Premiação reconhece instituições educacionais ibero-americanas que abordam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e mostra como a preocupação com a sustentabilidade deve ser de toda a comunidade escolar
(...) Promovida pela OEI (Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), esta primeira edição reconheceu o trabalho de instituições educativas que fomentam, de maneira criativa, o reconhecimento e a difusão da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), pacto de ação global que busca, por meio de 17 objetivos interconectados, garantir um mundo mais sustentável e próspero até o ano de 2030.
Enquanto disciplinas como História, Sociologia e Educação Física perdem espaço, matérias fora do comum ou com nomes nada explicativos como “O que rola por aí”, “RPG”, “Brigadeiro caseiro”, “Mundo Pets SA” e “Arte de morar” começam a fazer parte da realidade de estudantes do ensino médio nas redes públicas do país. Mudanças curriculares incluídas na reforma que atinge os últimos três anos da educação básica — além de uma base nacional comum obrigatória, há agora os chamados itinerários formativos, voltados para áreas de conhecimento e formação técnica de interesse dos jovens — vêm incomodando alunos, pais e professores, que apontam problemas também na falta de estrutura das escolas, já que a maioria não possui laboratórios nem internet, e de preparo do corpo docente para essa revolução em sala de aula.
ExameO contraturno escolar é o período oposto das aulas regulares das instituições de ensino. Durante esse período, as escolas disponibilizam diversas atividades extras, com o intuito de complementar as práticas curriculares.
Para alguns gestores, é também uma oportunidade para impulsionar o ensino do inglês, oferecendo aos estudantes horas extras do ensino da língua inglesa.
Introduzir hábitos de higiene na rotina dos pequenos faz com que a prática seja leve, natural e espontânea para toda a vida
Incentivar e criar hábitos de higiene nas crianças são etapas muito importantes da educação infantil. Assim como sua alimentação e seu sono, esses cuidados também estão diretamente relacionados à saúde e ao desenvolvimento dos pequenos.
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), Guilherme Maluf, negou a suspensão de uma licitação na prefeitura de Rondonópolis (216 KM de Cuiabá), que prevê a contratação do sistema de ensino infantil e de nível fundamental, incluindo a formação dos professores, nas escolas municipais. O negócio deve custar R$ 11 milhões aos cofres públicos da cidade.
Folha Max(...) O artigo 205 da Constituição Federal Brasileira expressa que todo cidadão tem direito ao acesso à educação de qualidade. Mesmo assim, Camila relata que em sua época de escola passou por muitas dificuldades.
(...) O papel dos docentes na inclusão e no auxílio de alunos com o transtorno é fundamental para seu desenvolvimento. “Levar o estudante com TDAH em consideração na estruturação de uma aula é promover o acolhimento daquele indivíduo. Isso também reverbera nos demais discentes de maneira positiva”, explica a doutora em Educação, especialista em Psicopedagogia e professora do Instituto Singularidades, Marta de Oliveira Gonçalves.
Após o Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria para derrubar a proibição da linguagem neutra nas escolas, o deputado federal Ismael dos Santos (PSD-SC) entrou com medidas para o resguardar o uso adequado da Língua Portuguesa. O parlamentar protocolou, nesta segunda-feira (13), um documento em que reconhece o papel fundamental do Conselho Nacional de Educação (CNE) nas decisões a nível curricular e didático no Brasil.
ND+Um adolescente de 17 anos foi detido nesta segunda-feira (13) depois de ter armado um atentado a bomba em uma escola municipal na cidade de Monte Mor, no interior de São Paulo. O jovem arremessou duas bombas caseiras na instituição de ensino e também portava uma machadinha. Ninguém se feriu.
Nexo(...) Na avaliação da psiquiatra Danielle Admoni, os adolescentes são muito mais suscetíveis a discursos extremistas que podem os colocar — e outras pessoas — em risco.
"Eles não têm todos os circuitos cerebrais formados e nem a experiência que os adultos têm. Em paralelo, há uma necessidade em se identificar com grupos — é parte da sua sobrevivência social dentro do ambiente em que vivem", aponta Admoni, que atua no Hospital da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e é especialista em infância e adolescência.
Embora 70% aprovem as principais diretrizes, mais da metade (55%) disse que está pouco ou nada informada sobre o modelo e apenas 15% estão informados ou muito informados
Pesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi) mostra que, apesar da pouca informação, o novo ensino médio é aprovado pela maioria da população. A nova estrutura começou a ser implementada nas escolas públicas e privadas do país há cerca de um ano, de forma escalonada até 2024.
Menos de 15% dos brasileiros acham que o jovem sai do ensimo médio preparado para faculdade ou mercado de trabalho. A informação é de pesquisa realizada pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Sesi (Serviço Social da Indústria), sobre a percepção da população em relação às mudanças do ensino médio, divulgada nesta terça-feira (14).
R7Os cursos na área de saúde são os mais desejados pelos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior em 2023. Os dados são de um levantamento do Google que ouviu mil pessoas de todo o país.
g1Não é uma aterrissagem suave - está mais para um tombo. O número de estudantes na EJA, a Educação de Jovens e Adultos, vem caindo acentuadamente nos últimos anos. Os dados são do Censo Escolar 2022, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quarta (8).
(...) O perfil etário dos alunos muda conforme se avança na etapa da formação: nas séries iniciais do Fundamental, a mediana de idade é 46 anos; no Fundamental II, 25 anos, e no Médio, 24 anos. Ou seja: há mais jovens que adultos na Educação de Jovens e Adultos. E isso é uma má notícia.
Uma conferência internacional sobre desenvolvimento, avanços e desafios da educação digital para melhor aproveitá-la em termos de expansão das oportunidades educacionais no planeta foi inaugurada hoje nesta capital.
O evento de dois dias acontece com intervenções presenciais e também por videoconferência de 800 representantes de mais de uma centena de países e organizações internacionais.