(...) Também conhecida como U-learning, essa abordagem é resultado de um processo em que o acesso aos conhecimentos é realizado por meio de tecnologias. Utilizada principalmente na educação a distância (EaD), ela promove o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de um cenário autônomo e de autoaprendizagem, no qual os estudantes permaneçam envolvidos e engajados em todo o processo. Ou seja, não depende necessariamente de um profissional para mediar a aprendizagem.
Desafios da EducaçãoNo Uruguai, um programa educacional que hoje é elogiado internacionalmente começou com um erro. Em 2007 teve início o Plano Ceibal (sigla em espanhol para Conectividade Educativa de Informática Básica para Aprendizagem Online), uma política pública abrangente e pautada no diálogo entre diferentes esferas do governo e da sociedade responsável por universalizar acesso a dispositivos, plataformas de conteúdo e de gerenciamento de aprendizagem.
(...) Os dados tornam quase que impossível não olhar para trás e reconhecer os feitos do programa. Só que a ordem de implementação trouxe dificuldades iniciais: os dispositivos foram entregues antes da formação dos professores, o que não impactou as práticas nem a aprendizagem. Quinze anos depois a iniciativa uruguaia continua a servir de alerta para atuais experiências em curso no Brasil: tanto para o caso de troca de livros didáticos impressos por digitais na rede estadual de São Paulo, quanto para futuros planos de tecnologia municipais e estaduais que devem surgir como consequência de investimentos anunciados pelo governo federal na última semana.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) se posicionou contra a proposta do Governo do estado que propõe um bônus de R$ 3 mil para os funcionários de colégios da rede estadual que atingirem metas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
g1Oito em cada dez processos envolvendo transferências voluntárias de recursos para a educação resultaram em condenação dos agentes públicos pelo TCU (Tribunal de Contas da União). É o que mostra uma pesquisa da Escola de Direito da FGV-SP e da Sociedade Brasileira de Direito Público após analisar 95 acórdãos do TCU entre 2016 e 2021.
As transferências voluntárias de recursos federais consistem em repasses da União aos estados e municípios —em alguns casos, entidades sem fins lucrativos também recebem verba.
Os estabelecimentos anglo-saxões dominam o ranking mundial das melhores instituições de ensino superior, elaborado desde 2003 pela empresa independente Shanghai Ranking Consultancy. Como no ano passado, nos dez primeiros lugares estão oito universidades americanas - Harvard, Stanford, MIT, Berkeley, Princeton, Columbia, CalTech, Chicago - e duas britânicas - Cambridge e Oxford. A partir do número 100 no ranking, a lista não define uma posição específica, delimitando apenas o bloco em que determinado estabelecimento de ensino foi colocado.
UolPesquisa “Percepções do Racismo no Brasil” aponta que um terço dos brasileiros com mais de 16 anos sofreram algum tipo de violência na escola. Encomendado ao Ipec, o mapeamento foi fruto de uma parceria do Projeto Seta (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista) e do Instituto de Referência Negra Peregum.
O Globo(...) Ricardo Cavallini escreveu o livro "Para os seus próximos mil anos: um manual para as profissões que ainda não existem" que levanta reflexões e insights sobre essa questão.
A obra é destinada a pais e filhos e propõe uma reflexão sobre a vida profissional do futuro. O autor aborda o quanto as transformações tecnológicas podem afetar o mercado de trabalho que tende a mudar constantemente.
Parlamentares e convidados realizaram nesta terça-feira (15), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a solenidade de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança nas Escolas. O presidente é o deputado Geraldo Mendes (União-PR), e o vice, o deputado Delegado Palumbo (MDB-SP).
CâmaraO MEC (Ministério da Educação) teve de cumprir, entre março e início de agosto, uma decisão judicial por dia em meio à corrida de empresas privadas de ensino por liminares que buscam a abertura de cursos de medicina.
A pasta registra 335 pedidos em tramitação por força de liminares obtidas por empresas. Esses processos representam uma demanda por 57.743 novas vagas. Se efetivado, o número mais que dobraria o tamanho da rede de ensino particular na área.