Entender o que significa propósito na carreira docente ajuda educador a apoiar estudante na definição de projetos para o presente e o futuro
(...) Para que os interesses dos estudantes deem origem a um plano coerente desenhado ao longo do ensino médio, o trabalho de formação do professor com projeto de vida precisa refletir todo esse processo.
Um dos principais desafios enfrentados pelos docentes ao longo de sua carreira profissional é garantir que todos os alunos tenham pleno acesso ao aprendizado. Afinal, cada um tem suas particularidades, o que torna a sala de aula um dos ambientes mais plurais que iremos frequentar ao longo da vida.
Partindo dessa premissa, o livro “Diferenciação pedagógica na prática: rotinas para engajar todos os alunos” busca discutir como tornar o processo de aprendizagem mais eficiente para todos os envolvidos.
Em um momento em que enfrentam um aumento de conflitos entre alunos, as escolas estaduais de São Paulo convivem ainda com a falta de funcionários responsáveis por auxiliar na convivência dos estudantes.
O déficit generalizado de agentes de organização escolar —conhecidos também como inspetores de alunos— levou a Secretaria de Educação a abrir um processo seletivo para a contratação de novos profissionais. A medida só ocorreu após o retorno das aulas. Além disso, o número previsto de contratados (7.771) é considerado insuficiente pelo sindicato da categoria.
Descontinuada nos últimos 4 anos (2019-2022), a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) voltou à estrutura do Ministério da Educação (MEC) em 2023 para ajudar o Governo Federal em seu projeto de união e reconstrução do Brasil. A meta dessa Secretaria é garantir que todos os estudantes tenham acesso equânime à educação. Durante os dois primeiros meses de atuação, a Secretaria se dedicou à construção de uma agenda de programas e políticas educacionais para promoção da equidade e recebeu vários grupos. No Dia Mundial de Zero Discriminação, celebrado em 1º de março, o MEC resgata as primeiras ações da Secretaria. Afinal, a data marca uma importante luta contra o racismo, a discriminação na escola, no trabalho e em outras atividades e segmentos da sociedade.
MECO Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) deve aumentar seus recursos de acessibilidade. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), a partir deste ano o cartão-resposta da prova e a folha de redação, que, até então, eram impressos em fonte padrão (tamanho 12) para todos os participantes, terão opção ampliada (tamanho 18) para pessoas com deficiência visual que solicitarem o recurso.
Escolas ExponenciaisO Projeto de Lei 268/23 inclui, como temas transversais nos currículos da educação básica (formada por educação infantil, ensino fundamental e médio), a educação política e financeira.
(...) O Projeto de Lei 268/23 será despachado para análise pelas comissões da Câmara.
Mulher, com até 21 anos e nascida no Nordeste. Esse é o perfil da maioria dos que se candidataram a uma vaga em universidade pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2023. Dos 1.073.024 candidatos, 62,1% são do sexo feminino e 37,9%, do sexo masculino. Em relação à faixa etária, 77,8% tinham 21 anos ou menos. Candidatos na faixa etária dos 21 aos 30 anos representaram 15,4%, seguidos pelos de 31 a 40 anos (4,1%), 41 a 50 anos (1,9%) e maiores de 50 anos (0,8%).
MECOs setores de educação, mobilidade e varejo estão no mais alto patamar de digitalização no relatório gMaturity, feito pelo Google anualmente. Na edição referente ao ano de 2022, os três segmentos foram os únicos a usar de forma completa a integração de dados de plataformas digitais em suas operações empresariais. As empresas destacadas no estudo como expoentes de seus respectivos setores foram Anhanguera Educacional, Localiza e Magazine Luiza.
O Estado de São PauloPor não chegar ao menos à nota média dos estudantes de países desenvolvidos em avaliações internacionais, o Brasil deixa de ganhar 2 pontos porcentuais no Produto Interno Bruto (PIB) ao ano. A conclusão está em um estudo de pesquisadores da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), que faz uma síntese das evidências sobre o impacto da educação no crescimento de uma nação. O Brasil é um dos últimos colocados em rankings de avaliações e seu PIB médio, na última década, foi de 0,26%.
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