(...) Depois de se apropriarem desse contexto, as escolas podem avançar em metodologias e temas específicos que podem ajudar na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos. A seguir, confira sete tendências da Educação neste ano.
1. Recomposição das aprendizagens; 2. Metodologias ativas; 3. Uso de tecnologias; 4. Competências socioemocionais; 5. Direitos humanos e diversidade; 6. Educação midiática; 7. Meio ambiente e sustentabilidade.
(...) A seguir, confira sete temas que, segundo especialistas, darão a tônica no campo da educação nos próximos 12 meses.
1) Defasagem e evasão escolar agravadas pela pandemia; 2) Retomada da gestão democrática da educação brasileira; 3) Plano Nacional de Educação (PNE); 4) Fim do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim); 5) Polarização e violência política nas escolas; 6) Impactos negativos da reforma do ensino médio; 7) Orçamento para a educação.
A má escolha da carreira é um dos fatores que levam à evasão nas universidades públicas e, com isso, o País forma menos profissionais do que poderia.
TerraNa volta às aulas de 2023, a educação vai encontrar uma nova tecnologia para decidir como, quando e por que usar. Trata-se do ChatGPT, um sistema baseado em IA (inteligência artificial) que gera conversas a partir de perguntas e tópicos sugeridos pelo usuário.
(...) Como o ChatGPT organiza as informações? Como escolas e universidades podem reagir? Existe uma maneira de identificar textos criados com o ChatGPT? Separamos essas perguntas em tópicos que você pode ler
O Ministério da Educação (MEC) definiu o novo piso salarial nacional para os professores da educação básica, com um aumento de quase 15% do valor anterior, chegando agora a R$ 4.420, para os profissionais que sigam uma jornada de trabalho de 40 horas semanais ou proporcional. Entretanto, pelo menos dez estados e o Distrito Federal já pagam valores acima desse novo piso.
Escola Educação(...) Durante o ano letivo, a mochila é um item indispensável, mas os pais e responsáveis devem ficar atentos para que o peso levado pelos filhos não seja exagerado, pois a situação pode contribuir para o surgimento de problemas de saúde.
g1A Política Nacional de Educação Digital (Pned) tem como objetivo potencializar as políticas públicas relacionadas ao acesso a recursos, ferramentas e práticas digitais, com prioridade para as populações mais vulneráveis.
O projeto foi apresentado pela deputada Angela Amin (PP-SC) e a lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto ainda voltará para o Congresso Nacional, para que os parlamentares analisem os vetos do presidente. Ainda não há uma previsão para o início da sua implementação.
O Projeto de Lei 2734/22 inclui os projetos culturais desenvolvidos integralmente em escolas públicas de educação básica na lista de atividades beneficiadas pela Lei Rouanet. “As escolas precisam abrigar atividades de contraturno e de fim de semana voltadas ao esporte e à cultura, que são áreas que contribuem imensamente para o destino de crianças e jovens”, justificou a autora, deputada Renata Abreu (PODE-SP).
CâmaraUm empresário que prometia falsas vagas para alunos de medicina foi preso na última sexta-feira (27) no Maranhão. O homem cobrava até R$ 60 mil por aluno para a transferência que, no entanto, nunca acontecia.
UolSe adaptando ainda ao novo ensino médio, escolas já preparam alunos para a edição do próximo ano, que seguirá o novo currículo de base nacional, porém falta de informações sobre a nova prova é empecilho.
TerraUm estudo sobre o impacto do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na expansão do ensino superior no Brasil - em especial da oferta de vagas em universidades públicas - e vencedor de dois prêmios CAPES, iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em 2022, mostrou que a inclusão de pessoas de rendas mais baixas nas últimas décadas de fato se deu de maneira significativa com e por conta do exame, mas evidenciou que ainda há desafios em relação à redução da desigualdade.
O Estado de São PauloPlanejar é essencial para evitar endividamento e exige pensar com atenção na carreira e na instituição de ensino escolhida, antes mesmo de procurar um crédito educativo público ou privado.
TerraUma carga vinda da Argentina com problemas de documentação fará com que o cardápio dos restaurantes universitários da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), no Paraná, seja complementado com picanha e camarão no começo do ano letivo. No total, 1.225 quilos de picanha e 80 quilos de camarão foram doados à instituição pela Receita Federal em Ponta Grossa.
Uol