(...) De acordo com Wenes Soares, relacionar games e educação permite trabalhar com jogos que já existem para ser educativos e também a metodologia de gamificação. “São aplicações gamificadas que servem para educar o aluno sobre alguma temática em específico. Isso é legal, porque acaba tirando um pouco daquele foco tradicional de ensino e acaba deixando a galera mais engajada, principalmente alunos mais jovens. Então, acredito que quando a gente trabalha com jogos educativos ou aplicações gamificadas a gente pode potencializar o ensino dentro da sala de aula”, defendeu.
SagresPor que falar de inteligência artificial agora é diferente de ondas outros temas, como o metaverso
Muito se diz sobre a suposta substituição dos seres humanos pelas máquinas, e o comentário de Fernando vai justamente de encontro a isso. As IAs vão modificar, de certo, relações de trabalho e aprendizagem, fundando inclusive novos campos de atuação e maneiras de lidar com o planejamento de aulas, execução de tarefas, entre outros exemplos. Contudo, isso não significa que ela substituirá o ser humano (pelo menos não em um futuro próximo).
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Educação (SEE-DF) e a Novacap, anunciou que vai ampliar 56 escolas para realocar os cerca de 14,7 mil estudantes. O objetivo é atender os alunos que necessitam de transporte escolar por falta de vagas nas unidades de ensino perto de casa. Para criação de 420 novas salas de aulas com capacidade de atender 35 crianças cada, serão investidos R$ 67,5 milhões.
Correio BrazilienseSaber como atuar diante de uma crise é um dos principais desafios da gestão escolar. Assim como ocorreu na pandemia e, mais recentemente, com a onda de ataques às escolas, a atuação do gestor é fundamental para enfrentar os momentos difíceis e tranquilizar professores, alunos e famílias.
Escolas ExponenciaisRemuneração inicial subiu, mas estados não têm políticas para valorizar experiência e formação adquiridas ao longo dos anos
Durante toda a carreira, o salário de um professor das redes estaduais do país não ultrapassa, na média, 50% do que ganhava ao ingressar na profissão. A pouca possibilidade de melhora na remuneração é resultado da ausência de políticas que valorizem experiência, formação e avanços acadêmicos dos profissionais.
A Universidade de São Paulo (USP) informou nesta segunda-feira, 15 de maio, que 54,1% dos candidatos aprovados no Vestibular 2023 da Fuvest estudaram na rede pública de ensino. O restante foi selecionado pela ampla concorrência.
Brasil EscolaA Comissão de Educação (CE) aprovou o pedido da senadora Jussara Lima (PSD-PI) para que seja realizada uma audiência pública visando viabilizar a Lei 13.935, de 2019, que determina aos sistemas educacionais a adoção de ações para a efetivação de equipes multiprofissionais formadas por psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas.
SenadoBrasil ficou entre os últimos em avaliação internacional
Quase 40% dos estudantes brasileiros do 4º ano do ensino fundamental (EF) não dominam habilidades básicas de leitura, ou seja, apresentam dificuldades em recuperar e reproduzir parte da informação declarada no texto. Os dados são do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) de 2021.
De acordo com a pesquisa: 30,4% das instituições tiveram que ajustar a data de término do ano letivo em razão da pandemia; Em relação às aulas presenciais, mais de 90% das instituições as suspenderam, ainda que de forma parcial. Na rede federal, o percentual foi de 94,1%.
Em média, as instituições ficaram 28 dias com as aulas suspensas durante o ano de 2020, até seu retorno de forma remota ou presencial. Nas instituições federais, essa média foi de 148 dias.
Cerca de 50 estudantes brasileiros da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa se reuniram na tarde desta terça-feira, 16, para protestar contra a xenofobia de um colega e também o que consideram a falta de ação dos grupos estudantis e da própria administração da faculdade. Durante uma reunião estudantil em 20 de abril, um aluno português teria criticado estudantes brasileiros chamando-os de “burros” e dizendo que “mereciam levar com uma pedra”, em referência a um caso de 2019, quando um grupo satírico de alunos portugueses ofereceu pedras para serem atiradas contra brasileiros. Apesar da repercussão à época, ninguém foi punido.
O Estado de São PauloA Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (16) o relatório da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) ao plano de trabalho para a avaliação da Meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, que tem como foco a educação básica em todas as suas etapas. O cronograma do plano de trabalho (veja abaixo) contempla a realização de cinco audiências públicas, sendo a primeira no dia 26 de maio. Essa audiência terá como tema as sobre políticas de combate à violência na escola, incluindo o combate à violências sofridas por alunos em outros ambientes, como casos de violência sexual.
SenadoA Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançam nesta terça (16), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a série de cursos gratuitos de âmbito nacional Educação Financeira nas Escolas. A iniciativa tem o apoio da B3 e do Instituto XP. O evento será realizado na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, com transmissão online pelo canal do Sebrae no Youtube para todo o Brasil.
EBCEm audiência pública no Senado Federal, realizada nesta terça-feira, 16 de maio, o Ministério da Educação (MEC) abordou a segurança nas escolas. A reunião foi realizada pelas Comissões de Assuntos Sociais (CAS), Constituição e Justiça (CCJ), Direitos Humanos (CDH) e Segurança Pública (CSP), no intuito de discutir as políticas necessárias à prevenção e à repressão da violência nas escolas.
MECO quarto encontro do Ciclo de Webinários com Especialistas da Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio ocorreu nesta segunda-feira, 15 de maio, e está disponível no canal do MEC no YouTube. Os especialistas abordaram a necessidade da retomada da discussão sobre o ensino médio como forma de evitar a desigualdade educacional, levando em consideração a estrutura da etapa de ensino.
MECAdquirida pelo grupo britânico de escolas premium Inspired Education, a Escola Eleva investiu 80 milhões de reais numa nova unidade em São Paulo.
A escola bilíngue, brasileira e integral, abrirá o período de inscrições no início de junho para receber, em fevereiro de 2024, os primeiros alunos da capital paulista.
O Colégio Bandeirantes, localizado na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, inaugurou em fevereiro de 2023 um novo prédio de 12 pavimentos, incluindo amplas salas de aulas com flexibilidade para mudanças de layout, uma biblioteca, refeitório, auditório, espaços de convivência e quadra descoberta.
Terra