Com o avanço da tecnologia dentro das escolas, do ano passado para cá, a cultura maker tem sido amplamente disseminada. As escolas estão apostando com cada vez mais força em ações práticas para estimular os alunos a desenvolverem soluções criativas e inovadoras por conta própria. Projetos baseados em metodologias ativas e design thinking são fortes tendências para os próximos anos.
Terra(...) Historicamente, a adoção de tecnologia nas empresas gerou incremento da produtividade e substituição (não a mera eliminação) de postos de trabalho por outros de melhor qualidade e maior remuneração, inclusive com um ganho na média da qualidade de vida. Em um exemplo atual, em 2025 a Noruega encerrará a venda de automóveis à combustão, porém, novos postos de trabalho ligados aos veículos elétricos tomarão o lugar de ocupações tradicionais do setor. É, portanto, uma dinâmica e uma transformação, não um processo efetivamente de redução, quando se considera o mercado de trabalho como um todo. A escola tem um papel fundamental, pois a ela é incumbida grande parcela da responsabilidade de preparar crianças e jovens para enfrentar os desafios vindouros.
Gazeta do PovoTrabalhar com dinâmica de grupos é um excelente modo de preparar os estudantes para a vida profissional, estimulando habilidades como organização e capacidade de diálogo. Mas nem sempre é fácil. Quando há muitas pessoas envolvidas no processo, é preciso estabelecer regras para evitar a dispersão.
Uma das maneiras mais eficientes de desenvolver essas competências é uma técnica conhecida como Phillips 66. Ela consiste na criação de pequenos grupos com o objetivo de atingir resultados com mais agilidade e eficiência. A seguir, conheceremos um pouco mais sobre essa metodologia de aprendizagem.
(...) A tecnologia na educação é fundamental para trazer melhorias de dinamismo às atividades dentro e fora da sala de aula. No entanto, nem tudo são flores, e o uso de sistemas digitais impõe alguns desafios aos alunos e profissionais da educação, uma pesquisa do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), aponta que os professores brasileiros de educação básica não se sentem aptos a utilizar a tecnologia para nada além daquilo que fazem em sua vida pessoal.
Terra(...) Cerca de 20% das redes de ensino municipais não oferecem nenhum ensino sobre tecnologia e computação no Ensino Fundamental, contrariando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os dados são do estudo Tecnologias Digitais nas escolas municipais do Brasil, desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo, pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com alertas sobre as desigualdades na educação pública.
No caso dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que correspondem ao 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos, 21% das redes municipais de ensino não englobam a tecnologia e a computação no programa pedagógico. Nos anos finais - do 6º ao 9º ano - o cenário é similar em 17% das redes de ensino. Ou seja, a tecnologia não aparece nesses currículos nem de forma transversal, nem como um componente curricular ou como uma competência trabalhada.
Com um total de 85 escolas, Sobral quer universalizar, até o fim de 2024, a sua cobertura de ensino integral, atualmente em 30%. “No início do ano letivo de 2024, chegaremos a 62% de cobertura e, até o fim do ano, pretendemos deixar 100% pronto para que, no ano seguinte, o novo prefeito dê sequência ao projeto”, diz Herbert Lima, secretário de Educação do município. Não é uma tarefa simples. Para o cumprimento da meta, será necessário o dobro de investimento por aluno em relação à modalidade tradicional.
O Estado de São PauloO acesso de estudantes pretos e pardos ao ensino médio e os índices de conclusão do curso ainda equivalem a uma década de atraso, na comparação com indicadores de estudantes brancos.
É o que mostra um levantamento da ONG Todos Pela Educação, com base em dados do IBGE, entre 2012 e 2022.
Caminho passa por mais horas na escola com ensino técnico integrado
Os sistemas educacionais mais bem-sucedidos do mundo, que têm as taxas mais baixas de evasão escolar, não têm, na verdade, enorme flexibilidade de escolha entre múltiplos itinerários. Eles primam pela oferta de poucas trilhas, sendo a principal distinção aquela entre o ensino regular e o ensino técnico integrado. França, Espanha, Portugal, Alemanha, Suíça, Finlândia, Israel, Nova Zelândia, Austrália e outros exemplos têm entre 40% e 70% dos seus estudantes de ensino médio cursando ensino técnico —os Estados Unidos são a exceção.
