Notícias de Educação - 07/ago/2023

Postagens antigas AQUI

Pesquisar neste site:


Dentro da Escola

Mais horas na escola não é educação integral, avaliam especialistas

(...) Para o Ministério da Educação (MEC), a educação em tempo integral é a ampliação do tempo de permanência nas escolas para um período igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais. A modalidade tem como finalidade a perspectiva do desenvolvimento e formação integral de bebês, crianças e adolescentes a partir de um currículo intencional e integrado, que amplia e articula diferentes experiências educativas, sociais, culturais e esportivas em espaços dentro e fora da escola com a participação da comunidade escolar.

Correio do Povo

A escola britânica centenária em que alunos decidem regras e o que querem estudar

(...) Fundada em 1921 pelo educador escocês Alexander Sutherland Neill (1883-1973), Summerhill baseia-se na premissa "freedom but not licence" ("liberdade, mas não licença", em inglês). E, cem anos depois, muitos ainda consideram que esta filosofia é um experimento radical.
Segundo ela, as crianças devem ter liberdade para fazer o que desejarem, desde que não interfira na liberdade dos demais. Isso inclui a liberdade de aprender o que quiserem, quando e como quiserem.

BBC

STEAM: Como levar a tecnologia de forma integrada para suas aulas

A preocupação de gestores escolares e professores em recompor as aprendizagens que ainda não foram totalmente desenvolvidas desde a pandemia persiste. Além de retomar diferentes aspectos das disciplinas, a dificuldade pode residir em como integrar tais conhecimentos.
Um estudo recente do Lemann Center na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, revelou que a recomposição de aprendizagem nas escolas brasileiras foi prejudicada pela falta de clareza das secretarias de educação sobre as ações que deveriam ter sido implementadas. Nesse contexto, os sistemas educacionais sentiram a ausência de uma orientação nacional.

Porvir

Conheça as vantagens dos estudos em grupo

O estudo é uma parte essencial da jornada educacional que requer foco, atenção, organização e dedicação. Mas isso não significa que precise ser uma atividade solitária. Embora aprender individualmente tenha suas vantagens, os estudos em grupo oferecem uma abordagem colaborativa que traz benefícios significativos para o processo de aprendizado.

Folha Vitória

Projetos

Educação inclusiva e consciência ambiental juntas em projeto de sustentabilidade

Em Itaituba (PA), turma de Atendimento Educacional Especializado estuda o meio ambiente, distribui sementes e mudas e amplia a conscientização da escola (e de toda a comunidade) sobre a preservação da natureza
Promover a igualdade de oportunidades, a formação integral e o protagonismo juvenil é uma das minhas metas como professora da educação especial. Em busca da inclusão, sempre busco valorizar a cultura e aprimorar a relação entre teoria e prática por meio de metodologias ativas. Um dos projetos mais recentes que desenvolvi na Escola Maria da Graças Escócio Cerqueira, no município de Itaituba (PA), envolveu o debate sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 13 e 15, voltados à conscientização ambiental, e a participação ativa dos alunos na preservação do meio ambiente.

Porvir

Tecnologia

Adoção exclusiva de livros digitais pela gestão Tarcísio gera forte reação de educadores

É unânime a posição de especialistas ouvidos pela reportagem de que a opção do governo de São Paulo, sob gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), de adotar apenas material didático digital para alunos do ensino fundamental 2 vai na contramão de tendências internacionais e de diversos estudos que apontam menor retenção de aprendizado.

R7

Após pressão, governo de SP recua e vai imprimir e encadernar livro digital para alunos

Folha de São Paulo

Suécia volta atrás e avalia que usar só material digital formaria analfabetos funcionais

R7

Por que especialistas em educação condenam adoção de material didático 100% digital

g1

Sem tablets e internet, professores criticam material 100% digital em SP

Uol

Material didático do governo de SP é raso e pouco confiável, dizem autores de livros didáticos

Folha de São Paulo

MEC vai cobrar governo Tarcísio sobre livros comprados e prevê confusão na rede de SP

Folha de São Paulo

Escola do RS tem solução simples para o celular em sala de aula

Para lidar com o crescente problema da distração causada por celulares em sala de aula, a Escola Apolinário Porto Alegre, localizada em Santiago, encontrou uma solução inovadora. Os alunos são solicitados a depositar seus telefones em uma caixa logo no início da aula, mantendo-os indisponíveis durante todo o período.

