As ferramentas de Inteligência Artificial vão revolucionar a educação, assim como as calculadoras fizeram, mas não vão substituir o processo de aprendizagem, afirmou o fundador do ChatGPT, Sam Altman, durante um colóquio com estudantes em Tóquio, nesta segunda-feira, 12, no qual defendeu essa nova tecnologia. "Provavelmente, os ensaios de redação nunca mais serão os mesmos", disse Altman, em uma palestra na Universidade Keio.
TerraTarefa, lição, dever de casa. Palavrinhas comuns no dia a dia de muitos estudantes, pais ou responsáveis, afinal, faz parte da cultura escolar brasileira. Porém, a expansão do ensino integral e a busca por tornar o processo de aprendizagem mais atraente têm feito escolas repensarem a necessidade do dever de casa e até cogitarem o fim do modelo, o que já é uma realidade em algumas unidades de ensino.
Escolas ExponenciaisProjetos interdisciplinares podem ser ótimas estratégias para construir conhecimentos profundos e desenvolver habilidades. Com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), os trabalhos que reúnem diferentes disciplinas se tornaram ainda mais constantes, com vistas ao desenvolvimento e às conexões que estimulam o aprendizado dos estudantes.
Quer começar uma atividade reunindo diferentes disciplinas e ainda está em dúvida sobre como dar o primeiro passo? Que tal contar com recursos que mostram como trabalhar em parceria com outros colegas e apoiar a jornada dos estudantes?
Um dos principais obstáculos para a igualdade racial no Brasil é a escolaridade. Embora ela venha melhorando gradualmente para os brasileiros em geral, ela ainda é muito desigual entre negros e brancos, como revela a nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) - Educação 2022, divulgada nesta quarta-feira, 7, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
TerraEm exame internacional de alfabetização, Brasil ocupou a 39ª posição entre 43 países neste ano, atrás de nações pobres como Azerbaijão e Uzbequistão.
O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta segunda-feira (12), o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, cujo objetivo é garantir que os alunos de 6 e 7 anos aprendam a ler e a escrever.
O ministro da Educação, Camilo Santana, reconheceu que ‘há graves erros’ no Novo Ensino Médio, mas sinalizou que sua gestão não pretende revogar o modelo imposto ainda durante o governo de Michel Temer (MDB). (...)
“Nós reconhecemos que há graves erros no Novo Ensino Médio”, disse Santana. “[São] problemas na implementação, na infraestrutura, na formação de professores e na redução da carga horária”, completou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que tem defendido a criação de uma bolsa financeira que auxilie na permanência de alunos do Ensino Médio nas escolas. (...)
Segundo o ministro, políticas do tipo têm sido discutidas internamente e em conjunto entre os ministros do governo Lula. "Claro que isso demanda recursos, investimentos. Mas acho fundamental", frisa.
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou um projeto de lei que obriga as escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) e da Rede Parceirizada a fecharem os portões e demais pontos de acesso a seus prédios e áreas afins durante as atividades escolares. A decisão ocorreu em sessão ordinária nesta segunda-feira (12).
Correio do PovoEm um provável reflexo da pandemia, a parcela de crianças de 4 e 5 anos que estavam matriculadas nas escolas do Brasil caiu de 92,7%, em 2019, para 91,6%, em 2022, mostram os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados nesta quarta-feira (7). O estudo, feito anualmente, foi pausado em 2020 e 2021, por causa da Covid-19.
g1A taxa de analfabetismo dos brasileiros com 15 anos ou mais recuou de 6,1% em 2019 para 5,6% em 2022. Os números apontam uma redução de ao menos 490 mil analfabetos no País, chegando à menor taxa da série história, iniciada em 2016.
Carta CapitalA necessidade de trabalhar é a principal justificativa citada por jovens para o abandono escolar no Brasil, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (7) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Folha de São PauloO percentual de crianças sem o nome do pai na certidão de nascimento vem crescendo a cada ano no Brasil. E, segundo pesquisadores que acompanham o tema de perto, este é um problema que deve ser tratado como prioridade.
(...) Entre psicólogos, sociólogos e pedagogos, há poucas dúvidas de que a falta da figura paterna traz prejuízos às crianças. De acordo com diferentes estudos, jovens criados nessa situação possuem mais chances de viver na pobreza, abandonar a escola e cometer crimes. Eles também têm o dobro da probabilidade de tirar a própria vida.
Participantes de audiência pública sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Comissão de Educação nesta segunda-feira (12) denunciaram que o programa, que sempre teve dificuldades, passa por um desmonte. Conforme a coordenadora nacional do Fórum de Educação de Jovens e Adultos, Rita de Cássia Pacheco Gonçalves, o Brasil tem 70 milhões de cidadãos que não concluíram o ensino básico. São, portanto, público para o programa de formação de jovens e adultos. No entanto, apenas 5% deles frequentam a escola.
CâmaraUm colégio particular de Caxias do Sul (RS) cancelou uma palestra com o teólogo e escritor Frei Betto, que aconteceria nesta terça-feira (13), após a repercussão de um abaixo-assinado promovido por pais e responsáveis dos estudantes. Frei Betto iria dar uma palestra com o tema “As fomes do Brasil e esperanças de futuro”.
Gazeta do Povo