(...) Comandada pelo empresário da área de tecnologia Renato Feder, a pasta da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirma que o aplicativo Minha Escola SP foi instalado indevidamente no celular de quem já havia logado no sistema. Não foi informado o número de aparelhos atingidos.
Folha de São PauloOs alunos da rede estadual de São Paulo do 6º ao 9º ano vão receber impresso o material didático elaborado pelo governo paulista e terão também acesso aos livros digitais. A informação vem depois de o governo paulista informar, no último dia 1º, que não aderiu ao material didático e pedagógico do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) do Ministério da Educação (MEC) e que não usaria livros físicos em sala de aula, ou seja, os alunos teriam apenas material digital nos anos finais do ensino fundamental. O material do MEC é fornecido sem custo aos estados.
EBCEm uma década, o número de estudantes negros nas universidades brasileiras deu um salto de 400%, destaca o jornal
O jornal francês Le Monde Diplomatique desta quarta-feira 9 traz uma reportagem sobre os resultados de um sistema aplicado a partir de 2012 nas universidades federais brasileiras. “No Brasil, as cotas raciais fizeram ascender uma geração de negros graduados” é o título do texto assinado pelo correspondente do diário no Rio de Janeiro, Bruno Meyerfeld.
(...) Os deputados federais aprovaram o substitutivo da relatora, deputada Dandara (PT-MG). O projeto original é de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS). Entre as mudanças aprovadas está a redução da renda familiar per capita para ingresso de aluno da rede pública nas cotas, passando de 1,5 salário mínimo para um salário mínimo por pessoa.
EBCProjeto que vai para o Senado também insere “direitos da cidadania’ na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), um projeto de lei que inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) os temas “Educação Política” e “Direitos da Cidadania” como componentes curriculares dos ensinos fundamental e médio. A proposta segue para análise do Senado.
O Ministério da Educação (MEC) entregou nesta terça-feira, 8, às comissões de Educação da Câmara dos Deputados e do Senado, o sumário da consulta pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. O documento inclui uma série de mudanças, entre elas a sugestão da inclusão na Formação Geral Básica (FGB) do curso de Educação Digital e, no quesito infraestrutura, a permissão do uso do celular como ferramenta pedagógica. Agora, os congressistas têm até 21 de agosto para apresentar suas sugestões ao documento.
TerraA Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) o Projeto de Lei 3383/21, do Senado, que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. O objetivo é integrar ações de educação, assistência social e saúde, com ênfase na saúde mental. Devido às mudanças feitas, a proposta retorna ao Senado para nova votação.
CâmaraEm pesquisa realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a organização Itaú Social, sobre os últimos anos do ensino fundamental na rede pública brasileira, a saúde mental dos estudantes e dos professores é vista como o maior desfio por 75% das redes de ensino. Aliada à falta de envolvimento da família, apontada por 74,1% das respostas, a questão torna-se um grande entrave para a educação nos próximos anos.
Correio Braziliense“Assim você vai cair!”; “Não corra!”, “Devagar!”. Quando você diz essas frases para o seu filho, tem a intenção de protegê-lo, certo? O problema, segundo especialistas, é que esse cuidado excessivo está acabando com as brincadeiras “de aventura”, que envolvem algum tipo de risco ou imprevisibilidade — como subir em árvores, apostar corrida ou fazer “lutinha”.
Resultado: as crianças crescem menos confiantes, não desenvolvem a capacidade de detectar os reais perigos do dia a dia e tornam-se adultos mais ansiosos e sedentários.
Competir com videogames, redes sociais, filmes, séries e desenhos animados; Ser mais atraente que as dancinhas, as trends e as figurinhas; Capturar a atenção sem tecnologia ou recursos audiovisuais; Essa é a batalha enfrentada diariamente por pais e responsáveis ao redor de todo o mundo, quando o assunto é entreter e desenvolver os cérebros de crianças e adolescentes. Uma missão difícil e que, quase sempre, é vencida pelas telas.
TerraEm audiência conjunta nesta quarta-feira (9), as Comissões de Educação (CE) e de Assuntos Sociais (CAS) debateram a implantação da lei que determina a presença de profissionais de psicologia e de serviço social nas escolas públicas de educação básica (Lei 13.935, de 2019). Segundo afirmaram profissionais dos setores na audiência, a principal barreira tem sido o financiamento para a contratação e manutenção desses profissionais.
Senado