Terra

Gestão

Governo não sabe se 1/4 das crianças e adolescentes beneficiários do Bolsa Família frequentam a escola

O governo federal não tem dados sobre a frequência escolar de um quarto das crianças e adolescentes beneficiários do Bolsa Família para saber se estão realmente estudando - uma das condições para a família ter direito aos pagamentos do programa.
Dos quase 19,2 milhões de pessoas que deveriam ser acompanhadas, não havia informações sobre 5,2 milhões em maio deste ano, o que representa 27,47% desse público.

g1

Profissionais da Educação

Videoaulas valem mais que doutorado e experiência em concurso para professor de SP

Especialistas consideram que método faz professores se expressarem como youtubers; secretaria diz que vídeo avalia na prática a docência dos candidatos
Nova exigência no concurso para professores do estado de São Paulo, as videoaulas valem duas vezes mais do que ter uma pós-graduação e apresentar experiência em sala de aula. Com essa avaliação, candidatos com prática em produção de conteúdo online podem sair à frente de professores que já atuam em classe ou que tenham mais tempo de estudo.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Proposta do MEC para reformular ensino médio prevê só dois itinerários

Parte comum deve ser ampliada de 60% para 80% das aulas; mudança estará em projeto de lei ainda em finalização
O governo Lula (PT) pretende reduzir pela metade a carga horária do ensino médio destinada à parte diversificada do currículo e passar de quatro para duas as opções de áreas de aprofundamento a serem escolhidas pelos alunos, os chamados itinerários.
O MEC (Ministério da Educação) trabalha na finalização de um projeto de lei a ser enviado ao Congresso para alterar mudanças feitas com o novo ensino médio.

Folha de São Paulo

SC - Universidade Gratuita: decreto detalha critérios de seleção, contrapartidas e exame toxicológico

O governo de Santa Catarina publicou no Diário Oficial o decreto 219/2023, que regulamenta o Programa Universidade Gratuita. O objetivo da iniciativa é que o Estado pague as mensalidades dos alunos em cursos de graduação em determinadas instituições de ensino.
Com o decreto, o governo detalhou as regras nas quais o programa vai funcionar. Nos próximos dias, a Secretaria de Estado da Educação vai publicar o edital para cadastrar as universidades que vão participar da iniciativa.

g1

Jurídicas

STF dá 10 dias para que Lula, Pacheco e Lira prestem informações sobre cotas no ensino superior

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, concedeu um prazo de 10 dias para que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prestem informações sobre pedido de manutenção das cotas no ensino superior para pessoas pretas, pardas, indígenas, com deficiência ou estudantes da rede pública. A decisão foi tomada após o Partido Verde (PV) mover uma ação judicial.

Sagres

Secretário de Educação de SP é investigado por conflito de interesses em contrato de notebooks

Renato Feder, que trocou livros didáticos por slides, é um dos proprietários da Multilaser, que mantém contratos de R$ 200 milhões com a secretaria da Educação para venda de 97 mil notebooks para a rede pública estadual.

Terra

Em meio a polêmica dos livros didáticos, Tarcísio diz que não irá demitir Feder

Carta Capital

Técnico e Profissionalizante

O investimento bilionário das indústrias no Sesi para educação em Minas

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais vai investir 1,2 bilhões na ampliação da Rede Sesi, que deve passar de 35 para 60 unidades. O investimento é o maior já repassado para a educação do Sistema S e beneficiará 39 municípios mineiros e alcançar cerca de 100.000 novos alunos.

Veja

Polêmicas

Educação antirracista leva pauta radical para a sala de aula

(...) O ponto de partida da abordagem “antirracista” é a crença na existência do “racismo estrutural” (ou “institucional”). Em vez da abordagem convencional, que busca promover a igualdade e combater o preconceito, a agenda “antirracista” pretende demonstrar que a sociedade brasileira é racista por essência. Mesmo que já não houvesse indivíduos racistas, seria preciso combater a “estrutura” que discrimina negros e índios.
Além de trazer para a sala de aula termos importados diretamente da esquerda acadêmica, a promoção desse tipo de conteúdo tem um efeito colateral preocupante: em um país com péssimo desempenho nas disciplinas fundamentais, como português e matemática, a politização da sala de aula pode prejudicar o aprendizado de disciplinas básicas em favor de um conteúdo fortemente ideológico.

Gazeta do Povo