O ChatGPT é uma tecnologia de Inteligência Artificial (IA) da empresa OpenAI, treinada para a escrita de textos originais seguindo comandos específicos. Por exemplo, se você solicitar à máquina que ela fale sobre um tema X, ela entregará um texto único falando sobre ele – e, desta vez, nem vamos entrar no mérito da qualidade dessa produção.
Na sala de aula, a ferramenta já está sendo utilizada. Por isso, o professor de Liderança em Tecnologia Educacional da Universidade George Washington Ryan Watkins preparou algumas dicas para incorporar essa nova tecnologia ao ensino, que traduzimos nesta publicação. Confira!
A inteligência artificial é uma das tecnologias que têm alertado educadores, pois, no âmbito educacional, contesta modelos tradicionais de ensino e avaliação. No entanto, poderia o Brasil aproveitar a inovação em meio à volta às aulas? Para alguns especialistas, sim – mas com cuidado.
TerraA modificação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 2008 tornou obrigatório o ensino de música como disciplina escolar. Com isso, o ensino de artes na grade curricular precisa contar com a música como forma de atividade para a educação básica. Perto de completar quinze anos da instauração da lei, no entanto, a aplicação musical na grade curricular ainda passa por dificuldades estruturais e pedagógicas.
Nexo(...) Na escola uma das estratégias para despertar o interesse das crianças pelos livros é fazer com que o momento da leitura seja prazeroso para todos. O professor é o responsável por dar os primeiros passos com as crianças e mostrar que a leitura não é somente obrigação.
SagresUm fenômeno atualmente, o ChatGPT foi lançado próximo ao final do ano passado, mais especificamente em novembro. Se trata de uma inteligência artificial voltada para o texto (GPT-3) e funciona por meio de uma interface que é como se fosse um chat, bem como diz o nome do site. Muitas pessoas têm utilizado a ferramenta, mas será que ela realmente ajuda no aprendizado?
R7A volta às aulas em 2023 vai ser diferente. Depois de quatro anos de omissão, negligência, cinco ministros e uma guerra cultural na educação – com uma pandemia no meio do caminho –, o novo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o imenso desafio de reconstruir o ensino no Brasil.
GamaNo primeiro dia de aulas das escolas estaduais de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que não vai manter a política de expansão acelerada do modelo de ensino integral. Para ele, é preciso antes investir na qualidade das que já possuem a jornada ampliada.
Folha de São PauloPromulgada por Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, no início da primeira gestão do atual presidente do Brasil, nasceu com o objetivo de combater o racismo no país ao evidenciar a contribuição dos negros na construção da identidade nacional.
Duas décadas após o decreto, no entanto, o tema ainda é abordado de forma superficial nas escolas, com muitos estereótipos. Especialistas também apontam falta de apoio na formação dos professores e materiais desatualizados.
A falta de rampas, acessos diretos, banheiros adaptados, prioridade de locomoção nos espaços, postos de água exclusivos, intérpretes de libras e áudio descrição são algumas das dificuldades diárias enfrentadas por pessoas com deficiência (PCDs) no país. Para representar os problemas em números, o Instituto Olga Kos divulgou os dados compilados de 2022 do Índice de Inclusão para Pessoas com Deficiência.
Correio BrazilienseO Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, ingressou com uma ação com pedido liminar para suspender a Lei 11.689/22, que prevê a criação de escolas especializadas para atendimento aos estudantes da educação especial. A ação foi distribuída à desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves.
O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, destaca que a norma questionada reproduz integralmente o Decreto Federal 10.502/2020, que foi revogado após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender a sua eficácia. Enfatiza ainda que a norma foi publicada em flagrante descumprimento à decisão proferida pela corte superior.
De acordo com a imprensa do Reino Unido, este é o primeiro caso do tipo a ser julgado no país
Izzy Montague, 38, ficou furiosa ao ouvir da diretora da Escola Primária Heavers Farm, em South Norwood, no sudeste de Londres, na Inglaterra, que haveria uma parada do orgulho LGBT e que o filho dela de 4 anos, aluno da instituição, não poderia optar por deixar de participar.
A superproteção dos pais pode ter um inesperado e indesejado efeito colateral em seus filhos. De acordo com estudo publicado recentemente na Scientific Reports, filhos de pais superprotetores ou autoritários tendem a viver menos, segundo informações da Agência Fapesp.
Estudos anteriores, na área de psicologia e parentalidade, já apontavam que relações autoritárias ou extremamente rígidas e negligentes ou permissivas podem ser prejudiciais para a formação do indivíduo. Mas essa é a primeira pesquisa a verificar como a ausência ou o mau relacionamento com os pais é capaz de reduzir a longevidade.
Especialistas apontam que atualmente mais de 330 mil crianças brasileiras de 4 e 5 anos, não estão frequentando a pré-escola como deveriam.
(...) A pesquisa também aponta que crianças pretas, pardas e indígenas são as que possuem menos acesso à educação, 91,9% delas estavam na pré-escola, contra 93,5% das crianças brancas e amarelas. Além disso, foi visto que a condição da mãe é outro ponto determinante: entre as mães com ensino fundamental, 95,3% dos filhos frequentaram a pré-escola, esse número cai para 91,1% quando a mãe possui o ensino fundamental incompleto.
A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, garantiu que o reajuste das bolsas de pesquisa científica ocorrerá ainda no primeiro semestre de 2023. Em discurso realizado no Rio de Janeiro, durante a 13º Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), ela disse que não poderia adiantar quais serão os novos valores.
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