Aprender nada mais é do que obter novas informações, entender como processá-las e armazenar tudo isso na cabeça. Parece lógico, então, que compreender o funcionamento do cérebro ajude a transmitir conhecimento de forma acessível e estimulante. Mas não é o que se tem visto ao longo dos séculos: apenas recentemente a neurociência intensificou a aproximação com a educação, explicando fenômenos que ajudam a aprimorar o processo de ensinar.
Educação em PautaA prática de esporte nas escolas desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, proporcionando uma série de benefícios em diferentes aspectos de suas vidas. Além de promover o aprimoramento das habilidades motoras, o esporte também ensina lições valiosas, como disciplina, cooperação e empatia.
Catraca LivreClaudia Mogadouro, formadora de professores em audiovisual, selecionou animações, curtas e longas-metragens disponíveis online – boa parte com acesso gratuito.
Porvir
Desinfopedia, que organiza checagens de notícias falsas, foi desenvolvida por alunos do ensino médio e premiada em feira de ciências da USP
Dois estudantes do ensino médio, em uma pesquisa que fizeram sobre fake news, constataram que não é nada fácil conferir na internet se uma informação é verdadeira ou falsa. Decidiram, então, buscar uma maneira de ajudar as pessoas a fazer isso e, assim, criaram a Desinfopedia, uma plataforma que reúne checagens de notícias falsas.
Apesar da inclusão de crianças com deficiência em escolas em todo Brasil ser um direito garantido na Constituição, 27% das instituições não possuem prédios adaptados e nem funcionários treinados para esse alunos. Os dados são do Censo Escolar 2022, realizado pelo Ministério da Educação. Segundo os dados, são quase 48 mil escolas sem os itens básicos de acessibilidade, que são obrigatórios em qualquer local aberto ao público.
CulturaA maioria (57%) dos brasileiros de 14 a 29 anos que não conseguiram concluir o ensino médio só foi desistir da escola aos 17 anos ou mais. O dado consta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad-C) de 2022, divulgada há dez dias pelo IBGE. Qualquer indicador de abandono antes de completar a educação básica é grave, mas, do ponto de vista histórico, esses números representam uma mudança no padrão de evasão.
O GloboO ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou em suas redes sociais no último sábado (17) o número de pré-inscritos no Enem 2023. Neste ano, foram realizadas 4.673.333 de pré-inscrições, número bem maior que os inscritos nas últimas duas edições do exame. No ano passado, quando a quantidade de inscritos foi a segunda menor desde 2007, foram cerca de 1,2 milhão de inscritos a menos: 3.396.597 candidatos.
TerraKits de robótica comprados há um ano e três meses por meio de contrato investigado por suspeita de corrupção continuam em caixas nas escolas municipais de União dos Palmares à espera de uso em salas de aula.
Folha de São PauloDados contabilizados pela Unicamp até maio de 2023 indicam que 36 pessoas morreram nas tragédias. Balanço não inclui ataque desta segunda-feira (19) em Cambé, no Paraná.
No Brasil, houve 31 ataques com violência extrema a escolas em pouco mais de 20 anos (entre janeiro de 2002 e maio de 2023), segundo estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesse período, 36 pessoas morreram, sendo:
Uma adolescente de 16 anos morreu após um ataque a tiros no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no norte Paraná, nesta segunda-feira (19). Outro aluno de 16 anos, que também foi ferido, está em estado grave. O autor dos disparos é um ex-aluno de 21 anos e utilizou um revólver calibre 38, segundo a Polícia Militar. Ele foi detido e encaminhado à delegacia.
CNNProfessores, coordenadores e inspetores escolares deveriam receber treinamento para lidar com armas em casos de ataques a escolas, afirma 50% da população brasileira. Outros 23% são contra.
Folha de São PauloO Brasil passou por mudanças políticas, econômicas, sociais e de gestão que afetaram o desempenho do atual Plano Nacional de Educação (PNE). A constatação foi feita por convidados de audiência pública da Comissão de Educação (CE) nesta segunda-feira (19). Com o tema O PNE vigente e o novo PNE: continuidade ou ruptura?, esse foi o quinto debate do ciclo de audiências requerido pelo senador Flávio Arns (PSB-PR) visando nortear a elaboração do PNE para os decênio de 2024 a 2034. A expectativa é que o governo apresente a proposta no segundo semestre deste ano.
SenadoDeputados de direita do Chile iniciaram nesta segunda-feira (19) um julgamento político contra o ministro da Educação do governo de esquerda, acusado de promover uma agenda de defesa das minorias "de gênero" no sistema de ensino do pais.
UolA Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove nesta quinta-feira (22) audiência pública para discutir a criação do "dia nacional de conscientização sobre a doutrinação nas escolas". A iniciativa é do deputado Gustavo Gayer (PL-GO). Ele defende a criação da data para garantir o respeito aos estudantes e suas famílias e capacitá-los para fazer frente à doutrinação.
Câmara