No Encontro Internacional de Educação Midiática, a professora Renee Hobbs, referência em alfabetização midiática, traz novos caminhos para combater a desinformação e o extremismo
Apoiar estudantes no combate à desinformação, em um contexto no qual as estruturas que sustentam as principais plataformas sabem o que os usuários gostam, o que consomem com mais frequência e o que lhes causa medo, coloca educadores diante de uma tarefa desafiadora.
Para além das necessidades de adaptação, a preparação faz toda a diferente no momento de incluir os estudantes
(...) Desenvolver atividades de educação física que trabalham com a inclusão requer um olhar bastante atento, preparação e estudo. Itair passou a modificar suas aulas incluindo uma perspectiva mais inclusiva depois que participou de uma formação em 2014. Professor há mais de 25 anos, ele agora tenta colocar em prática todos os conceitos aprendidos desde o período de aprimoramento.
Material reúne experiências e sugestões para trabalhar a Educação para as Relações Étnico-Raciais da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental
Você já deve ter ouvido que o racismo no Brasil é uma questão estrutural. Isso significa que suas manifestações não estão restritas ao âmbito individual ou comportamental, mas engendradas em relações que perpassam toda a sociedade, sejam elas de ordem econômica, política ou subjetiva. Daí a importância da Educação Antirracista – uma perspectiva que vai muito além de combater atitudes e falas racistas no espaço escolar.
Estimular o protagonismo da juventude, valorizar a cultura local e os saberes das comunidades tradicionais, indígenas e ribeirinhas. Essa é a proposta do “Semente Materna Poética”, projeto que criei na Escola Estadual Euclides Corrêa Vieira e, atualmente, segue na Escola Estadual Getúlio Vargas.
PorvirEm uma escala de letramento digital para fins pedagógicos - sendo 1 o nível mais baixo e 5 o mais alto -, professores brasileiros se identificam com o nível 2, é o que aponta o relatório ‘Diagnóstico do Nível de Adoção de Tecnologia nas Escolas Públicas Brasileiras (2022)’, realizado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), a partir do Guia Edutec, ferramenta online e gratuita que mediu as competências digitais de docentes de 104.219 mil escolas participantes.
TerraEscolas recorrem a jogos para prevenir abusos e usam kits educacionais contra a gravidez na adolescência
Sem uma diretriz nacional e sem material didático adequado, escolas do Brasil improvisam para passar noções de educação sexual e tentar evitar casos de abuso.
Salários defasados, violência nas escolas e pressão por resultados estão entre os agravantes do problema
Aproximadamente um terço dos professores da educação básica sofre da síndrome de burnout, segundo estudo feito na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Salários defasados, violência nas escolas e pressão por resultados estão entre os fatores que contribuem para a aumentar o estresse no exercício da docência.
O combate ao racismo virou tema escolar na cidade de Diadema, na Grande São Paulo. Por lá, os estudos étnicos já fazem parte da grade curricular e um programa voltado para o reconhecimento ancestral está mudando o aprendizado dos pequenos sobre as populações africanas e indígenas, base da sociedade brasileira.
HojeA Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou nesta terça-feira (23) projeto que obriga o Poder Executivo a implantar o Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave). O PL 1.372/2022, da Câmara dos Deputados, recebeu relatório favorável da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). O texto segue para a Comissão de Educação (CE).
SenadoEvasão escolar por esses motivos é maior entre mulheres (13%), moradores do Nordeste (14%) e das capitais (14%), diz estudo
Uma pesquisa de opinião realizada pelo Sesi e pelo Senai mostra que só 15% dos brasileiros com mais de 16 anos afirmam estar matriculados em alguma instituição de ensino.
Em meio a uma série de desafios a serem enfrentados pelo Ministério da Educação (MEC) neste início de gestão, a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, destaca um que raramente é considerado na construção de políticas públicas: o enfrentamento ao racismo.
MetrópolesA inclusão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no Arcabouço Fiscal é rejeitada por diversas entidades da Educação do país. A contrariedade é mantida, especialmente agora, após a aprovação, pela Câmara, no dia 23/5, do Projeto de Lei Complementar (PLP) 93/2023, que estabelece o novo regime fiscal.
Correio do PovoRecentes ataques a escolas no Brasil não deixam de simbolizar, tragicamente, que algo não vai bem na vida coletiva
(...) O que se aguçou não foi a imbricação das esferas familiar e escolar, mas a distância entre elas. Não havia aulas nem câmeras em casa. Em algumas, chegavam atividades pela TV ou impressas. Em outras, a escola não chegava sob nenhuma forma. Em várias, chegavam violência doméstica, fome, abandono. No Brasil, todo esse processo foi enfrentado por uma sociedade dividida.
A reforma educacional é crucial para a retomada do crescimento do País, segundo o Plano de Retomada da Indústria, apresentado nesta quinta-feira, 25, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao governo federal. De acordo com o documento, a educação profissional, nos moldes do que vem sendo feito nos países mais desenvolvidos, deve ser uma prioridade.
UolPrograma financia, no máximo, R$ 8,8 mil por mês, mas faculdades privadas cobram mais de R$ 10 mil. Essa diferença precisa ser paga todo mês pelos estudantes. Quando faculdades reajustam as mensalidades, o valor fica ainda mais alto. "Comecei pagando R$ 800, mas agora são R$ 2.103. Estou desesperada -- se eu largar tudo, fico sem diploma e com dívida altíssima", diz aluna.
g1Alunos apontam que ouve falhas e falta de transparência no processo
O fundador da Educafro, Frei Davi, enviou uma mensagem ao reitor da USP (Universidade de São Paulo), Carlos Gilberto Carlotti Junior, pedindo que a instituição revise os termos do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (Papfe), que oferece auxílios como moradia e transporte para os estudantes com dificuldades socioeconômicas.