gera polêmica

Proposta polêmica apresentada pelo deputado mineiro Tiago Mitraud no último dia de trabalho da Câmara, em 2022, segue gerando polêmica e acirrando debates. O projeto de lei do parlamentar, ex-candidato a vice-presidente na chapa do Partido Novo, prevê o fim da exigência de diploma para dezenas de profissões, como engenheiro, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, oceanógrafo, químico e médico veterinário, e também para ocupações que nunca exigiram graduação no mercado, como manicure e pedicure. Além disso, ele defende o fim de exame de ordem da OAB. O projeto elenca 106 profissões, até mesmo as que nunca exigiram formação acadêmica, como depilador, manicure e pedicure

Correio Baziliense