O Ministério da Saúde anunciou no dia 25 de julho a retomada do ensino da educação sexual e reprodutiva e da prevenção de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) no âmbito do programa Saúde na Escola.
Peças desinformativas começaram a circular, como um vídeo de uma demonstração sobre uso de preservativo em uma universidade compartilhado como se mostrasse estudantes menores de idade, o que é mentira.
No momento em que o mundo se volta para as discussões sobre desenvolvimento sustentável do território amazônico na recém realizada Cúpula da Amazônia, o Instituto iungo, Instituto Reúna e Uma Concertação pela Amazônia lançam o programa Itinerários Amazônicos.
(...) O programa Itinerários Amazônicos visa garantir a Amazônia nos currículos do ensino médio, em toda sua complexidade, e promover conhecimento e consciência sobre essa região tão fundamental para o Brasil e o planeta.
Como os gestores podem cuidar da saúde mental dos seus colaboradores? Psicólogos destacam que o papel dos líderes não está no diagnóstico dos transtornos, mas em criar ambientes abertos ao diálogo e que respeitem as singularidades dos profissionais.
TerraA Câmara dos Deputados aprovou nesta 4ª feira (16.ago.2023) o projeto que estabelece regras de transparência pública para sistemas de ensino das áreas municipais, estaduais e federais. A proposta estabelece que as instituições escolares públicas devem divulgar à sociedade informações sobre a gestão educacional por “meio eletrônico”.
Poder 360A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16) projeto de lei que traz objetivos, princípios e diretrizes da Política Nacional de Promoção da Cultura da Paz nas Escolas, a ser implementada em regime de colaboração entre os governos federal, estaduais e municipais. A proposta será enviada ao Senado.
Câmara(...) A Pedagogia da Alternância é um método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre o ambiente de vida e trabalho e o escolar. A Resolução era demanda histórica dos grupos que lutam pela melhoria da educação do campo.
O ministro homologou o Parecer do Conselho Nacional de Educação CNE/CP nº 22/2020, emitido após demanda apresentada pela União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas (Unefab), que representa os Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA). A reivindicação era a constituição de norma relativa aos CEFFA e às políticas públicas da educação do campo.
A 4ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou liminarmente nesta quarta-feira (16) a anulação do ato administrativo do secretário de Educação, Renato Feder, que retirou o Estado do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) . A decisão é assinada pelo juiz Antonio Augusto Galvão de França, que atendeu a uma ação popular da deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP), do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) e do vereador Celso Giannazi (PSOL). O pedido havia sido referendado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP).
R7(...) Apesar de os livros existirem, o hábito da leitura ainda não foi garantido. Isso acontece porque ler é um prazer solitário que se aprende por exemplo, por observação e por prática. Mas a criança, muitas vezes, não vê o pai lendo, não vê a mãe lendo e não vê a professora e o professor lendo. Quer dizer, ela terá que fazer algo que ninguém faz. Como se convencer de que isso é bom se ninguém faz?
TerraUm concurso para professor organizado pelo governo de São Paulo chamou atenção pelo nível baixo e o conteúdo ideológico da prova de história — mesmo tendo sido feito sob a gestão de Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), eleito em 2022 com forte apoio entre grupos conservadores.
Gazeta do Povo