O Ministério da Educação (MEC) apresentou duas propostas para o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027: Educação Básica Democrática, com qualidade e equidade; e Educação Superior – qualidade, democracia e sustentabilidade. Para que os projetos da Educação sejam prioridades do Governo Federal pelos próximos quatro anos, a sociedade deve votar nas pautas do MEC até o dia 10 de julho, por meio da plataforma Brasil Participativo.
A iniciativa faz parte do PPA Participativo, que visa escutar a sociedade civil acerca das decisões do Governo Federal sobre os investimentos dos recursos federais nos próximos quatro anos. Ao todo, o PPA conta com 88 propostas. Cada cidadão pode votar em até três projetos.
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto que prevê a suspensão do credenciamento da instituição de ensino privada que negar matrícula a alunos, inclusive aqueles com deficiência. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
CâmaraEspecialistas defenderam nesta quinta-feira (1º) o aperfeiçoamento do projeto de lei que trata da responsabilidade educacional na garantia de oferta e de padrão de qualidade na educação básica pública.
Durante debate interativo remoto na Comissão de Educação (CE), os estudiosos criticaram algumas regras contidas no PL 88/2023, especialmente aquelas relacionadas à bonificação de professores e as consequências desse mecanismo, além da previsão de punição aos profissionais de educação, entre outras medidas
Os setores de saúde, educação e transporte coletivo podem ter uma alíquota reduzida na reforma tributária, disse nesta quarta-feira (31) o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que coordena o GT (grupo de trabalho) para discutir a proposta na Câmara.
Há ainda uma discussão sobre a possibilidade de contemplar produtos ligados ao agronegócio ou de alimentação.
Uma pesquisa realizada com mais de 1.800 pais e mães de alunos de escolas públicas e particulares mostra que as diferenças socioeconômicas não são um fator decisivo no que diz respeito a valores, competências e habilidades que devem ser desenvolvidas nas instituições de ensino.
VejaTer escolas fechadas ou correr risco de vida no trajeto escolar são situações rotineiras para estudantes de favelas e periferias do Estado do Rio de Janeiro. Este ano, no Conjunto de Favelas da Maré, essa realidade se tornou ainda mais recorrente com a realização de 13 operações policiais até então. No dia 5 de maio, caveirões do Batalhão de Operações Policiais Especiais invadiram o CIEP Elis Regina atrás de criminosos que se refugiaram na escola. Mais recentemente, em 18 de maio, a 12ª operação policial na Maré durou mais de 10 horas e impediu o funcionamento de 22 escolas municipais. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, quase 8 mil alunos ficaram sem aula. Por conta dos confrontos, as atividades de páscoa e dia das mães foram canceladas em várias redes de ensino.
Para além da explanação dos acontecimentos, discutir e pensar os impactos que esse tipo de situação gera no aprendizado e no psicológico dos estudantes faz-se necessário em um ambiente de constante violência.
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta quinta-feira (1°) um aumento do limite para financiamento do curso de Medicina para alunos que contratam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), elevando o valor para R$ 60 mil por semestre.
g1O Ministério da Educação (MEC) participa, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, em Washington, nos Estados Unidos, da 75ª Conferência Anual da organização NAFSA – International Association of Educators – (NAFSA Annual Conference and Expo), que é considerada o maior evento de educação superior internacional do mundo. A conferência reúne mais de 8 mil pessoas, representantes de instituições de educação superior, associações e entidades governamentais de aproximadamente 80 países.
MECEstudantes da Índia que retornam às salas de aula neste mês para o início do ano letivo no país não terão contato com temas básicos da disciplina de ciências, como a teoria da evolução, a tabela periódica e assuntos relacionados a sustentabilidade ambiental.
A exclusão dos conteúdos, alvo de crítica de milhares de especialistas, vem com a chancela do Conselho Nacional de Pesquisa e Treinamento Educacional, o NCERT, órgão estatal do Ministério da Educação do governo nacionalista do premiê Narendra Modi e seu partido, o BJP.