Notícias de Educação - 10/mar/2023

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Dentro da Escola

Como a Educação 5.0 pode ser aplicada no ensino infantil

(...) Para Inauri Fátima de Lima, diretora pedagógica na Escola de Educação Infantil Universo, a Educação 5.0 é uma proposta de ensino que combina os diversos elementos tecnológicos, cada vez mais presentes no dia a dia de crianças e jovens, incluindo as competências socioemocionais. “O desenvolvimento das capacidades humanas e socioemocionais são fundamentais para serem trabalhadas desde os primeiros anos de escola”, explica.

Comunique-se

Educação a céu aberto: as pré-escolas nas florestas dos países escandinavos

Mesmo no inverno, sob chuva ou neve, as pré-escolas dos países escandinavos priorizam o ensino ao ar livre para que as crianças pequenas desfrutem da natureza e aprendam a amá-la desde cedo. Sentados em uma lona estendida sob a neve no meio da floresta, Agnes e seus amigos, com cerca de cinco anos, contam galhos em uma aula improvisada de aritmética.

Correio Braziliense

Projetos

Projeto escolar no Scratch debate violência doméstica

Professor de Manaus leva gamificação para abordar direitos humanos com a turma do ensino médio
(...) Com o intuito de abordar o assunto e conscientizar os estudantes sobre formas de prevenção e combate à violência doméstica, criei uma atividade para as aulas de cultura digital com a turma do primeiro ano do ensino médio. O aprendizado, em linguagem de programação por meio da ferramenta Scratch, oferecia aos alunos a oportunidade de tratar deste tema por meio da construção de jogos, animações e histórias, com mecanismos audiovisuais.

Porvir

Tecnologia

ChatGPT pode ser aliado no processo de ensino-aprendizagem, avalia especialista

(...) Em vez de ser usado meramente como um oráculo ou vidente, o robô virtual (chatbot) pode ser empregado de outras maneiras mais inteligentes e se tornar um aliado no ensino, avalia Seiji Isotani, professor do Instituto de Computação e de Ciências Matemáticas da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), campus de São Carlos, e professor visitante da Faculdade de Educação da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
“O ChatGPT tem sido usado como um espécie de vidente, para dar respostas a perguntas. Essa aplicação é questionável no processo de ensino e aprendizagem porque destrói algo fundamental para a criatividade humana que é a tomada de decisões corretas e de forma consciente. Contudo, essa ferramenta de inteligência artificial pode ser utilizada como uma geradora de insights, ou seja, de novos caminhos para a resolução de um problema”, disse Isotani durante palestra em um evento on-line promovido pelo ICMC-USP em fevereiro.

Fapesp

Cidadania digital: como formar pessoas conscientes em um mundo tecnológico

Se, de forma geral, esperamos que a escola ajude a formar cidadãos conscientes, críticos e capazes de atuar em mundo complexo, por que deixar de fora a instrução para conviver de forma saudável e respeitosa na internet?

Desafios da Educação

Gestão

Governo Lula vai reajustar em 39% repasse para merenda escolar

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar nesta sexta-feira (10) reajuste de até 39% para o repasse para a merenda escolar neste ano. O aumento dos valores para a alimentação escolar foi uma das principais promessas de Lula durante a campanha, como uma das formas de enfrentamento à fome no país.

Folha de São Paulo

Inclusão

Escola inclusiva deve considerar experiência de vida, diz professora

A distinção entre escola regular e especial não existe para Teresa Mantoan. Professora há mais de seis décadas, ela trabalha para sensibilizar a sociedade sobre a importância da construção de uma escola que inclua todos os alunos, com deficiências ou não. Em entrevista exclusiva à Agência Brasil, para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nessa quarta-feira (8), a docente mostra como é possível pensar a educação inclusiva no país.

Sagres

SP: Dirigentes de instituições de ensino superior se reúnem para discutir políticas de equidade e diversidade

Na última quarta-feira (08/03), reitoras, vice-reitoras, pró-reitoras e diretoras de centro se reuniram em um evento sediado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – e transmitido ao vivo pelo YouTube – para discutir a consolidação da Rede Equidade, a partir da qual será elaborada uma política de equidade que considere as articulações entre gênero e outras diferenças e desigualdades.

Fapesp

Leis e políticas

Lula é pressionado para revogar reforma do ensino médio; ministro da Educação é contra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi pressionado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo para revogar a reforma do ensino médio, feito na gestão de Michel Temer (MDB). Segundo fontes ouvidas pelo R7, o ministro da Educação, Camilo Santana, é contrário à medida.

Correio do Povo

Portaria do MEC adia etapas do Novo Ensino Médio

Brasil Escola

'Sem efeito': especialistas criticam consulta sobre reforma do ensino médio

Uol

Consulta pública do MEC não alivia clamores pela revogação do Novo Ensino Médio

Carta Capital

EAD

MEC vai estudar oferta de cursos EAD

O Ministério da Educação (MEC) vai instituir Grupo de Trabalho (GT) para estudos que subsidiem a oferta de cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia, na modalidade Educação a Distância (EaD). A criação do GT, de caráter técnico, foi oficializada pela Portaria nº 398, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 9 de março.

MEC

Opinião

Como a internet amplifica a misoginia entre os jovens

(...) O perfil do "coach", que conta com mais de 300 mil seguidores apenas no Instagram, é apenas uma das peças do ecossistema masculinista presente na internet. (...) Muitos homens não interpretam tudo isso como discurso de ódio, especialmente os mais novos.
(...) Solucionar um problema dessa dimensão e complexidade passa, necessariamente, por educarmos os meninos e adolescentes em termos de letramento de gênero dentro e fora do âmbito familiar. Isto posto, é a escola, espaço de diversidade por definição, que guarda o potencial para que meninos tenham contato com conceitos e discursos que desconstruam essas diferenças estruturais para que, futuramente, eles não reproduzam essas iniquidades.

Folha de São Paulo