Hoje em dia é muito comum escutar alguém falar que pertence a uma geração, definição que ocorre por características comportamentais de pessoas nascidas em um mesmo período de anos. A Geração Z, por exemplo, são os nascidos entre 1997 e 2010 e em seguida veio a Geração Alpha, que são os nascidos a partir de 2010 até o presente. Essas duas gerações trazem desafios para a educação tradicional por causa das mudanças de comportamento e dos avanços tecnológicos. Por isso, uma escola de Brasília se inspirou em Harry Potter e usa gamificação para dinamizar a aprendizagem dos seus alunos.
SagresÉ importante entender as características dos estudantes e envolver a comunidade em um planejamento conjunto para promover a inclusão na escola, fortalecendo assim a equidade.
PorvirOs professores da rede estadual de ensino decidiram, na tarde desta quinta-feira (29), suspender a greve após 44 dias. As aulas serão retomadas nesta sexta-feira (30). Os professores, no entanto, optaram por seguir em estado de greve, que é quando a categoria segue mobilizada para que as reinvidicações sejam cumpridas.
g1Profissionais de dedicação exclusiva são aqueles com vínculo à uma única instituição. No Brasil, 20% dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental lecionam em mais de uma escola. Esse número é de 1,7% nos Estados Unidos e de 2,7% no Japão.
De acordo com a vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marlei Carvalho, a chamada dedicação exclusiva é uma demanda que atravessa décadas e que está diretamente associada com a qualidade da educação no país.
As mudanças climáticas são uma das maiores ameaças à humanidade. Pensando nisso, na última semana, deputados defenderam que o assunto seja inserido no currículo escolar.
EBCDados sobre o PNE foram expostos pela coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, em audiência pública nas comissões de Educação e Cultura e de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, dia 20/6. Na audiência, também entrou em debate a defesa de um projeto de Estado para a educação; maior destinação de verbas para o setor; e retirada do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) dos limites do novo Arcabouço Fiscal. Dados da Campanha Nacional pelo Direito à Educação indicam que 85% das metas federais, estaduais e municipais do PNE não foram cumpridas; e 65%, retrocederam.
Correio do PovoO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 recebeu 3,9 milhões de inscrições — um aumento de 13,1% em relação à edição anterior da prova, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação será aplicada em 5 e 12 de novembro.
g1O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, ajuizou no Supremo Tribunal Federal uma ação direta de inconstitucionalidade contra a emenda à Constituição estadual que determinou ao Poder Executivo estadual o implemento do Programa de Apoio e Custeio à Educação Infantil nas redes públicas municipais. A ação, com pedido de liminar, foi distribuída ao ministro Luiz Fux.
ConJurAtualmente, São Paulo tem 1.167 salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A modalidade é fundamental para possibilitar a continuidade dos estudos, especialmente para quem precisou deixar a escola. O tema está em debate na Câmara de Vereadores do município a partir de levantamento, apresentado pelo vereador Carlos Celso Gianazzi, que mostra que, nos últimos quatro anos, mais de 300 turmas foram fechadas. Com a redução da oferta de locais, chegar até a escola se soma ao desafio de seguir com a formação educacional.
EBCA Escola Eleva, que tinha Jorge Paulo Lemann como principal investidor e foi vendida em 2022 para um grupo de educação inglês, abre sua primeira unidade em São Paulo no ano que vem. De origem carioca, o colégio entra em um mercado competitivo de escolas bilíngues e internacionais que cresceu nos últimos anos na capital.
O Estado de São PauloA Suprema Corte dos EUA decidiu nesta quinta (29) que as universidades americanas não podem utilizar a raça dos candidatos em processos de admissão, encerrando assim as políticas de ações afirmativas para incentivar o ingresso de minorias raciais no ensino superior. A decisão reverte entendimentos anteriores do mesmo tribunal, em mais um reflexo da atual composição da corte, de maioria conservadora.
Folha de São Paulo