O processo de ensino e aprendizagem envolve a utilização de diferentes recursos e ferramentas. O eduentretenimento é um desses campos que possui possibilidades de estratégias de ensino e fruição para as e os estudantes.
Brasil EscolaVocê já ouviu falar em gamificação na educação? O termo é sugestivo e dá dicas do seu significado: refere-se ao uso de elementos de jogos na aprendizagem, trazendo o lúdico ou a competitividade como forma de estimular os alunos.
TerraDebate precisa ir além do mero 'sim ou não' e levar em conta contexto, equidade e sustentabilidade
As tecnologias digitais podem solucionar todos os problemas da educação brasileira ou, ao contrário, apenas prejudicam a dinâmica entre professores e estudantes, sendo um obstáculo à aprendizagem? É essa lógica polarizada que tem norteado boa parte das discussões sobre o uso de celulares, tablets e computadores em sala de aula: você deve ser contra ou a favor, sem espaço para debater as nuances de um assunto tão complexo.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva bloqueou a liberação de recursos públicos para a educação básica, alfabetização de crianças, transporte escolar e bolsas de estudo na mesma semana em que lançou um programa de ensino em tempo integral. A decisão atraiu críticas e cobranças ao ministro da Educação, Camilo Santana. A tesourada no Ministério da Educação soma R$ 332 milhões e mexeu em várias ações tocadas pela pasta.
O Estado de São PauloA falta de priorização e coordenação de políticas educacionais voltadas para a recomposição da aprendizagem perdida durante a pandemia está deixando o Brasil para trás, com potencial de comprometer oportunidades educacionais de toda uma geração impactada pela covid-19, segundo estudo da Universidade de Stanford.
ValorPriorizar as necessidades dos estudantes é dever de todos os envolvidos na gestão educacional, mas antes de adquirir tecnologia para a escola, é importante considerar outros quatro pontos fundamentais. Veja as orientações do novo relatório da Unesco.
Existem muitas regulamentações sobre o uso da tecnologia na sociedade, mas elas não são necessariamente relevantes na educação. O relatório pede que os tomadores de decisão retifiquem isso, certificando-se de que priorizamos as necessidades dos alunos depois de nos fazermos quatro perguntas principais: 1. É apropriado?; 2. É equitativo?; 3. É escalável?; 4. É sustentável?
(...) Em 2014, o MEC (Ministério da Educação) publicou o planejamento para a década seguinte, com as "20 Metas do Plano Nacional de Educação". Uma dessas metas, a de número 15, previa que, até o ano que vem, todos os professores da educação básica da rede pública estariam com o ensino superior adequado às suas áreas de conhecimento. A meta, no entanto, está longe de ser atingida.
UolO Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou a aplicação de cotas étnico-raciais nos cursos de pós-graduação de todos os institutos da universidade. O percentual mínimo de vagas para o modelo é 25%, mas a meta é que seja alcançado até 37,2% - que é a fatia de moradores autodeclarados pretos e pardos do estado de São Paulo.
g1A subcomissão temporária criada no Senado para debater e avaliar o ensino médio no Brasil vai centrar seus esforços a partir de agora na elaboração do relatório final. O documento deve trazer sugestões legislativas para aprimorar o Novo Ensino Médio, que começou a ser implantado no país no ano passado. Nesta quinta-feira (3), o colegiado temporário criado no âmbito da Comissão de Educação (CE) fez sua última audiência pública, que reforçou pontos debatidos nas reuniões anteriores.
SenadoEntrou em vigor nesta quinta-feira (3) a lei que obriga estados, Distrito Federal e municípios a criar conselhos escolares e fóruns dos conselhos escolares. A Lei 14.644/23 foi sancionada sem vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
O conselho escolar, órgão deliberativo, será composto pelo diretor da escola e por representantes das comunidades escolar e local, eleitos entre professores, orientadores educacionais, membros da sociedade e outros.
A deputada federal Clarissa Tércio ( PP), contrária ao incentivo e à retomada da educação sexual e reprodutiva nas escolas, apresentou o Projeto de Decreto Legislativo 204/2023, que tem como objetivo excluir o item do Decreto nº 6.286, de 2007, que instituiu o Programa Saúde nas Escolas (PSE).
Folha de PernambucoO Ministério Público de São Paulo instaurou nesta quarta-feira (2) um inquérito civil para investigar a decisão do governo paulista de não aderir ao material didático e pedagógico do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), do Ministério da Educação, para alunos da rede estadual do 6º ano em diante, a partir de 2024.
(...) Dentre os itens levados em consideração pela promotora Fernanda Peixoto Cassiano está a falta de debate prévio sobre o assunto nas comunidades escolares e a falta de participação do Conselho Estadual de Educação na tomada da decisão, alegadas por educadores e entidades do setor.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que cria um serviço de monitoramento de ocorrências de violência escolar. O Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave) será implementado em articulação com os estados, os municípios e o Distrito Federal.
Correio Braziliense