Um dos impactos gerados pelas alterações no currículo de disciplinas no chamado Novo Ensino Médio é a redução do tempo destinado a disciplinas como Literatura, Filosofia e Sociologia. Na prática, alunos veem o número de horas destinadas às matérias cair, sobretudo em escolas que não funcionam em regime de tempo integral.
Para especialistas no ensino de Literatura, os efeitos são notáveis e colocam em risco a formação de uma consciência mais crítica e aberta para mudanças. Nos últimos anos, exames de ampla escala demonstram que o Brasil apresenta estagnação em competências ligadas à leitura, interpretação e compreensão de texto.
(...) Em 2022, um estudo explorou como o tom de voz de um professor influencia a cultura de sala de aula. Pesquisadores das Universidades de Essex e Reading (na Inglaterra) analisaram a reação de alunos do ensino fundamental a falas habituais da gestão em classe.
Mesmo as palavras permanecendo iguais, alterações no tom impactaram de maneira surpreendente diferentes aspectos do ambiente da sala de aula. Foram afetados o senso de pertencimento, autonomia e satisfação dos alunos, além da probabilidade de compartilharem informações pessoais importantes aos educadores, como interesses e dificuldades acadêmicas.
Os recursos digitais disponíveis atualmente podem ser aliados importantes para promover o ensino de crianças e adolescentes por todo o Brasil. Entretanto, quando a tecnologia é mal utilizada ou subaproveitada, a tendência é que se tornem vilãs dentro da sala de aula. Para evitar esse cenário, professores e equipes pedagógicas precisam estar constantemente atualizados sobre as possibilidades e oportunidades tecnológicas oferecidas.
Escolas ExponenciaisE o resultado foi meio parecido. Mas não se engane: o computador ainda escorrega nos princípios básicos da avaliação. A nota do INEP foi a mais criteriosa.
(...) A presença de IA corretoras de redação já não é novidade em alguns cursinhos online ou plataformas de correção de texto. Mas com tantas polêmicas envolvendo a eficácia das inteligências artificiais, será que daria mesmo para confiar nessas notas?
O ministro da Educação, Camilo Santana, instituiu o Fórum Permanente para acompanhamento da atualização progressiva do valor do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da Educação Básica. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira (13/6).
Correio BrazilienseA Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (13) projeto que autoriza escolas públicas a receber doações, em dinheiro ou não, de pessoas físicas e jurídicas. (...)
O PL 5.193/2019 altera as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 1996) para permitir a doação.
O presidente disse que o exame "estava um pouco desmoralizado"; número de participantes sofreu quedas nos últimos anos
Lula aproveitou a participação na sua primeira live “Conversa com o presidente”, na manhã desta quinta-feira, para fazer “um apelo” aos estudantes para que façam as inscrições para o Enem 2023 até a próxima sexta-feira, quando acaba o prazo.
Cada vez mais a tecnologia ganha espaço na vida das pessoas e se torna algo essencial para o dia a dia. Sejam os celulares, computadores, tablets ou televisores, a humanidade está ficando à mercê desses aparelhos para se comunicar, trabalhar, organizar e até cuidar e entreter as crianças. O que muitos pais e cuidadores não sabem, é que esse tipo de entretenimento pode intoxicar os pequenos e prejudicar seu desenvolvimento.
TerraDepois de muitas horas sem dormir, o cérebro parece se tornar incapaz de aprender e absorver – mas depois de várias horas de sono ele volta ao normal. A maioria das pessoas já passou tal experiência. Mas só agora cientistas conseguiram esclarecer o fenômeno.
R7A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou projeto de lei que cria o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas, com o objetivo de intensificar as ações de vacinação de alunos da educação infantil e do ensino fundamental. A proposta segue para o Senado, a menos que haja recurso para que passe pelo Plenário da Câmara.
(...) Segundo o texto, pais ou responsáveis deverão ser informados previamente sobre datas e horários de vacinação nas escolas. Ao final da campanha, as escolas deverão encaminhar lista com os nomes dos alunos não vacinados para que o sistema de saúde local possa orientar as famílias.
Uma resolução publicada pelo Ministério da Educação (MEC) aumentou o teto de financiamentos semestrais feitos por meio do Fies para o curso de medicina. O limite passou para R$ 60 mil. A medida foi publicada nesta quarta-feira (14) na edição do Diário Oficial da União.
g1A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou o projeto que altera o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para conceder o benefício também a cursos de mestrado e doutorado (PL 4308/2019). De autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) e relatada pela senadora professora Dorinha Seabra (União-TO), a proposta segue para exame da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Senado