O letramento na educação básica, que engloba as habilidades de leitura, de escrita e de compreensão de textos, é fundamental para o desenvolvimento educacional dos estudantes e para a participação ativa deles na sociedade. E, nos últimos anos, com o impacto da crise sanitária mundial, o Brasil tem enfrentado um cenário preocupante nesse processo de aprendizado dos alunos.
Escolas ExponenciaisPara promover o ensino de ciências ambientais em escolas de todo o Brasil e fornecer aos professores material prático e de fácil aplicação em sala de aula, foram lançados seis e-books da Coleção Ambiental, com quatro títulos da Série Guias Educacionais e dois da Série Pesquisa e Reflexão.
Escolas ExponenciaisA Inteligência Artificial (IA) está emergindo como uma das tecnologias mais impactantes e transformadoras do nosso tempo e sua aplicação no campo da educação promete revolucionar a maneira como os alunos aprendem e os educadores ensinam. A aplicação da IA na educação é um tema que vem ganhando espaço no ambiente educacional, principalmente por ser uma forma disruptiva de personalizar o processo de ensino-aprendizagem.
Estado de MinasIncluir tecnologia na escola requer bastante intencionalidade. Não se trata apenas de escolher uma ferramenta e implementá-la sem um objetivo educacional. Ter um olhar crítico para o que está sendo inserido no ambiente escolar é fundamental para conseguir bons resultados, seja no desempenho dos alunos ou mesmo no da própria instituição.
PorvirA revolução tecnológica é um tsunami que tornou o nosso mundo tão novo, que poderia ser chamado de “Terra Dois”. O “Terra Um”, que conhecíamos, não existe mais. Esse é o conceito do médico psiquiatra e psicanalista brasileiro Jorge Forbes, pesquisador da pós-modernidade e diretor da Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano da USP.
EBCA Universidade de Brasília (Unb) realizou nesta quinta-feira (22) uma cerimônia para celebrar os 20 anos da implantação da política de cotas raciais na instituição, completados no último dia 6 deste mês. A universidade foi a primeira instituição federal de ensino superior do país a adotar a iniciativa.
EBC(...) Segundo o relator, conforme o texto atual, a reforma ocorreria em três frentes: uma alíquota única como regra geral, uma alíquota reduzida e uma alíquota zero. O novo plano entraria em vigência integral até 2033, com os passos sendo tomados gradualmente até lá.
UolFoi lançado, nesta quinta-feira, 22 de junho, o banco de dados do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS), com uma série de informações levantadas (inclusive contextuais) referentes ao 4º ano do ensino fundamental. O objetivo é dar suporte a análises, após a publicação dos resultados do último ciclo (que ocorreu em maio), e levantar subsídios para políticas educacionais no que se refere à compreensão leitora. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou o PIRLS a estudantes brasileiros, pela primeira vez, em 2021.
InepNo Brasil, a Taxa de Escolarização Líquida de jovens de 18 a 24 anos para matrículas no Ensino Superior é de apenas 17,7%. A informação faz parte do levantamento divulgado pela Semesp, na 13° edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil.
De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), em vigência desde 2014, o país deveria alcançar a meta de 33% na Taxa de Escolarização até 2024 (Meta 12). Segundo o Mapa do Ensino Superior, apenas 12 estados apresentaram índices superiores à média nacional.
No Brasil, a chamada Lei das Cotas é a principal política educacional relacionada ao aumento do acesso de pessoas pretas às Instituições de Ensino Superior (IES).
SagresO ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou, nesta quinta-feira (22), que a Operação Escola Segura, cujo objetivo é prevenir ataques a instituições de educação, já fez 368 prisões e apreensões de menores em todo o país. Cerca de 1.595 suspeitos foram levados a delegacias para prestar depoimento em todo o país.
R7Com o propósito de promover o acesso a um ensino igualitário e de qualidade, o Movimento LED premiou este ano sete iniciativas inovadoras da educação básica, da não formal e da profissionalizante. Por meio do Prêmio LED, seis ganhadores receberam R$ 200 mil cada. Um deles, votado pelo público, conquistou R$ 100 mil. A verba ajudará a transformar a vida de crianças, jovens e adultos que integram projetos de alfabetização, reintegração social, combate à violência nas escolas e ao preconceito.
ExtraO Ministério da Educação (MEC) realiza até a próxima sexta-feira, 23 de junho, a quinta reunião do Grupo de Trabalho (GT) criado para discutir a respeito das estratégias e diretrizes do novo Plano Nacional de Educação (PNE), decênio 2024-2034. Nesta fase, os membros do GT participaram de oficinas de sistematização dos macroproblemas já levantados anteriormente pelo Grupo. O objetivo final da reunião é a apresentação de resultados dos trabalhos de grupo por clusters de problemas.
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