Focando Educaçào

 

 

O que foi notícia em Educação
28/abr/2017

Cadastre-se para receber as notícias por e-mail! AQUI


Na Sala de Aula

12 Dicas para Usar a Internet em Sala de Aula

  • As escolas, pais e professores já veem a internet como uma aliada. Capaz de trazer conteúdo de qualquer lugar do mundo, ela pode ser um recurso excelente para aprendizagem e deve ser incorporada ao dia-a-dia. Separamos 12 dicas que podem ajudar a prender a atenção em sala de aula. ( Canal do Ensino )

Avaliações

Enade 2017 será aplicado no dia 26 de novembro; veja lista de cursos avaliados

  • O Enade avalia o desempenho dos alunos no ensino superior e é obrigatório. A cada três anos, o Ministério da Educação aplica a prova para um determinado grupo de cursos para acompanhar a evolução. ( G1 )

Gestão de Escola

Redução do déficit de vagas para educação infantil é uma das prioridades do programa de metas de BH

  • Nesta quinta-feira (27), o prefeito Alexandre Kalil (PHS) divulgou o programa de metas de Belo Horizonte até 2020. Um dos desafios é diminuir o déficit de vagas na educação para crianças até três anos. A prefeitura pretende aumentar em quase 30% a oferta. O número representa mais 8,5 mil vagas, bem abaixo do déficit de 17 mil vagas nesta faixa etária, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação. Outra meta é atender em 100% a demanda entre 4 e 5 anos e ampliar as oportunidades na escola integrada. ( G1 )

Estácio vê melhora em inadimplência no médio prazo

  • A Estácio Participações espera que a nova estratégia de captações e uma política de crédito mais restritiva reduzam os índices de inadimplência no médio prazo, disse o presidente da empresa, Pedro Thompson. ( Exame )

Inclusão

PUCRS anuncia adesão de metade de suas vagas para ingresso via Enem

  • A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) anunciou na tarde desta quinta-feira, 27 de abril, a adesão de 50% ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para as vagas do Vestibular de Inverno 2017. ( Brasil Escola )

Leis, políticas e politicagens

Ministro da Educação terá de falar ao Senado sobre Ciência sem Fronteiras

  • O ministro da Educação, Mendonça Filho, terá de dar informações à Comissão de Educação do Senado sobre a decisão de tirar do programa Ciência sem Fronteiras o pagamento de bolsa para estudantes de curso de graduação no exterior. Entre 2011 e 2014, quase 79 mil bolsas concedidas – 78% do total – foram justamente para cursos de graduação. ( Época )

Câmara aprova projeto que garante desconto a professor na compra de livros

  • A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou proposta que garante aos profissionais do magistério desconto de, no mínimo, 20% na compra de livros, periódicos e materiais didáticos vinculados à sua área de ensino e atuação profissional. Por tramitar em caráter conclusivo, o texto seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para que seja analisado também pelo Plenário. ( Câmara )

Frente parlamentar quer debate permanente sobre o bullying

  • Em seminário realizado nesta quinta-feira (27), na Câmara, o coordenador do grupo, deputado Roberto de Lucena (PV-SP), destacou o número crescente de suicídios de crianças, adolescentes e jovens devido à prática. ( Câmara )

Ensino Superior

Instituição pública pode cobrar por pós, diz STF; nas paulistas, 30 mil já pagam

  • Por 9 votos a 1, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu ontem que as universidades públicas podem cobrar mensalidade em pós-graduação lato sensu. Assim, fica garantida a manutenção de 501 cursos de especialização, extensão e MBA ofertados nas três instituições estaduais paulistas — USP, Unicamp e Unesp —, que têm, juntas, cerca de 30,5 mil estudantes. ( R7 )
  • Preço de pós em instituições públicas é menor que o das universidades particulares (R7)

Profissonais da Educação

Greve:

  • Em carta, alunos rebatem professores e defendem reforma ( Exame )
  • Alunos criticam 'decisão unilateral' de direção do Bandeirantes sobre greve (Folha de São Paulo)
  • Escola partidária ou escolha do trabalhador? Greve "racha" pais de alunos (Uol)
  • Por que os professores vão entrar em greve no dia 28 (Nova Escola)
  • Professores criticam reforma da Previdência e manifestam apoio a greve geral (Câmara)
  • Rede Marista de ensino decide aderir à greve em 16 estados e DF (Gazeta do Povo)
  • Após confronto, servidores em greve desocupam sede da Secretaria de Educação de Goiânia (G1)

Eventos

Governo publica novo decreto convocando a Conferência Nacional de Educação

  • O governo publicou novo decreto convocando a 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae) no Diário Oficial da União. O decreto substitui o publicado em maio do ano passado, ainda no governo da presidenta Dilma Rousseff. O novo texto, assim como o antigo, não traz uma data para a conferência. Pelo decreto de 2016, a conferência seria realizada no primeiro semestre de 2018. Agora, no decreto assinado pelo presidente Michel Temer, consta apenas que será realizada em 2018, em Brasília. ( IstoÉ )

Outras do dia

Como Elon Musk pretende fundir inteligência artificial com a consciência humana

A nova empreitada de Musk é fundir a inteligência artificial, dos robôs, ao cérebro humano. Para isso, criou a Neuralink. O site da nova empresa já está no ar e descreve em uma frase a que se propõe: “Neuralink está desenvolvendo interfaces de ultra-alta largura de banda (bandwidth) para conectar humanos e computadores”. Ou seja, Musk quer ligar nossos cérebros à nuvem por meio de eletrodos implantados, que funcionariam como uma extensão digital de nossa capacidade para ler e interpretar o mundo. (Nexo)

Universidade dará aulas de línguas de ‘Game of Thrones’

A Universidade da Califórnia, em Berkeley, vai oferecer um curso de seis semanas sobre as línguas ficcionais de Game of Thrones. Intitulada “A Linguística de Game of Thrones e a Arte da Invenção da Língua”, a disciplina será ministrada pelo linguista David J. Peterson, que criou o Dothraki e o Alto Valiriano, idiomas falados na série da HBO. (Veja)


Para clipping de outros dias, acesse o blog: Clipping de Educaçào

Para dúvidas, problemas ou informações, envie e-mail para contato@focandoeducacao.com.br.

Nossos canais:


© 2016 Focando Educaçào.
Todos os direitos reservados.