Notícias de Educação - 01/ago/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Acordar cedo para ir a aula prejudica desempenho e memória de estudantes

Com o retorno às aulas em vários locais do Brasil nesta segunda (31), surge novamente o debate sobre o impacto que acordar cedo demais tem nos estudantes.
Cientistas já investigam o assunto há anos. As principais evidências indicam que uma noite de sono mal dormida implica em uma menor presença nas aulas, causando problemas educacionais.

Folha de São Paulo

Sono e estudos: saiba por que dormir bem é importante para a aprendizagem

Folha Vitória

Projetos

Escuta ativa faz escola superar crise e se tornar referência

A gestora Ana Élen, do CEF (Centro de Ensino Fundamental) 15 do Gama (DF), conta como abriu as portas da sala da direção para ouvir alunos, equipe e comunidade – e transformou em referência uma escola antes apelidada de "sovaco do diabo".

Porvir

Gestão

"Com qualidade, classe média vai querer escola pública", diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta segunda-feira (31/7) que, com um ensino público de qualidade, a classe média vai querer colocar os seus filhos nas escolas públicas. Lula afirmou ainda que o ensino em tempo integral chegou tarde, "certamente porque alguém dizia que custava muito".

Correio Braziliense

SP abre mão de verba para material didático e usará só livro digital a partir do 6º ano

A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) abriu mão de participar do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no qual os livros didáticos são comprados com verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do MEC. Além disso, decidiu que, a partir de 2024, a rede de educação paulista terá apenas conteúdo didático digital, não mais o livro impresso, a partir do 6º ano do fundamental.

Folha de São Paulo

SP: Governo Tarcísio muda cálculo de bônus para professores

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta segunda-feira (31) nova regra para o cálculo de bônus dos cerca de 215 mil professores da rede estadual de São Paulo. A mudança vale para o pagamento da bonificação em 2024, referente ao ano letivo de 2023.
A bonificação vai ser calculada com base nos resultados do Ideb (Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica), índice nacional, e não mais com o do Idesp (indicador estadual). Também será considerada a frequência dos alunos entre agosto e novembro.

Folha de São Paulo

Inclusão

Lula anuncia criação de escola especial para ‘gênios’ da Olimpíada Brasileira de Matemática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira 31, a criação do programa Escola Especial de Matemática, que pretende apoiar o desenvolvimento dos alunos classificados para as fases finais da Olimpíada Brasileira de Matemática, a OBM, que acontece anualmente desde 1979.

Carta Capital

Leis e políticas

Lula sanciona programa que prevê 1 milhão de vagas para o ensino integral em 2023

O presidente Lula (PT) sancionou, nesta segunda-feira (31), uma lei que cria o programa Escola em Tempo Integral. A previsão é fomentar um milhão de novas vagas na modalidade em escolas de educação básica ainda em 2023.
De acordo com o governo, o investimento para esta leva inicial será de R$ 4 bilhões neste ano e no próximo. A meta é de alcançar cerca de 3,2 milhões de matrículas até 2026, da creche ao ensino médio.

Folha de São Paulo

Escola em Tempo Integral: entenda como é o programa que prevê ampliar vagas na educação básica

g1

Escola integral "não é só aumentar o tempo", diz Camilo Santana

Correio Braziliense

Educação em tempo integral é bem recebida por gestores

EBC

Questões Econômicas

Tesouro Nacional lança títulos públicos para financiar estudos após conclusão do Ensino Médio

O secretário do Tesouro, Rogério Ceron, vai anunciar nesta terça (1º) o lançamento de títulos públicos para que estudantes possam financiar os estudos. Segundo ele, o cadastro poderá ser feito já a partir das 15h desta terça por meio do site do Tesouro ou por meio de corretoras, para abrir o cadastro no nome dos pais ou da criança.

g1

Estatística, pesquisas e estudos

Brasil pode ter milhares de superdotados que não sabem de seu alto QI

Associações e psicólogos fazem testes no Brasil para identificar pessoas com altas habilidades, mas pedem maior participação do poder público; cadastro nacional de superdotados, previsto por lei sancionada em 2015, até hoje não saiu do papel.
(...) O Censo Escolar do ano passado apontou que há 26.815 alunos identificados com altas habilidades ou superdotação nas escolas do país — o equivalente a 0,5% de todos os estudantes da educação básica. Mesmo esse número parece ser subestimado se comparado às estimativas de outros países reunidas pela Organização para Comércio e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

g1

Negócios

XP, Amazon e Einstein: por que o mercado está investindo em escolas e faculdades próprias?

Já faz tempo que as empresas investem na oferta de qualificações para seus funcionários ou programas de trainee para recém-formados. Mas agora o mercado vem ampliando seus investimentos em educação: cria escolas técnicas ou graduações próprias, que miram formar profissionais para o médio e longo prazo.
O movimento, que lá fora ganhou o nome de employer university (uma universidade mais conectada ao empregador, em tradução livre), é mais forte em setores com mais carência de profissionais, como tecnologia e saúde. O modelo atrai jovens, que enxergam nos cursos integrados às empresas, que têm certificação no Ministério da Educação (MEC), uma porta de entrada para o mercado.

O Estado de São Paulo