(...) Mas, afinal, o que são smart e sharp skills? Conforme pontua a profissional, smart skills são aquelas habilidades necessárias para ter sucesso na vida e devem substituir as soft skills. A partir delas, o indivíduo desenvolve diplomacia e inteligência para lidar com os desafios.
Já a sharp skills devem ocupar o lugar das hard skills e são referentes a capacidade de analisar dados, avaliar os riscos e aprendizado de máquinas.
Os estudantes do ensino fundamental, do 3º ao 8º ano, que estão em situação de incompatibilidade de idade/ano na rede pública de ensino do Distrito Federal podem contar com o programa SuperAção para corrigir esse fluxo e reconstruir a trajetória escolar.
Correio BrazilienseO CEO da OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, diz acreditar que a inteligência artificial poderá substituir médicos e professores. Em um manifesto, Sam Altman escreve que robôs serão capazes de realizar o trabalho de profissionais da educação e da saúde, além de baratear seus serviços.
MetrópolesBoletim digital, entrega de atividades e até conselho de classe automático, que decide se o aluno passará ou não de ano. Sim! Essas são algumas das evoluções que a tecnologia trouxe para as escolas nos últimos anos. As exigências que a pandemia da Covid-19 gerou no Brasil e no mundo acelerou tais inovações.
Folha VitóriaEntidades e pesquisadores da área da educação afirmam a necessidade de revogação da lei de 2017 que estabeleceu o novo ensino médio e sugerem a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio publicadas em 2012. Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) abriu consulta pública para avaliação e reestruturação da política nacional de ensino médio, mas, para os especialistas, antes do diálogo, é urgente a revogação da medida.
EBCAulas remotas foram implementadas no estado em 2020 por causa da Covid-19. O sistema presencial só retornou em junho de 2021.
Dados do Censo Escolar confirmaram que a pandemia teve impacto muito forte na educação básica no Brasil. Os estudantes do ensino médio foram os mais afetados. A taxa de abandono mais que dobrou em 2021 em comparação com 2020. Diante dessa situação, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) anunciou o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA).
Projeto que envolve sete instituições vai mapear presença feminina e obstáculos para mulheres na ciência
Para detectar e corrigir distorções de gênero no meio acadêmico, as universidades PUCRS e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) firmaram parceria com a King’s College London, da Inglaterra. O projeto Mulheres na Ciência é concentrado sobretudo nas áreas de ciência em que a presença feminina ainda é pequena, como tecnologia, engenharias e matemática.
(...) Nos últimos anos, diversas instituições de ensino e pesquisa públicas criaram códigos de ética e resoluções que abordam as questões envolvidas na violência de gênero, como apoio às vítimas que denunciam assédio (sexual ou moral) ou discriminação.
Mas, na prática, a percepção é de que a resolução, na maioria dos casos, ainda é descentralizada, demora muito e apresenta medidas ainda pouco eficientes de acolhimento às vítimas.
Famosos livros que se tornaram filmes antológicos serão reescritos. Sobre eles pesa a acusação de serem politicamente incorretos nas questões de gênero, na condescendência com a misoginia e escravatura e no desrespeito às características físicas das personagens.
IstoÉO Ministério da Educação (MEC) determinou nesta sexta-feira (10/3) a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para estudar medidas de atualização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, e o grupo atuará por 12 meses.
Correio BrazilienseTemos sentido o impacto da crise climática com maior intensidade. Determinadas regiões vêm recebendo grande volume de chuvas, enquanto outras sofrem com períodos de estiagem e oscilações de temperaturas anormais. Esses fenômenos desencadeiam tragédias que possuem um impacto maior sobre crianças e adolescentes, que ainda se encontram em formação fisiológica e psicológica. Os impactos indiretos também são mais sentidos por esse grupo, já que a degradação ambiental também compromete serviços, políticas e instituições voltadas para suprir as necessidades e direitos ambientais das crianças.
PorvirA procura de estudantes brasileiros por faculdades de psicologia explodiu nos últimos anos. De 2010 para 2021, o número de matrículas nessa graduação mais do que dobrou no país, indo de 136,4 mil para 289,8 mil, um crescimento de 112,4%. Como comparação, no mesmo período, as matrículas em todo o ensino superior brasileiro apresentaram um aumento de 41%, somando cursos presenciais e a distância.
Folha de São PauloOs gastos das famílias com Educação passaram de uma elevação de 0,36% em janeiro para 6,28% em fevereiro, o equivalente a uma contribuição de 0,35 ponto porcentual para a taxa de 0,84% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no último mês. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
UolQuantas vezes você já ouviu que "mulher tem mais jeito para cuidar da casa" ou que "trocar fralda não é coisa de homem"? Em uma sociedade como a brasileira, em que muitas mulheres sofrem com a tripla jornada ao trabalhar fora de casa e ser ainda responsável pelas tarefas domésticas e a criação dos filhos, é fundamental educar desde cedo tanto meninos quanto meninas para quebrar esse estereótipo e romper o ciclo machista.
g1A criança sai da escola, volta para casa e… só quer saber de jogar videogame ou assistir a vídeos na internet. Os adultos, preocupados, tentam ensiná-la a sentar em um cantinho para fazer lição. Como construir esse hábito de forma tranquila? Qual deve ser a postura dos pais nesse momento? Será que devem ficar por perto o tempo todo, corrigindo cada erro que aparecer?
g1Um levantamento recém-divulgado pelo governo americano traz um alerta preocupante: a saúde mental dos adolescentes é a pior em décadas. E as meninas são o principal foco do problema.
A publicação foi feita pelo CDC, o órgão do governo americano que tem uma função parecida com a da Anvisa no Brasil. Em um levantamento publicado no mês passado, a agência trouxe números assustadores.
As três universidades estaduais paulistas querem transformar o Saresp (prova que avalia a qualidade do ensino da rede estadual de São Paulo) em um vestibular seriado. Assim, os estudantes serão avaliados ao fim de cada série do ensino médio e a nota, ao fim dos três anos, será usada para ingresso nos cursos de graduação.
Folha de São PauloSerá que ir para universidade muito cedo pode prejudicar o desempenho e a frequência acadêmica dos estudantes? Uma pesquisa avaliou a relação entre o horário de início das aulas e a presença dos alunos e encontrou um resultado que muitos podem considerar familiar: aquelas que começam antes das 9h prejudicam o sono dos estudantes e levam à menor frequência escolar em comparação àquelas iniciadas mais tarde.
Folha de São PauloA falta de qualidade do ensino, notadamente na educação básica, freia o crescimento econômico e é um entrave para que o Brasil deixe o subdesenvolvimento para trás. Como noticiou o Estadão, um estudo da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV) forneceu números impressionantes a respeito dessa triste realidade.
O Estado de São PauloUm vídeo que mostra três estudantes universitárias de Bauru (SP) debochando de uma mulher, que também estuda na instituição, viralizou nas redes sociais. Nas imagens, as jovens ironizam a idade da colega de classe pelo fato dela ter 40 anos.
Terra